Ciências Contábeis

AUDITORIA OPERACIONAL DOS PROCESSOS DE FATURAMENTO E DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PELA RÁDIO OESTE, AO SETOR PÚBLICO FEDERAL.

No desenvolvimento deste artigo serão apresentados o conceito e definições de Auditoria, bem como os tipos de auditoria, com o enfoque sobre a auditoria operacional. Dentre os objetivos, a intenção é aprimorar os processos de faturamento da prestação de serviço pela Rádio Oeste ao Setor Público Federal e gerar novos conhecimentos para aqueles que tenham acesso a este, bem como para o pesquisador e para a empresa analisada. O levantamento dos dados foi realizado por meio de entrevistas abertas, com os responsáveis pela OPEC e faturamento no financeiro, para averiguação do fluxo dos processos de faturamento atuais. Com isto foi realizado o mapeamento dos processos utilizados, por meio da observação documental, e apresentação de seu fluxograma, além da criação de um novo fluxograma das atividades com as adequações necessárias. A auditoria operacional, na perspectiva proposta neste artigo, atua como uma ferramenta de controle, e coopera para a otimização do funcionamento de todos os setores da empresa envolvidos no processo de faturamento.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000108
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170712.006004

A HISTÓRIA FINANCEIRA DO MUNDO: A ASCENSÃO DO DINHEIRO

A ascensão do dinheiro: a história financeira do mundo, de Niall Ferguson. O documentário está dividido em seis episódios. Cada episódio discorre sobre fatos históricos que mostram a ascensão e declínio do dinheiro, fatos explicados por ações financeiras, descrevendo desde o surgimento histórico até os dias atuais, composto de grandes mudanças, porém preservando os princípios.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000108
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170609.005955

A AÇÃO DO CONTROLE INTERNO EM LICITAÇÕES EM UM BATALHÃO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO

O presente trabalho aborda o Controle Interno, concernente ao processo licitatório, como forma de analisar criticamente os métodos de controle interno para a minimização de erros e desperdícios no processo licitatório na modalidade pregão no 4º Batalhão de Engenharia de Construção, tendo em vista o cumprimento dos atuais objetivos da contabilidade. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo conhecer e compreender a importância do controle interno implantado em um Batalhão de Engenharia de Construção nos processos de licitação. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo referente a controle interno a fim de aprimorá-lo, sendo realizada também uma pesquisa exploratória com questionários compostos de perguntas abertas e fechadas com os chefes de seções específicas dos setores de licitação e controle interno do Batalhão. E também com base na fundamentação teórica, esse artigo discorre as fases e procedimentos da auditoria interna preventiva em licitações. Concluindo assim que os procedimentos de Controle ainda requerem avaliações para o monitoramento diário da execução do processo licitatório, identificando situações que divergem dos procedimentos corretos e comprometam as metas estabelecidas.

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000104
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170209.005817

OS PARÂMETROS PARA TOMADA DE DECISÃO DO GESTOR PÚBLICO MUNICIPAL

Com o objetivo de analisar os parâmetros que podem ser adotados para tomada de decisão do gestor público municipal, o trabalho aqui apresentado faz uma abordagem sobre os critérios que os gestores do município poderiam adotar para planejar e deliberar no seu governo. Tem a intenção de investigar quais os indicadores socioeconômicos poderiam compor a base de dados para o planejamento e execução das políticas públicas municipais. Utiliza o método dedutivo, natureza básica, caráter exploratório e abordagem qualitativa. A pesquisa aponta que existem indicadores sociais, ambientais e econômicos que podem dar suporte à elaboração e execução de políticas públicas que subsidiem as ações dos gestores públicos com mais efetividade.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000104
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170125.005798

CONTROLE INTERNO, UMA AUDITORIA INTERNA COMO INSTRUMENTO DE REDUÇÃO DE ERROS E DESPERDÍCIOS NO PROCESSO DE LICITAÇÃO DE UM BATALHÃO DE ENGENHARIA CONSTRUÇÃO

