Ciência da Computação

MODELOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TI E SUAS RECOMENDAÇÕES PARA O GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO

Resumo. Gerenciar projetos de software envolve a aplicação de diversos conhecimentos considerados como essenciais ao setor de Tecnologia da Informação (TI), pois integra métodos de diferentes áreas. Essa integração é mantida a partir da boa comunicação entre as diversas equipes que desenvolvem o projeto, se tratando de elemento primordial, garantindo que os problemas possam ser identificados e solucionados com brevidade. O objetivo deste trabalho foi analisar recomendações para o gerenciamento de comunicação, presentes nos principais modelos de gerenciamento de projetos de Tecnologia da Informação, além de levantar alguns problemas comuns advindos da falta de comunicação, demonstrando estratégias que podem ser aplicadas a partir dos modelos de gerenciamento de projetos existentes, de modo a evita-los. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000105
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170328.005874

GERENCIAMENTO DE UMA REDE DE COMPUTADORES EM UM AMBIENTE CORPORATIVO UTILIZANDO O SOFTWARE ZABBIX

As redes de computadores foram concebidas a princípio como um meio de compartilhar dispositivos periféricos como impressoras, modens, dentre outros. Sendo utilizadas inicialmente apenas em ambientes acadêmicos, pelo governo e empresas de grande porte. Hoje em dia, as redes de computadores estão presentes em ambientes diversos como residências, escolas, shoppings e em instituições corporativas em geral. Para a tarefa de gerenciamento de uma rede corporativa apresentada nesse trabalho, foi utilizado o software de gerência Zabbix que nos proporciona uma solução de gerenciamento de redes baseado em um software livre e com boa capacidade de gerenciamento. A ideia é monitorar uma rede de computadores e verificar/avaliar a disponibilidade e desempenho dos dispositivos presentes na rede. O monitoramento de uma rede com Zabbix consiste no tipo de arquitetura centralizada onde uma estação gerente é responsável pela coleta e análise dos dados nas estações agentes. Parâmetros relevantes à análise de desempenho da rede monitorada foram analisados e discutidos, bem como uma solução de gerência de redes foi proposta.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000102
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170118.005786

RECURSOS DE DESENVOLVIMENTO PARA A INTERNET E DISPOSITIVOS MÓVEIS

Este artigo apresenta uma idéia dos avanços, facilidades e vantagens oferecidas pela tecnologia móvel mais especifico nos Recursos que compõem a Internet e Dispositivos Móveis, abordando temas como Internet Móvel, Marketing Móvel, apresentando os tipos de dispositivos móveis (PDA, SMARTPHONE, POCKET, TABLET), os sistemas operacionais que compõem esses dispositivos.

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000092
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161117.005635

SISTEMA PARA EMPRESAS DE CONSULTORIA EM RECRUTAMENTO E SELEÇÃO - TI

Resumo.O presente trabalho diz respeito à implementação de um sistema para empresas de recursos, humanos especializadas em consultoria em recrutamento e seleção, que auxiliará  tornando mais práticos e centralizando os processos relacionados a currículos e vagas de emprego.O objetivo é gerenciar currículos e vagas de emprego mediando o contato entre  empresas e profissionais que buscam uma vaga no mercado de trabalho, através da ferramenta diminui distâncias, possibilitando uma ampliação e um controle melhor do processo de gestão de pessoas;  este tipo de ferramenta passa a ser uma necessidade para empresas que atuam no processo de gestão de pessoas por que, assim, a empresa fica aberta 24 horas por dia e 365 dias por ano.O estudo foi baseado em pesquisas, em empresas que atuam na região, sites de informações, livros. A partir da Análise deste estudo, confirmou-se a importância da implementação de um sistema de anuncio de currículos e ofertas de empregos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000090
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161107.005588

ALGORITMO GENÉTICO COM SELEÇÃO SEXUAL

Algoritmos Genéticos-AG têm problemas muito conhecidos pela literatura, principalmente no que diz respeito a falta de variabilidade genética ao longo das gerações, ou seja, o algoritmo converge prematuramente para soluções subótimas mas também podemos identificar uma alta variância quanto a solução encontrada após várias execuções. Um algoritmo genético clássico executado em um espaço de busca simples tende a alcançar um padrão de soluções simples onde os descendentes são muito semelhantes aos seus pais. Esta limitação faz com que os algoritmos genéticos tenham um desempenho abaixo dos demais algoritmos baseados em heurísticas.  Uma tentativa de resolver esse problema é implementar a seleção sexual, descrita por Darwin no livro A Origem das Espécies, como forma de melhorar seu desempenho na tentativa de encontrar o ótimo desejado, mas também melhorar a sua variância quanto a solução encontrada ao fim de várias execuções.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000090
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161027.005574

ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A CONVERGÊNCIA E O CUSTO COMPUTACIONAL DAS ESTRUTURAS TOPOLÓGICAS APLICADAS À OTIMIZAÇÃO POR ENXAME DE PARTÍCULAS (PSO)

