Ciências Contábeis

APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE DE CUSTO NAS INDÚSTRIAS MOVELEIRAS DE FERNANDÓPOLIS

Contabilidade de custo é uma ferramenta contábil destinada a produzir informações para diversos níveis gerenciais e contribui na gestão empresarial, já que possui funções relevantes no planejamento, controle de dados operacionais, contábeis e financeiros e favorece a tomada de decisão. Objetivou-se mostrar a aplicabilidade da contabilidade de custo nas indústrias moveleiras de Fernandópolis para verificar sua atuação na tomada de decisões empresariais. Utilizou-se metodologia descritiva, de campo, com uso da abordagem quantitativa, com aplicação de questionário com cinco questões aos responsáveis pelos setores de custo das três indústrias moveleiras de Fernandópolis, sendo a aplicação realizada no período de julho de 2017. Os resultados obtidos com a pesquisa foram apresentados em gráficos e comprovam que 100% das indústrias participantes aplicam a contabilidade de custo e confirmam a necessidade dessa ferramenta de apoio para tomarem decisões importantes no decorrer das atividades empresariais; verificou-se que 33% das industrias utilizam apenas a contabilidade de custo na formação do preço de venda do produto, e que 67% além da utilização do cálculo para apuração custo do produto, levam também em consideração o preço oferecido pelo concorrente como informação complementar; Constatou-se ainda que as indústrias analisadas aplicam a contabilidade de custo para verificar por meio de relatórios contábeis e financeiros a rentabilidade de cada produto, analisar meios de minimizar os custos e verificar possíveis investimentos e/ou exclusões de produtos em sua linha de produção. Logo, a pesquisa confirmou a aplicabilidade da contabilidade de custo pelas indústrias moveleiras de Fernandópolis pois ambas utilizam-se dos relatórios produzidos para viabilizar a formação do preço de seus produtos e, ao mesmo tempo, minimização de custos, pois consideram as informações contábeis de custo um método de apoio para a continuidade de suas atividades, consequentemente, aplicação desta ferramenta facilita os gestores uma decisão equilibrada.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000115
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171031.006189

NOTA FISCAL PAULISTA E SEUS REFLEXOS

O Governo do Estado de São Paulo instituiu o programa de estimulo à cidadania, denominado Nota Fiscal Paulista, que foi criado pela Lei N° 12.685 de 28 de Agosto de 2007, com intuito de incentivar consumidores a exigirem do estabelecimento comercial o documento fiscal. E os que solicitar a inclusão do CPF no ato da compra, poderão escolher como receber os créditos e ainda concorrerem a prêmios em dinheiro. Assim, objetivou-se apresentar aos consumidores e estabelecimentos comerciais as funcionalidades, benefícios e penalidades (em caso de uso fraudulento) existentes no programa Nota Fiscal Paulista. Realizou-se pesquisa Descritiva de Campo, quantitativa. Amostra composta de 100 participantes, selecionadas aleatoriamente em setembro de 2017, no munícipio de Fernandópolis, SP, responderam o questionário, contendo 6 perguntas. Com os resultados nota-se que em relação ao conhecimento do programa, 52% sabem da existência do mesmo. Quanto ao cadastro da Nota Fiscal Paulista, 54% são inscritos. Já referente as solicitações da inserção do CPF, 54% afirmaram realizar tal solicitação. Sobre a existência e/ou recusa ao solicitar a Nota Fiscal Paulista em estabelecimento comercial, a maioria, 91% não apresentaram dificuldades. No que condiz à aceitação do programa, 83% responderam serem favoráveis. Sobre a opinião do maior beneficiado com o programa, 67% dos participantes acreditam que é o Estado, 30% o consumidor e, apenas, 3% as empresas. Portanto, o programa Nota Fiscal Paulista instituído pelo Estado de São Paulo, que visa gerar créditos em pecúnia aos consumidores, de fato é compreendido como favorável, já que aponta aceitação e participação da maioria dos participantes da pesquisa. Logo, benefícios são evidentes por aumentar a arrecadação de ICMS e diminuir a sonegação fiscal. Entretanto, há penalidades que são aplicadas no uso indevido do programa, tanto para o consumidor quanto as pessoas jurídicas quando não transmitem as informações ao fisco no prazo estipulado.   

