Ciências Biológicas

GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES NO PERÍMETRO URBANO DE TAVARES – PB

O presente trabalho teve como objetivo analisar como a prefeitura do município de Tavares – PB gerencia os resíduos sólidos domiciliares que produz, além de avaliar o atual estágio do processo de tratamento, tendo em vista as etapas (coleta, transporte e destino final). Para embasamento da pesquisa fizemos uso de uma pesquisa documental e de campo, onde verificou-se que a prefeitura local não dispõe de mecanismos técnicos que garantam a operacionalização desse processo com eficácia. Um dos problemas mais preocupantes na cidade está relacionado aos danos ambientais provocados, pois há uma disposição inadequada dos resíduos urbanos, sendo estes depositados em um lixão. No entanto, ressalta-se que a população contribui para essa situação, mostrando posturas condenáveis quanto ao uso e manejo dos resíduos que produzem na cidade. Dessa forma, os resultados obtidos na pesquisa demonstram a necessidade urgente da execução de uma gestão integrada de resíduos domésticos para este município, principalmente por se tratar de algo de interesse da coletividade e o fato de estar com a responsabilidade centrada apenas no poder público, que até o momento se mostrou interessado em apresentar uma solução, porém limitado, dado ao atual crescimento da população local, ao aumento do poder econômico, do consumo e com ele a geração de resíduos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000111
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170831.006079
Área do Conhecimento: 

EFEITOS DO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS DURANTE A GESTAÇÃO SOBRE O EMBRIÃO E O FETO

Anomalias congênitas ou teratogênese são transtornos que podem ser estruturais, funcionais, metabólicos, comportamentais ou hereditários causados no feto ou embrião, em que compõe uma das principais causas de mortalidade neonatal, devido à exposição a agentes teratogênicos durante a gestação, como uso de drogas, por exemplo, que foi o tema principal abordado e se classifica na categoria de anomalias causadas por fatores ambientais, de modo que afeta o desenvolvimento embrionário, alterando diversos processos fundamentais. Este trabalho objetivou entender melhor o conhecimento sobre a relação entre a ingestão de drogas lícitas como álcool e ilícitas como cocaína e demais drogas que causam malformações estruturais ou funcionais. O estudo foi realizado através de uma revisão bibliográfica com um levantamento sobre atuais contribuições referente ao tema, propiciando ao leitor uma reflexão sobre os devidos cuidados a serem tomados. Conclui-se que é essencial para mulheres férteis e principalmente gestantes a importância do tema abordado, pois através deste conhecimento pode ser evitado ou avaliado com antecedência e diminuir possíveis danos para o feto.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000085
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20160630.005320
Área do Conhecimento: 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM MORADORES RURAIS DO ENTORNO DE FRAGMENTOS DE MATA ATLÂNTICA PARA DIAGNÓSTICO DE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE A RIQUEZA, TRÁFICO E CAÇA DE MAMÍFEROS SILVESTRES

 

Com tantas ameaças e pressões sobre os ambientes naturais, faz-se necessário tomar atitudes que minimizem a pressão antrópica sobre esses ambientes. O objetivo deste estudo foi diagnosticar o conhecimento da população do entorno de fragmentos de Mata Atlântica aos impactos antrópicos sobre a caça, desmatamento e tráfico de mamíferos silvestres. Através dos dados levantados os mesmos temas foram discutidos com os entrevistados.  Por meio dos métodos empregados, foi relatada a presença de 14 espécies de mamíferos das quais uma é exótica e extremamente impactante as espécies locais. Os resultados são importantes por fornecer subsídios para decisões sobre a conservação e manejo das comunidades de mamíferos nos ambientes florestais estudados também a conscientização da população do entorno da vegetação. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000083
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20160429.005277
Área do Conhecimento: 

