Administração de Empresas - Administração de Setores Específicos

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO ALMOXARIFADO

Realizado por meio de revisão de literatura, este artigo discorre sobre a gestão do almoxarifado. Para tanto, seu conteúdo analisa, inicialmente, o papel dos estoques para, em seguida, focalizar a administração do almoxarifado. Verificou-se que o almoxarifado configura-se um espaço adequado para armazenagem e proteção dos materiais da empresa, mas que por muito tempo foi o local onde se guardavam materiais de propriedade das empresas sem nenhum critério. Porém, atualmente, constitui-se um local muito valorizado porque as empresas entenderam que é onde ficam guardados os materiais que respondem por considerável parte do patrimônio da empresa e, por esse motivo, deve ser muito bem planejado e administrado para que os seus custos sejam os menores possíveis.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000110
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170810.006043

POLÍTICAS E AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O DILEMA DANO AMBIENTAL E COMPETITIVIDADE NA SUINOCULTURA

O presente artigo problematiza questões sobre a evolução da sociedade e a forma com que os recursos naturais estão sendo utilizados, tornando-se motivo de preocupação em diversos níveis e ambientes organizacionais. Entretanto, para o modelo econômico vigente, um dos grandes desafios é a manutenção da competitividade e ao mesmo tempo, a conscientização acerca da importância de gerir os recursos de forma sustentável. Diante deste cenário, os problemas ambientais refletem preocupações, em especial no setor do agronegócio da suinocultura, que possui resíduos poluente. Busca-se assim, por meio das políticas e ações a promoção de padrões sustentáveis de consumo e produção, no intuito de manter um equilíbrio ecológico e econômico. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000106
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170418.005876
Autor(es): 

POLÍTICAS AMBIENTAIS E COMERCIALIZAÇÃO DE MADEIRAS DE LEI: ESTUDO DE CASO INTERESTADUAL ENTRE RONDÔNIA E SANTA CATARINA

O objetivo geral desse estudo foi apresentar e analisar as condições de comércio de madeira de lei entre empresas de Rondônia e Santa Catarina. Para tal foram realizadas pesquisas bibliográficas, documental e de campo, com entrevistas junto aos gestores de empresas de extração, transporte e comercialização de madeira. Os dados tiveram origem primária, representados pelas informações coletadas junto aos gestores; e secundárias representadas pelas fontes de dados do IBAMA e do Ministério do Meio Ambiente. A partir desses dados foi possível verificar as etapas do processo de extração de madeira de lei, analisando os documentos legais envolvidos. Destacam-se como principais elementos: o plano de manejo florestal, a certificação e a atuação dos órgãos governamentais no processo estudado. Observou-se o aumento nos sistemas de monitoramentos e fiscalização na região norte do Brasil. Com isso, as empresas tiveram que se adequar e obtiveram custos com sistemas de tecnologia e informação. Também foi descrito o transporte de madeira de lei, onde se percebeu aumento da fiscalização nas rodovias. Apesar dos desafios encontrados, nota-se ainda crescente demanda, pois mesmo havendo produtos semelhantes, os mesmos não contêm durabilidade e resistência equivalentes.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000090
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161025.005509

LOGÍSTICA E ESTOQUE DE MATERIAL: FUNCIONAMENTO E BENEFÍCIOS

Elaborado por meio de ampla revisão de literatura, este artigo tem como objetivo discorrer sobre logística e estoque de material, fixando-se em seu processo de funcionamento e seus benefícios para a empresa. Para tanto, considerando que a logística trata-se do serviço onde recursos são orientados para a consecução de determinada organização do fluxo de produtos entre clientes e fornecedores, o conteúdo deste trabalho aborda pontos relevantes, como: considerações sobre a logística; dimensionamento e controle de estoques; gestão da cadeia de suprimentos e logística. A logística no estoque de materiais atua eficientemente na gestão das fontes de abastecimento de forma estratégica para reduzir custos de estoques e melhorar o nível de atendimento dos clientes no geral. Chegou-se à conclusão de que a administração de materiais é uma das condições essenciais para o equilíbrio econômico e financeiro de uma empresa. Portanto, tratar de forma adequada o abastecimento, o planejamento e o reaproveitamento de materiais contribui efetivamente para a melhoria do resultado de qualquer organização
Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000087
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20160803.005373
Subscrever Administração de Empresas - Administração de Setores Específicos