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000114
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171027.006172

ESTRUTURA DE FLUXO DE CAIXA DE EMPRESAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO: O ESTUDO DE CASO DA EMPRESA NETSHOES

RESUMO

 

Há alguns anos o comércio eletrônico vem se destacando como um novo e promissor nicho de mercado, inicialmente explorado nos Estados Unidos e mais recentemente vem ganhando força e espaço no Brasil. Este artigo teve como objetivo geral identificar a estrutura de fluxo de caixa de uma empresa de comércio eletrônico e, como objetivos específicos, entender a estrutura de fluxo de caixa e conhecer os tipos de Comércio Eletrônico existentes, por meio do estudo de caso da empresa brasileira Netshoes e conhecer os números do comércio eletrônico no Brasil, com base na mais recente versão do relatório do setor, elaborado pela renomada empresa E-bit, ainda o relatório apresenta os números de e-consumidores e a evolução dos números de compras e faturamento. Para uma maior análise do balanço patrimonial da empresa, são calculados os índices de liquidez da empresa, com o objetivo de compreender como está a saúde financeira da empresa em estudo, o que foi viável, pois se trata de uma empresa de sociedade anônima, S/A.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000114
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171016.006150

O IMPACTO DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA TOP LTDA.

RESUMO

Este estudo se resumiu em apresentar o impacto causado pela desoneração da folha de pagamento e tem como objetivo testar as mudanças econômicas ocorridas em uma empresa do ramo de Construção Civil da cidade de Parnaíba-PI. A pesquisa realizou-se por meio de um estudo de caso no qual, buscou-se revelar os efeitos causados pela alteração imposta pelo Governo Federal, através da Lei nº 13.161/2015, que teve como base a Lei 12.546/2011, que trata acerca da desoneração. E, diante disso, também, pretendeu-se verificar qual a opção mais vantajosa para a empresa. Portanto, ao término deste estudo, constatou-se, no caso da empresa analisada nesta pesquisa, que foi mais vantajosa à opção de considerar o faturamento da empresa na constituição do cálculo da contribuição previdenciária, já que o mesmo é considerado baixo, resultando em uma expressiva economia em relação ao valor da contribuição.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000113
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171010.006148

CONTABILIDADE RURAL APLICADA NA GESTÃO DAS DIFICULDADES DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DO MUNICÍPIO DE FERNANDÓPOLIS/SP

A contabilidade rural é uma das técnicas contábeis aplicada para o setor agropecuário, utilizada para gerenciamento de informações, levantamento de custos e despesas, que tem a finalidade de demonstrar o lucro ou prejuízo apurado no período. Entretanto, pode ser considerada uma ferramenta que contribui para minimizar os impactos gerados pela falta de conhecimento técnico e problemas com gerenciamento e controle de produtos rurais. Desta forma objetivou-se identificar as obrigações e principais dificuldades para mostrar a contabilidade rural aplicada na gestão do interesse dos pequenos produtores rurais do município de Fernandópolis/SP. Assim realizou-se uma pesquisa de campo descritiva, exploratória de caráter quantitativa e qualitativa no mês de Julho de 2017 com aplicação de um questionário, cuja amostra foi composta por 13 produtores, correspondentes a 16% dos produtores rurais cadastrados na Cooperativa de Agricultura Familiar de Fernandópolis. Constatou-se que 69% dos pequenos produtores rurais pesquisados alegaram ter conhecimento sobre a legislação vigente e 62% noção sobre as obrigações fiscais, 54% tem acesso a informações e recursos tecnológicos, e 61% já utilizam de algumas das técnicas contábeis para controle das propriedades. Contudo 46% afirmaram ter grandes dificuldades com aplicação de preço, vendas, controle de custos e produção de mercadorias. Logo a contabilidade rural quando aplicada corretamente na gestão do interesse dos pequenos produtores pode tornar-se uma ótima opção para o gerenciamento de qualquer propriedade. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000114
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171020.006147