O PSO é uma meta-heurística que foi criada para ser aplicada à uma diversidade de funções de otimização. Diante disso, o comportamento de qualquer meta-heurística é facilmente guiado por duas vertentes: os operadores de variação e os valores selecionados para os parâmetros do PSO. Portanto, não só os parâmetros da meta-heurística, mas também a topologia de vizinhança desempenha um papel fundamental no comportamento do PSO. Nesta perspectiva, este trabalho tem o objetivo de analisar o desempenho das principais topologias existentes que podem ser aplicadas ao PSO, investigando ao mesmo tempo, a convergência e o custo computacional de cada topologia. Com o propósito de realizar um amplo estudo, foram selecionadas 6 diferentes topologias: Global, Ring, Von Neumann, Random, Mesh, Star.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000090
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161027.005573

UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO MÓVEL PARA O COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ÁGUA DOCE

A água como asserção no contexto social brasileiro é pouco discutida e ao mesmo tempo muitas vezes ignorada sobre sua importância, principalmente com o aumento drástico da sua má utilização ao longo do tempo. Diante dos diversos dissídios sobre a importância da água no contexto atual, observasse que o gerenciamento de forma errada é um dos principais coadjuvantes para o decréscimo da água doce, uma vez que, bem gerenciada, poderia trazer resultados significativos em diversas áreas às quais dependem diretamente de sua utilização, e que hoje sofrem um impacto enorme devido à falta deste recurso. Este artigo se propõe a contribuir de forma direta na minimização deste problema em relação aos recursos hídricos que são tão importante para a humanidade. Para alcançar os objetivos supracitados, será proposto um aplicativo ao qual as pessoas possam utilizar e se manterem informadas sobre a real situação ao seu redor. A abordagem utilizada neste trabalho se baseia no aspecto competitivo das pessoas assim como na influência que a tecnologia exerce sobre toda a sociedade.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000090
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161027.005567

A LUCRATIVIDADE ATRAVÉS DOS SERVIÇOS GRÁTIS: UM ESTUDO DE CASO DAS EMPRESAS DE TECNOLOGIA.

O presente artigo tem como finalidade demonstrar as formas de obtenção de lucro de empresas de tecnologia que fornecem serviços grátis a usuários. Demonstrou-se, de maneira incisiva, que os bilhões de dólares que empresas como Facebook e Google lucram anualmente, mesmo com a gratuidade da maioria dos serviços oferecidos, custam algo ao utilizador. Foi utilizada uma pesquisa exploratória com consulta a uma ampla gama de materiais pertinentes aos objetivos do estudo em questão. Destacou-se que, o usuário acaba participando indiretamente de uma rede inteligente de marketing que tem como objetivo potencializar as vendas de diversos anunciantes que pagam diversas fortunas a esses grandes fornecedores de serviços da internet e que toda essa estrutura é potencializada pela internet das coisas e pelo mercado da informação. Comprovou-se que o usuário contribui de forma ampla com a arrecadação desses mega portais uma vez que expõe, na maioria das vezes de maneira inconsciente, informações pessoais privilegiadas, que são utilizadas por sistemas inteligentes para motivar que os usuários comprem determinados produtos. Demonstrou-se também, as formas que os desenvolvedores de aplicativos mobile conseguem construir programas altamente lucrativos utilizando variações de serviços grátis que monetizam as aplicações por via de propagandas exibidas aos usuários.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000088
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20160829.005500

SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE SEMÁFOROS PARA AMBULÂNCIAS EM SITUAÇÕES EMERGENCIAIS

ESTE TRABALHO CONSISTE NA CRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA INOVADOR DE CONTROLE DE SEMÁFOROS COM O FIM DE DAR PREFERÊNCIA PARA VEÍCULOS EMERGÊNCIAIS ATRAVÉS DE SENSORES ASSIM REDUZINDO O NUMERO DE ACIDENTES E TAMBEM DIMINUINDO O TEMPO DE DESLOCAMENTO DESTES VEÍCULOS.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000097
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161228.005430

AUTONOMIA NA FONTE DE ENERGIA EM DISPOSITIVOS DE HARDWARE POR MEIO DE PLACAS SOLARES

Este artigo apresenta análise e viabilidade de se implantar uma fonte de energia sustentável movida a energia solar para os dispositivos de hardware do UniBH para desenvolvimento de sistemas embarcados, tais como drones, kits Arduíno e uma estação meteorológica. A importância deste estudo é demonstrar que a aplicação de placas solares em dispositivos de hardware pode-se obter uma maior produtividade em comparação a uma fonte tradicional e, sobretudo, analisar a viabilidade de sua implementação. Este trabalho relata sobre as ferramentas similares que atuam na área de interesse desta proposta, o referencial teórico que fundamenta e norteia toda a pesquisa, além de mostrar os resultados e as conclusões obtidas.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000097
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161228.005429

Páginas

Subscrever Ciência da Computação