Ciências Ambientais

APLICAÇÃO DA TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ROCHA POMBO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAPANEMA - PR

Com o frequente desafio de estimular meios para manter a preservação do meio ambiente com a qualidade de vida, a questão ambiental tornou-se essencial no dia a dia da população. Entende-se por educação ambiental os processos por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Neste sentido, a Educação ambiental desempenha um papel importante, pois possibilita a formação de cidadãos conscientes e atuantes diante da sociedade, desenvolvendo maneiras conscientes de consumo. Este trabalho se propôs a avaliar a eficiência da educação ambiental das crianças do 6º e 9º ano em uma escola pública no município de Capanema – Pr, por meio do conhecimento dos alunos em relação ao correto gerenciamento dos resíduos sólidos e à reciclagem. Foi aplicado um questionário contendo oito questões, tendo por objetivo avaliar o conhecimento dos alunos em relação a reciclagem, analisando também se os professores trabalham a temática ambiental com os alunos e se na escola existe alguma atividade relacionada a isso. Através deste trabalho foi possível observar que tantos os alunos do 6º ano como do 9º ano tem uma visão parecida quanto a educação ambiental. Nota-se também que a reciclagem acontece na escola, porém ainda falta a conscientização deste tema. Verifica-se a necessidade de incentivar a escola em relação as práticas educativas com a temática ambiental, principalmente em relação a coleta seletiva e a reciclagem. Fazendo com que professor e aluno compreendam a questão ambiental como fundamental desde as séries iniciais, formando assim cidadãos preocupados com o desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

Tipo de Trabalho: 
Monografia
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000100
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170112.005642
Área do Conhecimento: 

AS EMPRESAS PRODUTORAS DE FERTILIZANTES E AGROTÓXICOS E O COMPROMISSO SOCIAL LOCAL SOB O ENFOQUE DA CONTABILIDADE

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (2015), aprovada no Exame de Suficiência- CRC(2014.1).

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000090
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161021.005543
Área do Conhecimento: 

ASPECTOS LEGAIS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL: CONCEITOS E MÉTODOS

O presente trabalho apresenta um estudo sobre o licenciamento ambiental e os conceitos e métodos para a elaboração do mesmo para empreendimentos que apresentam um significativo impacto, bem como sua importância para o meio ambiente. Em um primeiro momento foi abordado a definição de licenciamento ambiental. O licenciamento ambiental é uma ferramenta de prevenção e controle de atividades, essencial para qualquer empreendimento que venha a afetar o meio ambiente. O trabalho também aborda quais são os empreendimentos e atividades sujeitos ao licenciamento ambiental, os três tipos de licenças existentes e os procedimentos para a execução do mesmo, bem como os aspectos legais que compõem essas questões. A Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente também está presente no trabalho abrangendo o Estudo de Impacto Ambiental e como este é elaborado, seguindo um roteiro, e o Relatório de Impacto do Meio Ambiente e sua respectiva importância.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000087
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20160801.005450
Área do Conhecimento: 

GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO DAS AÇÕES REALIZADAS NAS MONTADORAS DE VEÍCULOS SEDIADAS NO BRASIL

 

RESUMO

 

O artigo apresenta como foco questões referente ao meio ambiente e responsabilidade social, sendo que a primeira questão visa o uso de práticas e métodos administrativos como meio de reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza, enquanto a segunda adota postura, comportamentos bem como ações que proporcionam o bem-estar do seu público, seja ele interno quanto externo. O estudo tem como objetivo traçar as ações realizadas nas montadoras de veículos sediadas no Brasil em relação ás questões ambientais e sociais. Para a confecção do trabalho utilizou-se o levantamento bibliográfico e a pesquisa exploratória, como meio de descrever as ações ambientais e sociais praticadas pelas montadoras de veículos sediadas no Brasil. Ao adotar práticas referentes ao meio ambiente e a responsabilidade social, as empresas buscam trazer benefícios para a sociedade, proporcionar a realização profissional dos seus colaboradores bem como a promoção de benefícios para os parceiros e para o meio ambiente.

Palavras-Chave: Gestão Ambiental. Responsabilidade Ambiental. Empresa. 

Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000081
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20160302.005252
Área do Conhecimento: 

PROJETO DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DO SALÃO DE BELEZA SOCILA – UNIDADE CAIÇARA, BELO HORIZONTE/MG.

