Auditoria

AUDITORIA OPERACIONAL DOS PROCESSOS DE FATURAMENTO E DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PELA RÁDIO OESTE, AO SETOR PÚBLICO FEDERAL.

No desenvolvimento deste artigo serão apresentados o conceito e definições de Auditoria, bem como os tipos de auditoria, com o enfoque sobre a auditoria operacional. Dentre os objetivos, a intenção é aprimorar os processos de faturamento da prestação de serviço pela Rádio Oeste ao Setor Público Federal e gerar novos conhecimentos para aqueles que tenham acesso a este, bem como para o pesquisador e para a empresa analisada. O levantamento dos dados foi realizado por meio de entrevistas abertas, com os responsáveis pela OPEC e faturamento no financeiro, para averiguação do fluxo dos processos de faturamento atuais. Com isto foi realizado o mapeamento dos processos utilizados, por meio da observação documental, e apresentação de seu fluxograma, além da criação de um novo fluxograma das atividades com as adequações necessárias. A auditoria operacional, na perspectiva proposta neste artigo, atua como uma ferramenta de controle, e coopera para a otimização do funcionamento de todos os setores da empresa envolvidos no processo de faturamento.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000108
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170712.006004

CONTROLE INTERNO, UMA AUDITORIA INTERNA COMO INSTRUMENTO DE REDUÇÃO DE ERROS E DESPERDÍCIOS NO PROCESSO DE LICITAÇÃO DE UM BATALHÃO DE ENGENHARIA CONSTRUÇÃO

O presente trabalho aborda o Controle Interno concernente ao processo licitatório, como forma de corrigir e diminuir os erros praticados durante as aquisições de produtos por parte do setor público. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo conhecer e compreender a importância da auditoria interna em licitações nos órgãos públicos. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica referente a controle interno, auditoria e licitações, a fim de aprofundar o conhecimento de suas finalidades e aplicabilidade nas auditorias internas em licitações. Com base na fundamentação teórica, esse artigo discorre as fases e procedimentos da auditoria interna preventiva em licitações, suscitando que a mesma tem por objetivo a fiscalização dos procedimentos licitatórios na fase interna, servindo tanto para levantar problemas e erros, quanto à prevenção e orientação aos Gestores Públicos do Batalhão de Engenharia de Construção no qual foi feita uma pesquisa para acompanhar as rotinas dos processos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000094
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161226.005763

AUDITORIA INTERNA DE GESTÃO: OS IMPACTOS DECORRIDOS DA APLICAÇÃO DESTA FERRAMENTA CONTÁBIL NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (SST).

O presente trabalho tem como tema a auditoria interna de gestão, com objetivo principal de apontar os impactos decorridos da aplicação desta ferramenta contábil na área de Saúde e Segurança do Trabalho – SST. A auditoria busca revisar os controles internos de áreas das empresas que a introduz em busca do fiel funcionamento das atividades desempenhadas por seus colaboradores perante normas e sistemas implantados. Através da aplicação de um questionário aos lideres de SST e Qualidade, da empresa Serviço Social da Indústria – SESI, buscou identificar os impactos que esta ferramenta de apoio à gestão e capaz de oferecer. A metodologia utilizada para este trabalho foi baseada no método indutivo, em forma de investigação metódica, a forma de abordagem do problema foi qualitativa, foi contemplada como exploratória, envolvendo estudo bibliográfico, a amostra foi intencional, visto que se trata de um estudo de caso. Foi evidenciado com a analise dos dados, as mudanças ocorridas em rotinas e procedimentos, que não estavam de acordo com o exigido em normas internas, ficou claro ainda a forma que a auditoria interna de gestão subsidia o gestor, com informações e sugestões que vão alavancar a atuação do gestor.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000101
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170117.005680

O ENSINO DE AUDITORIA EM FOCO: PERSPECTIVAS DISCENTES NA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA

Por considerar importante a execução da auditoria no âmbito da administração pública e por consequência no contexto institucional da Academia da Força Aérea - AFA verifica-se a relevância desta disciplina dentro do curso de Formação de Oficiais. Com base nestas indagações o presente estudo objetivou identificar aspectos que favorecem ou desfavorecem o processo de ensino e aprendizagem de Auditoria na AFA. Assim, o estudo buscou conhecer a opinião dos cadetes aviadores, intendentes e de infantaria sobre a referida disciplina ministrada no primeiro semestre de 2015. O estudo apoia-se no arcabouço teórico cujos principais conceitos de auditoria embasam a formação moral e ética do futuro profissional da Força Aérea. Utilizou-se de revisão bibliográfica, pesquisa documental e um questionário semiestruturado. A intenção de aperfeiçoar o curso com base nas perspectivas discentes justifica o presente estudo, cujos resultados apurados nortearão as decisões para futuras modificações metodológicas que se fizerem pertinentes.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000097
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161228.005405
Subscrever Auditoria