Ciências Ambientais

REUSO DE ÁGUA: DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO EM UMA EMPRESA DO RAMO AUTOMOBILÍSTICO

As indústrias em geral, são as grandes vilãs no consumo de água potável e no volume de lançamento de efluentes. Dentro dos processos industriais há contaminação da água, onde esta deve ser tratada antes de ser enviada ao corpo hídrico. Para as indústrias automobilísticas este efluente geralmente caracteriza-se por conter óleos, graxas e metais pesados. Através da caracterização do sistema efluente e o balanço hídrico da empresa, neste trabalho, foi possível avaliar a viabilidade da utilização do reuso de água. Analisando a qualidade do efluente, pode-se dizer que a água possui viabilidade para este fim, desde que sejam reduzidos os teores de Ferro Total e Sulfatos. Considerando os dados obtidos neste trabalho, conclui-se que é possível reutilizar o efluente proveniente do sistema de tratamento de efluentes considerando-se um possível tratamento antes da reutilização de água ou uma diluição a fim de reduzir os parâmetros limitantes para reuso. Além do ganho econômico com o tratamento e captação de água, a empresa poderá contribuir com a preservação do meio ambiente simplesmente evitando o uso de água potável indevidamente.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000115
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171120.006205
Área do Conhecimento: 

APLICAÇÃO DA TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ROCHA POMBO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAPANEMA - PR

Com o frequente desafio de estimular meios para manter a preservação do meio ambiente com a qualidade de vida, a questão ambiental tornou-se essencial no dia a dia da população. Entende-se por educação ambiental os processos por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Neste sentido, a Educação ambiental desempenha um papel importante, pois possibilita a formação de cidadãos conscientes e atuantes diante da sociedade, desenvolvendo maneiras conscientes de consumo. Este trabalho se propôs a avaliar a eficiência da educação ambiental das crianças do 6º e 9º ano em uma escola pública no município de Capanema – Pr, por meio do conhecimento dos alunos em relação ao correto gerenciamento dos resíduos sólidos e à reciclagem. Foi aplicado um questionário contendo oito questões, tendo por objetivo avaliar o conhecimento dos alunos em relação a reciclagem, analisando também se os professores trabalham a temática ambiental com os alunos e se na escola existe alguma atividade relacionada a isso. Através deste trabalho foi possível observar que tantos os alunos do 6º ano como do 9º ano tem uma visão parecida quanto a educação ambiental. Nota-se também que a reciclagem acontece na escola, porém ainda falta a conscientização deste tema. Verifica-se a necessidade de incentivar a escola em relação as práticas educativas com a temática ambiental, principalmente em relação a coleta seletiva e a reciclagem. Fazendo com que professor e aluno compreendam a questão ambiental como fundamental desde as séries iniciais, formando assim cidadãos preocupados com o desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

Tipo de Trabalho: 
Monografia
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000100
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170112.005642
Área do Conhecimento: 

AS EMPRESAS PRODUTORAS DE FERTILIZANTES E AGROTÓXICOS E O COMPROMISSO SOCIAL LOCAL SOB O ENFOQUE DA CONTABILIDADE

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (2015), aprovada no Exame de Suficiência- CRC(2014.1).

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000090
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161021.005543
Área do Conhecimento: 

ASPECTOS LEGAIS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL: CONCEITOS E MÉTODOS

O presente trabalho apresenta um estudo sobre o licenciamento ambiental e os conceitos e métodos para a elaboração do mesmo para empreendimentos que apresentam um significativo impacto, bem como sua importância para o meio ambiente. Em um primeiro momento foi abordado a definição de licenciamento ambiental. O licenciamento ambiental é uma ferramenta de prevenção e controle de atividades, essencial para qualquer empreendimento que venha a afetar o meio ambiente. O trabalho também aborda quais são os empreendimentos e atividades sujeitos ao licenciamento ambiental, os três tipos de licenças existentes e os procedimentos para a execução do mesmo, bem como os aspectos legais que compõem essas questões. A Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente também está presente no trabalho abrangendo o Estudo de Impacto Ambiental e como este é elaborado, seguindo um roteiro, e o Relatório de Impacto do Meio Ambiente e sua respectiva importância.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000087
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20160801.005450
Área do Conhecimento: 

GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO DAS AÇÕES REALIZADAS NAS MONTADORAS DE VEÍCULOS SEDIADAS NO BRASIL

 

RESUMO

 

O artigo apresenta como foco questões referente ao meio ambiente e responsabilidade social, sendo que a primeira questão visa o uso de práticas e métodos administrativos como meio de reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza, enquanto a segunda adota postura, comportamentos bem como ações que proporcionam o bem-estar do seu público, seja ele interno quanto externo. O estudo tem como objetivo traçar as ações realizadas nas montadoras de veículos sediadas no Brasil em relação ás questões ambientais e sociais. Para a confecção do trabalho utilizou-se o levantamento bibliográfico e a pesquisa exploratória, como meio de descrever as ações ambientais e sociais praticadas pelas montadoras de veículos sediadas no Brasil. Ao adotar práticas referentes ao meio ambiente e a responsabilidade social, as empresas buscam trazer benefícios para a sociedade, proporcionar a realização profissional dos seus colaboradores bem como a promoção de benefícios para os parceiros e para o meio ambiente.