O presente trabalho aborda o Controle Interno concernente ao processo licitatório, como forma de corrigir e diminuir os erros praticados durante as aquisições de produtos por parte do setor público. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo conhecer e compreender a importância da auditoria interna em licitações nos órgãos públicos. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica referente a controle interno, auditoria e licitações, a fim de aprofundar o conhecimento de suas finalidades e aplicabilidade nas auditorias internas em licitações. Com base na fundamentação teórica, esse artigo discorre as fases e procedimentos da auditoria interna preventiva em licitações, suscitando que a mesma tem por objetivo a fiscalização dos procedimentos licitatórios na fase interna, servindo tanto para levantar problemas e erros, quanto à prevenção e orientação aos Gestores Públicos do Batalhão de Engenharia de Construção no qual foi feita uma pesquisa para acompanhar as rotinas dos processos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000094
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161226.005763

ANÁLISE DE CUSTOS COMO FERRAMENTA PARA TOMADA DE DECISÃO NO SETOR INDUSTRIAL

RESUMO

Esta pesquisa qualifica-se como bibliográfica, as observações definiram como escopo, analisar a importância da análise de custos para a tomada de decisão nas empresas do setor industrial, levando em consideração os custos como uma ferramenta essencial ao processo de gerenciar negócios; a escolha justifica-se pela curiosidade de estudar os custos como fator influenciador no processo decisório. Deseja-se analisar com este trabalho a relação entre custos e decisão. Com o resultado obtido, pretende-se levantar informações relevantes quanto à formação de todo processo de tomada de decisão na indústria. A relevância deste estudo sistematiza-se em duas vertentes: estabelecer uma fonte de informações relevantes voltadas para o beneficiamento de toda a sociedade, com particularidade, a acadêmica, com assuntos pertinentes a contabilidade de custos. Procedeu ainda um levantamento bibliográfico sobre a questão em estudo; nesse aspecto, as averiguações desenvolveram-se em uma perspectiva descritiva. Obteve como resultado de pesquisa a relação entre análise de custos e tomada de decisão no setor industrial, onde a tomada de decisão torna-se favorável quando há um planejamento de todo processo produtivo na tentativa de maximizar receita e minimizar os gastos. Em presença deste contexto, sugere como imprescindível tanto para a organização como para o gerente que trabalhem extremamente em cima de buscar conhecer a importância da contabilidade de custos como instrumento auxiliar para a administração na tomada de decisão para melhor desenvolvimento do negócio, podendo aproveitar-se  dos conhecimentos teóricos e práticos das análises de custos no aperfeiçoamento contínuo da cúpula gestora frente às novas perspectivas empresariais.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000103
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170119.005758

CONTABILIDADE RURAL NO SETOR AGRÍCOLA DOS PRODUTORES DE SOJA NO OESTE BAIANO

               Este estudo visa demonstrar a importância da Contabilidade Rural no setor agrícola dos produtores de soja no oeste baiano. Que permite, por meio das informações contábeis, o planejamento e o controle orçamentário de suas atividades agrícola na tomada de decisões, além de contribuir com bons resultados na produção. Essas informações contábeis são indispensável para o produtor rural pessoa jurídica na hora de planejar a diversificação de culturas e a modernização do seu setor. Constatou-se quem a Contabilidade Rural é uma ferramenta menos utilizada pelos produtores na cidade de Barreiras-BA. E quando utilizada só fazem o uso por obrigações fiscais e tributarias. A pesquisa demonstrou o desconhecimento e o pouco interesse dos produtores rurais em utilizar a Contabilidade como ferramenta para auxiliar a tomada de decisões. Por último, este trabalho vem contribuir para desencadear uma profunda discussão sobre a contabilidade na área rural, contribuindo, assim, para motivar o debate das potencialidades e desafios dessa dinâmica ferramenta

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000094
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161221.005755

SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL (SPED): DIFICULDADES E BENEFÍCIOS PARA CONTABILIDADES DE BARREIRAS-BA NO PROCESSO DE TRANSMISSÃO DAS INFORMAÇÕES2

