Administração Pública - Organizações Públicas

AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DA LOGÍSTICA COMO INSTRUMENTO NA GESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SUMÉ-PB

RESUMO

Este artigo constitui-se em um estudo de caso realizado na Prefeitura Municipal de Sumé, Estado da Paraíba. Tendo como objetivo principal a análise da utilização por parte da administração pública do município de Sumé quanto ao uso das ferramentas de logística, no tocante a aquisição e estoque de medicamentos da farmácia básica. Quanto aos objetivos específicos pretende-se avaliar a efetividade das compras de medicamentos na farmácia básica do município de Sumé, discutir as práticas administrativas no que tange a minimização dos desperdícios financeiros na farmácia básica do citado município, constatar se a oferta de medicamentos supri equitativamente a demanda, paralelamente, visualizando se há falta de medicamentos à população do município. Metodologicamente esta pesquisa é de natureza descritiva bem como exploratória. Como métodos serão utilizados aspectos quali-quantitativos e pesquisa bibliográfica. Para definição de amostragem considerou-se os funcionários da farmácia básica do município de Sumé, bem como, os gestores do serviço citado. Para proceder à coleta de dados, esta ocorreu por meio de entrevista e pesquisa documental. No tocante as entrevistas foram realizadas com os funcionários e gestores do serviço farmácia básica. Para análise documental considerou-se os dados contidos nos livros de registro e sistemas de informação do citado setor de saúde. Para proceder à análise dados foi utilizado o método estatístico descritivo. Como apreciação concreta, percebeu-se que não existe uma utilização de mecanismos logísticos adequado para se realizar a compra e oferta de medicamentos na seara pública outrora investigada, o que proporciona um descompasso entre a disponibilidade desse gênero de produtos averiguados e a demanda popular, caso que se torna muito grave por se tratar de medicamentos fundamentais a tratamentos contínuos, fato que pode determinar a evolução de sintomas prejudiciais e o adensamento da doença, o que pode ter como resultado a morte do indivíduo.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000081
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20160309.005162

O ESTABELECIMENTO DE UM ESCRITÓRIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Este estudo teve por objetivo analisar os métodos de estruturação do Escritório de Gerenciamento de Projetos – EGP, para elaboração da proposta de implantação no âmbito do Ministério Público de Minas Gerais – MPMG. Neste contexto, avaliou-se os efeitos positivos e negativos percebidos pelos gerentes de projetos e membros da Superintendência de Tecnologia da Informação. Apresenta-se que a implantação de EGP tem se demonstrado como um fator fundamental no processo de melhoria da gestão de projetos nas organizações públicas, pois esses projetos podem resultar em inovações organizacionais. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa baseada na análise das referências bibliográficas. Foi analisado também um estudo de caso que permitiu a conceituação dos termos e jargões envolvidos, além da contextualização de sua aplicação e tipos de estruturas organizacionais. Os resultados indicam o tipo de influência que o EGP deve exercer na organização objeto de estudo. As análises apontam os benefícios e dificuldades gerados no processo de implantação do EGP na Superintendência de tecnologia de Informação do MPMG.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000072
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20150902.004948

REABILITAÇÃO PROFISSIONAL: NOVA PERSPECTIVA PROFISSIONAL PARA SERVIDORES MUNICIPAIS COM RESTRIÇÕES DEFINITIVAS DE SAÚDE

O presente trabalho é escrito sob o contexto da área de saúde ocupacional, mais especificamente com enfoque na Reabilitação Profissional. Parte da premissa que um grande contingente de pessoas que são aposentadas tem potencial para manterem-se no mercado de trabalho após a reabilitação e, neste sentido, busca identificar o nível de satisfação dos servidores públicos municipais em seus cargos, antes e depois de terem passado pelo processo de Reabilitação Profissional. É desenvolvido como uma pesquisa bibliográfica, com observação indireta dos dados em fontes secundárias de pesquisa (artigos, livros, periódicos). O tratamento dos dados se dá segundo agrupamento em ideias principais e palavras chaves, sustentando análise qualitativa por observatória, interpretação e critérios subjetivos. A inspiração baseia-se no método dedutivo, não buscando esgotar o assunto, prezando pelo objetivo exploratório e caráter básico. Como resultado principal da pesquisa, chega-se a uma enumeração, simples e prática, quanto a satisfação do servidor municipal, com suas atividades laborais, antes e depois do processo de reabilitação. Espera-se que os resultados deste trabalho se traduzam em benefícios a educação, a ciência, ao estado atual do conhecimento e a gestão de pessoas dos poderes municipais, decorrentes da relevância dos dados apresentados. Poderão, ainda, ocorrer impactos positivos na vida dos servidores que terão sua capacidade laborativa residual aproveitada e, também, aos cofres públicos pela redução do número de aposentadorias, precocemente, consideradas por invalidez.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000067
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20150327.004800
Subscrever Administração Pública - Organizações Públicas