Administração de Empresas - Negócios Internacionais

A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DO POLO INDUSTRIAL DE JAGUARUNA – SANTA CATARINA

O processo de internacionalização empresarial ocorre quando uma empresa que antes atuava apenas no mercado doméstico, passa a enviar ou receber produtos de empresas estrangeiras, firmando, assim, acordos comerciais internacionais. Para que este processo tenha êxito e a empresa que o adota, tenha sustentabilidade em sua inserção no mercado externo, é necessário observar as estratégias de inserção internacional e verificar qual melhor se enquadra com o seu perfil. Neste cenário, o estudo tem como objetivo analisar as perspectivas para a internacionalização das empresas do polo industrial de Jaguaruna – SC. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e um estudo multicaso, realizado por meio de uma pesquisa de campo. A área de abrangência do estudo se limitou ao polo industrial de Jaguaruna, onde se encontram 10 empresas de diversos seguimentos. O trabalho caracterizou-se por coleta dos dados primários e técnica de coleta qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com cada elemento da pesquisa, auxiliada por um roteiro semiestruturado. A análise dos dados foi essencialmente qualitativa. Verificou-se que as empresas do polo e o próprio polo industrial necessitam primeiramente de melhorias para, posteriormente, realizar um projeto de internacionalização. Entre os pontos fortes que são apontados a partir da pesquisa, pode-se destacar a localização e a diversidade industrial, e como pontos fracos, a estrutura do polo e falta de auxílio de uma política do poder municipal.

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000111
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170823.006026
Autor(es): 

ANALISE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NO SETOR DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE MANUTENÇÃO DE UMA EMPRESA MINERADORA

O presente estudo procurou analisar a cadeia de suprimentos do setor de planejamento, controle e manutenção de usinas de uma empresa mineradora, considerando as atividades envolvidas no Processo de Aquisição e o relacionamento cliente-fornecedor. Tratou-se se de um Estudo de Caso através de uma pesquisa descritiva de caráter exploratório, apoiada em uma abordagem qualitativa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado junto aos colaboradores do setor de planejamento e controle de manutenção de usinas. Desta forma, abordou os conceitos de Cadeia de Suprimentos, visando mostrar a influência de sistemas de informação na cadeia, a importância de indicadores de desempenho para auxiliar na comparação e análise de estratégias planejadas e efetivadas, a evolução do processo de compras e aprovisionamento de materiais. Apresentou o conceito lean, o qual busca proporcionar ao processo de aquisição o mínimo dispêndio de tempo e esforço para conseguir maior competitividade e lucratividade, reduzindo custos logísticos. Os resultados da pesquisa levaram à descrição do processo de suprimento da empresa analisada, o qual possui pontos com oportunidade de melhoria. Desta forma, tornou-se evidente a necessidade de mudanças, a fim de tornar o processo de suprimento integrado e estrategicamente eficiente e eficaz.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000108
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170620.005966

OBSTÁCULOS NA COMERCIALIZAÇÃO E NACIONALIZAÇÃO DE MERCADORIAS IMPORTADAS: UM ESTUDO NAS EMPRESAS IMPORTADORAS DO MUNICÍPIO DE IÇARA – SC

O estudo teve como objetivo identificar os desafios existentes no processo de importação das empresas importadoras do município de Içara/SC. Metodologicamente, o trabalho se caracteriza como uma pesquisa descritiva, quanto aos fins, e bibliográfica e de campo, quanto aos meios de investigação. A população alvo foi delimitada por nove empresas importadoras de Içara – SC. Os dados de origem primária foram coletados por meio de um questionário aplicado via Google Docs e enviado diretamente para os profissionais do setor de compras internacionais. A análise dos dados foi essencialmente qualitativa. Verificou-se que uma pequena parcela das empresas estudadas realiza importação. São principalmente do setor químico, em sua maioria e de grande porte com capital essencialmente nacional, possuem experiência nas negociações com o mercado internacional e com compras efetuadas de forma indireta. Os mercados europeu e asiático são os grandes fornecedores e a internacionalização é realizada via unidades nos mercados europeu, asiático e africano, ação esta também presente nos setores cerâmico e químico. Sem pontos relevantes nas barreiras internas, a política cambial, burocracia alfandegária, custos portuários, imposto de importação, tributação nacional e falta de agilidade na liberação aduaneira, foram pontos apontados nas barreiras externas. Na visão das empresas, as políticas públicas devem ser focadas na desoneração tributária, desburocratização da atividade importadora e a redução dos custos de transportes e portos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000097
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161229.005487
Autor(es): 

UM ESTUDO SOBRE A RECICLAGEM DE PAPEL: UM PANORAMA DESTA ATIVIDADE NO BRASIL.

 

A reciclagem de resíduos sólidos é, na atualidade, um dos temas centrais, quando o assunto é preservação do meio ambiente. Uma vez que tal atividade é vista como uma alternativa bastante viável para a diminuição dos impactos ambientais que o homem tem causado na natureza ao logo do tempo. É nesta perspectiva que a presente pesquisa tem como objetivo discutir e analisar o panorama da produção de papel no Brasil e sua reciclagem. Para tanto utilizou-se como método de estudo uma pesquisa bibliográfica. De acordo com presente estudo, pode-se notar que apesar da reciclagem do papel apresentar índices superiores aos de outros produtos como vidro, metal e plástico o país ainda tem muito a avançar em termos de reciclagem e incentivo de atividades análogas.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000069
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20150515.004818
Subscrever Administração de Empresas - Negócios Internacionais