UMA ABORDAGEM CONCEITUAL SOBRE APURAÇÃO DE HAVERES NA PERÍCIA CONTÁBIL JUDICIAL

RESUMO

Esta pesquisa evidencia a Perícia Contábil Judicial como uma atividade, cuja importância está em seu papel enquanto recurso técnico-científico, para esclarecimentos acerca de casos onde o juiz precisará da opinião especializada de um perito contador. Tendo este trabalho apontado alguns aspectos sobre este profissional contábil, pois a pesquisa mostra que a presença de um perito contador é fundamental para a realização da perícia, também são expostos alguns conceitos a respeito do que é perito. Importante também é a apuração de haveres que fez com que o objetivo deste estudo fosse o de se apresentar bases teóricas que explicassem a relevância de se apurar os haveres em uma perícia contábil judicial, reunindo conceitos e ideias semelhantes sobre a apuração de haveres na perícia contábil, bem como, tentou-se identificar a importância da perícia contábil judicial. Para tanto, faz-se uso de uma metodologia bibliográfica, utilizando-se livros, teses, monografias, artigos científicos e pesquisas em sites voltados para assuntos contábeis, onde foi realizada uma leitura seletiva de todo esse material, separando aqueles mais significativos para a confecção deste trabalho. Desse modo, buscou-se acrescentar material referente ao tema como uma justificativa para a elaboração deste estudo, uma vez que esta disciplina é pouco difundida nos conteúdos universitários e, por isso, a pesquisa tentou apresentar informações que possam complementar trabalhos futuros. Afinal, a escassez de literaturas sobre perícia contábil resultou na problemática de porque a apuração de haveres é uma das mais importantes aplicações da perícia contábil.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000113
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171006.006144

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - MPES: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO.

RESUMO

O presente estudo teve como objetivo, evidenciar a importância do planejamento tributário para as micro e pequenas empresas - MPEs , que nos dias atuais exercem um papel de suma importância para a economia do Brasil. O planejamento tributário consiste em uma forma legal de reduzir os impostos pagos por uma empresa, com o intuito de encontrar uma alternativa lícita de diminuir gastos, diferentemente da sonegação fiscal que representa um meio ilícito de reduzir os impostos. Buscou-se descrever a importância desse tipo de planejamento; as possibilidades de redução dos gastos empresariais que o mesmo proporciona, bem como, o melhor regime de tributação para cada tipo de empresa e ainda, o importante papel do contador, como agente indispensável nesse processo de redução de despesas e maximização de lucros, sempre se utilizando da legislação para o desenvolvimento de seu trabalho e alcance de seus objetivos. Desse modo, por meio de levantamento bibliográfico acerca do tema estudado, verificou-se que o planejamento tributário é indispensável para qualquer tipo de empresa, pois com a alta carga tributária existente no Brasil, essa ferramenta poderá definir a permanência ou não dessas instituições no mercado, já que o número de empresas que fecham suas portas, por falta de um planejamento tributário adequado, é bastante significante. Ademais, a carga tributária pode ser reduzida quando se escolhe o melhor regime de tributação para cada tipo especifico de empresa, e que independentemente do tamanho, se pequeno, médio ou de grande porte, é através do planejamento tributário que se obtém as maiores chances de sucesso e crescimento em suas respectivas áreas.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000113
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171006.006143

TRANSPARÊNCIA E CONTROLE DE GASTOS PÚBLICOS: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES, VEREADORES E CONTADORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAÍBA – PI.