RESUMO

O Sistema Público de Escrituração Digital surgiu da necessidade de unificação de todas as informações que os contribuintes repassam ao fisco. Desse modo, torna-se necessário investigar os impactos da implantação do sistema público de escrituração digital e os seus reais benefícios. Nessa perspectiva, o presente trabalho, objetivou analisar como escritórios de contabilidade estão se adequando ao SPED para fins de transmissão das informações das empresas de lucro presumido. Assim, para a coleta de informações foi feito uma pesquisa de campo, por meio de aplicação de questionário contendo questões objetivas e questões subjetivas em 30 escritórios de contabilidade na Cidade de Barreiras, Bahia. Obteve-se resposta de apenas 18 empresas, ou seja, 60% das contabilidades participaram do estudo. Quanto aos benefícios do Sped, verificou-se que os mais citados, foram: a diminuição de gastos com papel, redução de sonegação de impostos e otimização do tempo. Já quanto aos principais problemas enfrentados, os mais citados foram: falta de material para aprendizado e ausência de suporte técnico especializado. Desse modo, verifica-se que no primeiro momento a transmissão do Sped é complicada, permeada de dúvidas e desafios, muito embora ao passar do tempo, os contadores consigam enxergar seus benefícios. Assim, conclui-se que as contabilidades de Barreiras, Bahia, Brasil estão se adequando ao Sistema de Escrituração Digital. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000103
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170119.005749

SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL (SPED)

RESUMO

O Sistema Público de Escrituração Digital surgiu da necessidade de unificação de todas as informações que os contribuintes repassam ao fisco. Desse modo, torna-se necessário investigar os impactos da implantação do sistema público de escrituração digital e os seus reais benefícios. Nessa perspectiva, o presente trabalho, objetivou analisar como escritórios de contabilidade estão se adequando ao SPED para fins de transmissão das informações das empresas de lucro presumido. Assim, para a coleta de informações foi feito uma pesquisa de campo, por meio de aplicação de questionário contendo questões objetivas e questões subjetivas em 30 escritórios de contabilidade na Cidade de Barreiras, Bahia. Obteve-se resposta de apenas 18 empresas, ou seja, 60% das contabilidades participaram do estudo. Quanto aos benefícios do Sped, verificou-se que os mais citados, foram: a diminuição de gastos com papel, redução de sonegação de impostos e otimização do tempo. Já quanto aos principais problemas enfrentados, os mais citados foram: falta de material para aprendizado e ausência de suporte técnico especializado. Desse modo, verifica-se que no primeiro momento a transmissão do Sped é complicada, permeada de dúvidas e desafios, muito embora ao passar do tempo, os contadores consigam enxergar seus benefícios. Assim, conclui-se que as contabilidades de Barreiras, Bahia, Brasil estão se adequando ao Sistema de Escrituração Digital. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000103
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170119.005748

OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELAS EMPRESAS DE CONTABILIDADE NA CIDADE DE BARREIRAS E OESTE DA BAHIA E SUA IMPORTANCIA PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Esta pesquisa tem como objetivo conhecer o catalogo de serviços prestados pelas empresas de contabilidade da cidade de Barreiras e Oeste da Bahia bem como, demostrar a importância dos instrumentos de análise, previsão e de controle que a contabilidade oferece, para as micro e pequenas empresas e para isso, foi realizado pesquisa bibliográfica e de campo entre as empresas de contabilidade. Sendo a contabilidade tão importante para a tomada de decisão nas grandes empresas e em geral aperfeiçoada e utilizada em seus diversos instrumentos, está também deve ser valorizada dentro das pequenas e micro empresas. A pesquisa demonstrou que entre o meio empresarial há o descumprimento dos princípios contábeis, principalmente o descumprimento do principio da entidade, fato que está ligado diretamente com o índice de mortalidade dessas empresas como também a pouca utilização dos instrumentos que a contabilidade oferece, fazendo com que muitas empresas contábeis realizem apenas os serviços exigidos pela legislação.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000098
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20170103.005731
Autor(es): 

Páginas

Subscrever Ciências Contábeis