O presente trabalho apresenta um Plano de Regularização Ambiental do Salão SOCILA – Unidade Caiçara com o objetivo de identificar se este empreendimento é passível de licenciamento ambiental. Além disso em decorrência de existir vários salões de, pouco se sabe sobre os riscos e impactos gerados para o meio ambiente e a comunidade. Pretende-se a partir deste trabalho, expor os aspectos e impactos que pode ser considerado como significativos para o meio ambiente pela atividade do salão de beleza, em decorrência da manipulação de produtos químicos e falta de critérios de destinação final e/ou tratamento para minimização dos impactos que as composições dos produtos utilizados nos processos e com isso, promover subsídios ao procedimento de regularização ambiental desses processos através dos requisitos do SGA.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000073
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20151005.004999
Área do Conhecimento: 

A IMPORTÂNCIA DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA PREVENÇÃO DE DANOS AO MEIO AMBIENTE

Este artigo descreve o conceito de Licenciamento Ambiental segundo a legislação vigente. Buscou-se detalhar os elementos que compõem o processo de licenciamento ambiental e a sua importância na prevenção aos danos causados ao meio ambiente. Por meio de revisão da literatura, verificou-se as diferenças entre os tipos de licenças e as consequências geradas por sua ausência em empreendimentos que necessitam deste documento para realizar estudos, instalar-se e operar. Objetiva-se também com este estudo, contribuir para o avanço das discussões a respeito da compreensão sobre o tema.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000073
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20151001.004985
Área do Conhecimento: 

PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA EMPREENDIMENTOS DE SIGNIFICATIVO IMPACTO

O presente trabalho apresenta um estudo sobre o licenciamento ambiental e os procedimentos para a elaboração do mesmo para empreendimentos que apresentam um significativo impacto, bem como sua importância para o meio ambiente. Em um primeiro momento foi abordado a definição de licenciamento ambiental. O licenciamento ambiental é uma ferramenta de prevenção e controle de atividades, essencial para qualquer empreendimento que venha a afetar o meio ambiente. O trabalho também aborda quais são os empreendimentos e atividades sujeitos ao licenciamento ambiental, os três tipos de licenças existentes e os procedimentos para a execução do mesmo, bem como os aspectos legais que compõem essas questões. A Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente também está presente no trabalho abrangendo o Estudo de Impacto Ambiental e como este é elaborado, seguindo um roteiro, e o Relatório de Impacto do Meio Ambiente e sua respectiva importância.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000070
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20150629.004814
Área do Conhecimento: 

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

A Educação Ambiental é definida como um importante instrumento de gestão ambiental, principalmente quando agregada ao ambiente de trabalho, pois além de obedecer as exigências legais e contribuir para o desenvolvimento sustentável torna-se um grande aliado ao marketing empresarial. O levantamento bibliográfico realizado no presente trabalho estuda as práticas e procedimentos voltadas para a educação ambiental no ambiente de trabalho, os princípios da educação ambiental, o sistema de gestão ambiental, bem como suas ferramentas. Apesar disso, a aplicação da EA tem se tornado um desafio perante aos resultados obtidos e aos esperados, assim sua aplicação deve envolver tanto o público interno como o externo, além de requerer de uma equipe especializada para que preste suporte necessário às atividades agindo de forma corretiva caso haja algum eventual problema. A EA deve ser uma ferramenta duradoura, promovendo a conscientização de ambas as partes envolvidas.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000068
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Área do Conhecimento: 

A IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE NA CIDADE

O presente artigo trata da relevância da acessibilidade, enquanto meio necessário à concretização da promoção da inclusão social, cumprindo a função social da cidade e garantindo a efetivação da cidadania. Tem como objetivo discutir e refletir a acessibilidade, em virtude de sua necessidade para assegurar a efetivação do exercício do direito à cidade sustentável.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Áreas do Trabalho: 
Edição da Revista: 
000068
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20150506.004621
Área do Conhecimento: 

RECICLAGEM: O PRIMEIRO PASSO PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

RESUMO: Cada vez mais as pessoas ficam estimuladas a contribuir para a preservação ambiental, mas muitas vezes não sabem exatamente o que fazer. Um dos primeiros passos é uma coisa simples: a reciclagem. Temos que pensar no futuro, não nosso, mais de nossos filhos e netos. Se continuarmos demandando tantos recursos, eles em pouco tempo ficarão escassos, e nossos filhos não saberão como é viver num mundo sem devastação ambiental. Não irão conhecer várias espécies da nossa fauna e flora, pois eles estarão extintos. A questão principal é mobilizar o maior número de pessoas para um consumo consciente e a reciclagem. No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. Outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já é realidade nos centros urbanos do Brasil. A reciclagem, além de ser extremamente importante para reduzir a extração de recursos naturais para atender à crescente demanda por matéria prima das indústrias, ainda ajuda muito a amenizar um dos maiores problemas da atualidade: o lixo. Estima-se que o Brasil produz 240 mil toneladas de lixo por dia. Destes, apenas 160 mil são coletados e o destino de 76% desses restos tidos como “inúteis” e “indesejáveis” ainda são os lixões a céu aberto.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Áreas do Trabalho: 
Edição da Revista: 
000036
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2013
Nº Certificado: 
20130517.001031
Área do Conhecimento: 

Páginas

Subscrever Ciências Ambientais