RESUMO

A falta de informações confiáveis e suficientes leva a sociedade a ter dificuldade em avaliar a conduta dos gestores públicos. A escolha dos governantes através das eleições vem sendo observada quanto a sua eficácia, como mecanismo que possa garantir o trabalho em função dos interesses da coletividade por parte dos eleitos. Isso reforça a importância do acesso às informações. Esta medida visa contribuir positivamente para o aumento da transparência dos Gastos Públicos e cria possibilidades de uma maior participação popular, levando em consideração o conhecimento do profissional contábil, que é peça fundamental nesse processo Gerencial. A publicidade na aplicação dos recursos públicos é um dos pilares que motivou a criação da Lei Complementar (LC) nº 101/00, com adendo a LC 131/09, que combinada com a Lei n° 4320/64, e tem como um dos principais objetivos promover a transparência na aplicação do dinheiro público, para melhor satisfazer as necessidades da sociedade. A Câmara Municipal de Parnaíba – PI tem a missão de criar leis e fiscalizar o poder executivo, mantendo-se na postura de órgão de controle. Nesse contexto, o objetivo principal da pesquisa é diagnosticar as ferramentas/métodos, utilizados nos mecanismos de Transparência e Controle, adotados pelo Poder Legislativo e, apresentar as diretrizes complementares baseadas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a serem seguidas pelos gestores (Presidente da Câmara e Tesoureiro), Vereadores e Contadores, na implantação desse novo processo de divulgação das contas públicas. A metodologia utilizada neste trabalho foi constituída de pesquisas bibliográficas e documentais na Câmara Municipal de Parnaíba - PI, tendo sido aplicadas entrevistas com os profissionais da área contábil, controlador interno, gestores e vereadores, além da observação in loco no ente. A pesquisa evidenciou que a Câmara Municipal de Parnaíba – CMP – PI, não fornece dados ao Portal da Transparência com tempestividade, com uma linguagem compreensível para atender o considerado cidadão comum e nem utiliza um site próprio com informações para acompanhamento da sociedade. Verificou-se inexistência de Jornal impresso da CMP/PI, contendo inclusive seus relatórios exigidos pela LRF, Audiências Públicas, Prestação de Contas dos Vereadores, visando atender a transparência do Ente. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000113
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171006.006137

CONTABILIDADE AMBIENTAL: A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES /CONTADORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO

RESUMO

A partir da necessidade de cuidar do meio ambiente, a Contabilidade Ambiental é uma ferramenta de mensuração que, em termos econômicos, auxilia na tomada de decisão dos gestores. Portanto, se faz necessário mensurar as informações relativas ao meio ambiente, para que o gestor possa agir corretamente na tomada de decisão. Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos docentes/contadores do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Piauí – Campus Ministro Reis Velloso sobre a contabilidade ambiental e como esse tema tem sido inserido nas suas atividades acadêmicas. A metodologia tem enfoque na pesquisa bibliográfica e de campo, com conceitos que abordam a contabilidade ambiental e foi realizado um levantamento sobre a percepção dos docentes/contadores sobre o tema, abordando a sua relevância e impactos na sociedade. A coleta de dados foi aplicada no período de 15 a 19 de fevereiro de 2016, com 5 docentes vinculados ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Piauí Campus Ministro Reis Velloso. O questionário era constituído de 7 questões abertas e fechadas a respeito da visão dos docentes/contadores sobre a Contabilidade Ambiental, sua importância, se ele já aplicou a Contabilidade Ambiental, os impactos causados, quais ações devem ser implementadas após a Contabilidade Ambiental, entre outas. Concluímos que os docentes/contadores da Universidade Federal do Piauí – Campus Ministro Reis Velloso, têm uma visão positiva de sobre a Contabilidade Ambiental e que tem uma visão aproximada entre a relação contabilidade, meio ambiente e ações que envolvam questões socioambientais da comunidade que envolve a empresa.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000113
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171002.006134

PLANEJAMENTO CONTÁBIL TRIBUTÁRIO COMO FERRAMENTA PARA REDUÇÃO LEGAL DOS TRIBUTOS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA AS EMPRESAS.

RESUMO
Este trabalho tem por finalidade realizar uma análise bibliográfica sobre as vantagens de se
optar pela forma de tributação mais adequada ao ramo de atividade de uma empresa através
de um bom planejamento tributário, com o objetivo de minimizar os custos através da redução
os impostos, o que deverá refletir positivamente nos resultados da mesma. Este estudo visa
demonstrar os benefícios que um correto enquadramento no regime tributário pode
representar em uma gestão empresarial. Observa-se um enorme desconhecimento por parte de
empresários e até mesmo dos próprios contadores diante da legislação tributária, o que acaba
por causar erros na definição da escolha tributária, gerando assim valores desnecessários e
estes por sua vez, podem colocar em risco a própria existência da empresa. Portanto, serão
utilizadas pesquisas de métodos explicativos, através de livros e sites que dizem respeito ao
assunto. Conclui-se que a importância do planejamento contábil tributário como fundamental
instrumento empresarial para competir em ambiente globalizado e exige também a presença
dos atos e fatos registrados pela contabilidade para auxiliar o empresário nas tomadas de
decisões.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000113
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171002.006133

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