Administração de Empresas - Administração de Recursos Humanos

EMPREENDEDORISMO EDUCACIONAL COMO VANTAGEM COMPETITIVA

Diante no cenário educacional atual, caracterizado por diversas lacunas em diferentes segmentos, buscar formas de complementar e com isso melhorar as formas de ensino e a qualidade dos profissionais gerados por este sistema tornaram-se grandes necessidades na atualidade. Diante destas necessidades o presente trabalho buscou demonstrar como o empreendedorismo com enfoque na educação após a formação acadêmica também chamada de capacitação, permitirá ao profissional e á organização na qual ele está inserido aumentar seus níveis de competitividade no segmento em que atua, seja ele econômico, político, educacional ou outros. Como forma de apresentação, o trabalho levantou dados em três segmentos que foram interligados em uma seção posterior, estes segmentos foram a contextualização das vantagens competitivas, a capacitação e o empreendedorismo gerando a seção empreendedorismo educacional. Finalizado o levantamento de dados foram levantadas suposições sobre os mesmos que demonstram com grande sustentabilidade que o investimento em capacitação pode potencialmente promover vantagens competitivas ao indivíduo e sua organização, uma vez que na atualidade o conhecimento se tornou fonte de competitividade, a realidade atual indica que nunca em outra época houve tanta disponibilidade de informação, entretanto fica evidente que para muitos profissionais está informação jamais atingirá o status de conhecimento, desta forma aqueles que conseguirem transformar as informações em conhecimento, apresentaram resultados promissores diante dos demais e de forma ampla toda a sociedade envolvida com estes indivíduos receberá benefícios, sejam eles econômicos, sociais ou ambientais, diante disso torna-se evidente o potencial que o investimento em conhecimento têm e terá como vantagem competitiva.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000115
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171103.006195

A ÉTICA NA RELAÇÃO COM SUPERIORES HIERÁRQUICOS

Uma revisão da literatura indicou que, dos estudos feitos sobre ética, poucos ou nenhum deles focou nas implicações que a ética pode ter na relação entre colaboradores e os seus superiores hierárquicos nas organizações. Com base na teoria de troca entre líder e liderado (Leader-member exchange, em Inglês), no presente artigo objetivou-se compreender sobre tais implicações e garantir uma conduta ética em todas as circunstâncias da relação líder-liderado nas organizações. Considerações finais foram feitas para sugerir ações que possam ser levadas a cabo nas escolas, universidades e organizações no sentido de minimizar as possíveis implicações indesejadas da ética na relação entre colaboradores e os seus superiores hierárquicos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000106
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170418.005838
Autor(es): 

CULTURA E CLIMA NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

RESUMO

Esta pesquisa qualifica-se como bibliográfica, as observações definiram como escopo, analisar a influência da cultura na formação do clima organizacional; a escolha justifica-se pela curiosidade de estudar os custos como fator influenciador no processo decisório. Deseja-se analisar com este trabalho a relação entre Cultura e clima. Com o resultado obtido, pretende-se levantar informações relevantes quanto à formação de todo processo da formação da cultura e clima organizacional no contexto empresarial. A relevância deste estudo sistematiza-se em duas vertentes: estabelecer uma fonte de informações relevantes voltadas para o beneficiamento de toda a sociedade, com particularidade, a acadêmica, com assuntos pertinentes à administração de recursos humanos. Procedeu ainda um levantamento bibliográfico sobre a questão em estudo; nesse aspecto, as averiguações desenvolveram-se em uma perspectiva descritiva. Obteve como resultado de pesquisa a relação da influencia da cultura na formação do clima organizacional onde foram evidenciados os tipos de culturas e qual sua importância. Em presença deste contexto, sugere como imprescindível tanto para a organização como para o gerente que trabalhem extremamente em cima de buscar conhecer a importância do capital intelectual como instrumento auxiliar para a administração na tomada de decisão para melhor desenvolvimento do negócio, podendo aproveitar-se dos conhecimentos teóricos e práticos das análises de custos no aperfeiçoamento contínuo da cúpula gestora frente às novas perspectivas empresariais.

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000103
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170119.005757

O TREINAMENTO COMO RECURSO ESTRATEGICO NO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIOANAL: PERSPETIVA DOS FORMADORES DA PETREK

Neste estudo procura-se compreender as perspetivas dos formadores sobre o treinamento como recurso estratégico no desenvolvimento organizacional. O estudo foca nos formadores da Petrek, uma empresa do ramo de exploração de petróleo sedeada em Luanda. Utilizando o método de estudo de caso, neste trabalho utiliza-se entrevistas com cinco formadores e indaga-se sobre a percepção do que é o treinamento, com vista a compreender e sugerir como um formador pode contribuir no treinamento, que por sua vez possa elevar o desenvolvimento da organização. Resultados mostram que os formadores da Petrek estão ocorrentes do papel do treinamento e que há necessidades de se formar constantemente. É necessário, porém, que os formadores proporcionem um auxílio mais completo de modo a desenvolver as habilidades técnicas e emocionais e de maneira que consequentemente o treinamento contribua para o desenvolvimento organizacional.

Tipo de Trabalho: 
Monografia
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000098
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161230.005505
Autor(es): 

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL, UMA FERRAMENTA NAS EMPRESAS ATUAIS.

O presente artigo apresenta os conhecimentos teóricos acerca da importância da aplicação do treinamento e desenvolvimento nas organizações e tem por objetivo analisar a importância da aplicação do treinamento e desenvolvimento nas organizações, tomando como objetivos específicos: Destacar os principais conceitos sobre treinamento e desenvolvimento; Descrever as principais vantagens de sua aplicação; Levantar informações sobre as principais etapas do processo de treinamento; Destacar a importância da educação e dos estudos dentro dos processos de treinamento e desenvolvimento. A metodologia aplicada trata-se de estudo exploratório, com a utilização de pesquisa bibliográfica. Compreende-seque através da pesquisa o processo de treinamento e desenvolvimento é importante para o crescimento profissional de um indivíduo perante a organização, e sua capacitação para realização de suas atividades.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000042
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2013
Nº Certificado: 
20131014.001261
Subscrever Administração de Empresas - Administração de Recursos Humanos