Palavras-Chave: Gestão Ambiental. Responsabilidade Ambiental. Empresa. 

Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000081
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20160302.005252
Área do Conhecimento: 

PROJETO DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DO SALÃO DE BELEZA SOCILA – UNIDADE CAIÇARA, BELO HORIZONTE/MG.

O presente trabalho apresenta um Plano de Regularização Ambiental do Salão SOCILA – Unidade Caiçara com o objetivo de identificar se este empreendimento é passível de licenciamento ambiental. Além disso em decorrência de existir vários salões de, pouco se sabe sobre os riscos e impactos gerados para o meio ambiente e a comunidade. Pretende-se a partir deste trabalho, expor os aspectos e impactos que pode ser considerado como significativos para o meio ambiente pela atividade do salão de beleza, em decorrência da manipulação de produtos químicos e falta de critérios de destinação final e/ou tratamento para minimização dos impactos que as composições dos produtos utilizados nos processos e com isso, promover subsídios ao procedimento de regularização ambiental desses processos através dos requisitos do SGA.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000073
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20151005.004999
Área do Conhecimento: 

A IMPORTÂNCIA DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA PREVENÇÃO DE DANOS AO MEIO AMBIENTE

Este artigo descreve o conceito de Licenciamento Ambiental segundo a legislação vigente. Buscou-se detalhar os elementos que compõem o processo de licenciamento ambiental e a sua importância na prevenção aos danos causados ao meio ambiente. Por meio de revisão da literatura, verificou-se as diferenças entre os tipos de licenças e as consequências geradas por sua ausência em empreendimentos que necessitam deste documento para realizar estudos, instalar-se e operar. Objetiva-se também com este estudo, contribuir para o avanço das discussões a respeito da compreensão sobre o tema.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000073
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20151001.004985
Área do Conhecimento: 

PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA EMPREENDIMENTOS DE SIGNIFICATIVO IMPACTO

O presente trabalho apresenta um estudo sobre o licenciamento ambiental e os procedimentos para a elaboração do mesmo para empreendimentos que apresentam um significativo impacto, bem como sua importância para o meio ambiente. Em um primeiro momento foi abordado a definição de licenciamento ambiental. O licenciamento ambiental é uma ferramenta de prevenção e controle de atividades, essencial para qualquer empreendimento que venha a afetar o meio ambiente. O trabalho também aborda quais são os empreendimentos e atividades sujeitos ao licenciamento ambiental, os três tipos de licenças existentes e os procedimentos para a execução do mesmo, bem como os aspectos legais que compõem essas questões. A Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente também está presente no trabalho abrangendo o Estudo de Impacto Ambiental e como este é elaborado, seguindo um roteiro, e o Relatório de Impacto do Meio Ambiente e sua respectiva importância.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000070
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20150629.004814
Área do Conhecimento: 

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

A Educação Ambiental é definida como um importante instrumento de gestão ambiental, principalmente quando agregada ao ambiente de trabalho, pois além de obedecer as exigências legais e contribuir para o desenvolvimento sustentável torna-se um grande aliado ao marketing empresarial. O levantamento bibliográfico realizado no presente trabalho estuda as práticas e procedimentos voltadas para a educação ambiental no ambiente de trabalho, os princípios da educação ambiental, o sistema de gestão ambiental, bem como suas ferramentas. Apesar disso, a aplicação da EA tem se tornado um desafio perante aos resultados obtidos e aos esperados, assim sua aplicação deve envolver tanto o público interno como o externo, além de requerer de uma equipe especializada para que preste suporte necessário às atividades agindo de forma corretiva caso haja algum eventual problema. A EA deve ser uma ferramenta duradoura, promovendo a conscientização de ambas as partes envolvidas.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000068
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Área do Conhecimento: 

A IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE NA CIDADE

O presente artigo trata da relevância da acessibilidade, enquanto meio necessário à concretização da promoção da inclusão social, cumprindo a função social da cidade e garantindo a efetivação da cidadania. Tem como objetivo discutir e refletir a acessibilidade, em virtude de sua necessidade para assegurar a efetivação do exercício do direito à cidade sustentável.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Áreas do Trabalho: 
Edição da Revista: 
000068
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20150506.004621
Área do Conhecimento: 

Páginas

Subscrever Ciências Ambientais