HERBÁRIO HUEMG COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

Um herbário representa uma valiosa ferramenta para desenvolvimento de importantes conceitos biológicos no ensino básico e na graduação a partir da manipulação de plantas, suas estruturas, de forma a tornar a aprendizagem mais interessante. Este estudo foi realizado no Herbário HUEMG e visou treinamento de alunos do Curso de Ciências Biológicas da UEMG/Carangola com práticas de herbariologia, a fim de contribuir para o processo de organização e manutenção do mesmo, possibilitando a integração com a comunidade interna e externa da instituição, sob a forma de visitas técnicas, palestras e estágios monitorados. Foi realizado treinamento dos alunos envolvidos para organização e manutenção do HUEMG. Os alunos monitoraram os graduandos em Ciências Biológicas durante o estágio, transmitindo-lhes conhecimentos relativos às técnicas de herbariologia e da rotina de herbário, bem como práticas interessantes para fins de inovação didática nas aulas de Ciências e Biologia. As visitas técnicas do público interno foram realizadas também pelos alunos do curso de Pedagogia e Geografia e público externo representado por alunos de escolas do ensino básico de Carangola. Podemos destacar que o herbário HUEMG suporta muito bem o treinamento de estudantes e técnicos no reconhecimento da flora de determinado local ou região, contribuindo substancialmente para a formação acadêmico-científica dos alunos envolvidos. Todo o processo de organização da coleção assim como sua manutenção e conservação, além das visitas técnicas realizadas, salienta a importância do herbário HUEMG como uma ferramenta para o desenvolvimento de pesquisas através da iniciação científica, somados à valiosos conhecimentos no universo da botânica.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000081
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20160302.005247
Área do Conhecimento: 

PARASITOSES INTESTINAIS COMO FATOR DE RISCO PARA APRENDIZADO ESCOLAR.

As parasitoses intestinais se constituem em um dos principais problemas de saúde pública, e mesmo com todos os avanços científicos e tecnológicos conquistados ao longo do tempo pela humanidade, as parasitoses intestinais ainda representam um grave problema social, principalmente em países em desenvolvimento, contribuindo para problemas relacionados à saúde e educação. O presente artigo tem por objetivo discutir, através de uma revisão literária, a questão da prevalência de parasitas intestinais em crianças em idade escolar e os fatores envolvidos na epidemiologia de enteroparasitoses. Incidindo diretamente como fator de risco para as populações, principalmente, as de baixa renda. Tais fatores representam ainda estreita relação socioeconômica, estado nutricional e localização demográfica da população, influenciando diretamente no baixo rendimento escolar, afetando os aspectos educacionais, cognitivos, físicos e nutricionais, principalmente da população infantil. Este estudo relaciona causas e conseqüências, indicando os fatores essenciais que contribuem com os casos de incidência e prevalência de parasitoses, e que estão relacionados não somente aos aspectos das condições sócio-econômicas da população, mas também à ausência de iniciativas do setor público diante desta situação. Faz se necessárias medidas profiláticas e nova mentalidade a respeito do assunto, para formar cidadãos sadios, críticos e dignos de uma melhoria de qualidade de vida.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000080
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20160128.005192
Área do Conhecimento: 

ENTOMOLOGIA URBANA: REGISTROS NOVOS E ADICIONAIS PARA OS MUNICÍPIOS DO RIO DE JANEIRO E DE PIRAÍ, BRASIL

Relata-se a ocorrência de cinco espécies de insetos nas cidades do Rio de Janeiro e de Piraí, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, que constituem diferentes tipos de novos registros. As espécies são Xyphon reticulatum (Signoret, 1854), Acrogonia citrina Marucci & Cavichioli in Marucci, Cavichioli & Zucchi, 2002 (Hemiptera: Cicadellidae: Cicadellinae), Pseudolynchia canariensis (Macquart, 1839) (Diptera: Hippoboscidae), Cyrtonota sexpustulata (Fabricius, 1781) (Coleoptera: Chrysomelidae) e Hippodamia convergens (Guérin, 1842) (Coleoptera: Coccinellidae).

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000079
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20160118.005191
Área do Conhecimento: 

OS PERSONAGENS DE HQS COMO ESTRATÉGIA PARA POPULARIZAR A ENTOMOLOGIA AQUÁTICA

As histórias em quadrinhos (HQs) podem possuir detalhes, alusões e ideias sofisticadas, e essas abordagens devem ser aproveitadas de diversas formas, inclusive nas salas de aula, como uma tentativa de despertar o interesse e prender a atenção dos alunos. A composição de um personagem das HQs muitas vezes recebe interessantes influências da vida real. Face à forte ligação dos insetos com o ser humano, não é de se estranhar que eles venham servindo como inspiração para muitos personagens da ficção. E isso também se aplica, especificamente, aos insetos aquáticos. O estudo tem como objetivo realizar um inventário dos personagens inspirados em insetos aquáticos e publicados em obras de duas das principais editoras estadunidenses de HQs (DC Comics e a Marvel Comics). Das ordens obrigatoriamente aquáticas, Ephemeroptera, Odonata e Megaloptera serviram de base para a criação de personagens. Ampliando o espectro para incluir as ordens não exclusivamente aquáticas, mas com representantes nos ambientes dulçaquícolas, há personagens inspirados em Orthoptera, Blattodea, Hemiptera, Neuroptera, Diptera, Coleoptera, Hymenoptera e Lepidoptera. Da DC Comics foram inventariados seis personagens inspirados em insetos aquáticos, pertencentes às ordens Ephemeroptera, Odonata, Hemiptera. Megaloptera, Coleoptera e Diptera. Da Marvel Comics foi levantada a ocorrência de onze personagens, quase todos baseados em integrantes da ordem Odonata. Dentre as características apresentadas por esses personagens destacam-se a presença de exoesqueleto, antenas e olhos compostos, a capacidade de voo (associada à presença de asas), a hexapodia, a digestão extra-corpórea e a inoculação de peçonha por meio de ferrão. A maioria dos personagens desempenha nas tramas o papel de “herói”, porém sem diferença estatística significativa em relação aos “vilões”.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000073
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20151005.004998
Área do Conhecimento: 

CARACTERIZAÇÃO ECOLÓGICA DA SUB-BACIA DO CÓRREGO DO PINTADO, BACIA DO RIO PARAOPEBA, BETIM/MG

O objetivo deste artigo é descrever a caracterização ecológica da sub-bacia do córrego do Pintado, pertencente à bacia hidrográfica do rio Paraopeba e localizado no município de Betim - Minas Gerais. Identificou-se os aspectos ecológicos, por meio de visitas de campo e pesquisas bibliográficas. Verificou-se grande área de reflorestamento, áreas de pastagem, pequenos fragmentos de cerrado e vestígios de mata atlântica. O que predomina na área da sub-bacia é a ocupação desordenada de residências e indústrias.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000073
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20151005.004997
Área do Conhecimento: 

ALGUMAS PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA NO CURSO DE AGRONOMIA (PARTE III)

A Parte III do artigo Algumas práticas de bioquímica no curso de Agronomia, traz os últimos três procedimentos exemplificados para as práticas de bioquímica. Nesta última parte da coleção tem-se uma noção sobre fragilidade osmótica, açucares redutores e ação da amilase salivar. Existem mais diversas práticas que podem ser adotadas no laboratório, mas que não vem ao caso deste trabalho.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000074
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20151027.004935
Área do Conhecimento: 

ALGUMAS PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA NO CURSO DE AGRONOMIA (PARTE II)

Continuando o artigo Algumas práticas de bioquímica no curso de Agronomia, traze-se a Parte II do mesmo, contendo mais três procedimentos muito comuns na disciplina. Os quatro primeiros procedimentos foram mais introdutórios (mas de maneira alguma com menor importância), nesta etapa do trabalho será comentado sobre enzimas e ácidos nucleicos, em especial as enzimas do leite e da Soja, medidas de descobrir fraudes de leite e maneiras de extração de ácidos nucleicos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000074
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20151027.004934
Área do Conhecimento: 

Páginas

Subscrever Ciências Biológicas