Ciências Contábeis

AUDITORIA OPERACIONAL DOS PROCESSOS DE FATURAMENTO E DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PELA RÁDIO OESTE, AO SETOR PÚBLICO FEDERAL.

No desenvolvimento deste artigo serão apresentados o conceito e definições de Auditoria, bem como os tipos de auditoria, com o enfoque sobre a auditoria operacional. Dentre os objetivos, a intenção é aprimorar os processos de faturamento da prestação de serviço pela Rádio Oeste ao Setor Público Federal e gerar novos conhecimentos para aqueles que tenham acesso a este, bem como para o pesquisador e para a empresa analisada. O levantamento dos dados foi realizado por meio de entrevistas abertas, com os responsáveis pela OPEC e faturamento no financeiro, para averiguação do fluxo dos processos de faturamento atuais. Com isto foi realizado o mapeamento dos processos utilizados, por meio da observação documental, e apresentação de seu fluxograma, além da criação de um novo fluxograma das atividades com as adequações necessárias. A auditoria operacional, na perspectiva proposta neste artigo, atua como uma ferramenta de controle, e coopera para a otimização do funcionamento de todos os setores da empresa envolvidos no processo de faturamento.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000108
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170712.006004

ESTUDO DAS DEMONSTRAÇÃO E INDICADORES CONTÁBEIS DAS LOJAS RENNER S.A.

Para entender essa dinâmica patrimonial, as organizações têm como importante ferramenta as demonstrações contábeis, também chamados de demonstrações financeiras ou relatórios contábeis, que são resumos emitidos por um sistema contábil levando em consideração um conjunto de regras.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000109
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170725.005987

A HISTÓRIA FINANCEIRA DO MUNDO: A ASCENSÃO DO DINHEIRO

A ascensão do dinheiro: a história financeira do mundo, de Niall Ferguson. O documentário está dividido em seis episódios. Cada episódio discorre sobre fatos históricos que mostram a ascensão e declínio do dinheiro, fatos explicados por ações financeiras, descrevendo desde o surgimento histórico até os dias atuais, composto de grandes mudanças, porém preservando os princípios.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000108
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170609.005955

A AÇÃO DO CONTROLE INTERNO EM LICITAÇÕES EM UM BATALHÃO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO

O presente trabalho aborda o Controle Interno, concernente ao processo licitatório, como forma de analisar criticamente os métodos de controle interno para a minimização de erros e desperdícios no processo licitatório na modalidade pregão no 4º Batalhão de Engenharia de Construção, tendo em vista o cumprimento dos atuais objetivos da contabilidade. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo conhecer e compreender a importância do controle interno implantado em um Batalhão de Engenharia de Construção nos processos de licitação. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo referente a controle interno a fim de aprimorá-lo, sendo realizada também uma pesquisa exploratória com questionários compostos de perguntas abertas e fechadas com os chefes de seções específicas dos setores de licitação e controle interno do Batalhão. E também com base na fundamentação teórica, esse artigo discorre as fases e procedimentos da auditoria interna preventiva em licitações. Concluindo assim que os procedimentos de Controle ainda requerem avaliações para o monitoramento diário da execução do processo licitatório, identificando situações que divergem dos procedimentos corretos e comprometam as metas estabelecidas.

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000104
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170209.005817

OS PARÂMETROS PARA TOMADA DE DECISÃO DO GESTOR PÚBLICO MUNICIPAL

Com o objetivo de analisar os parâmetros que podem ser adotados para tomada de decisão do gestor público municipal, o trabalho aqui apresentado faz uma abordagem sobre os critérios que os gestores do município poderiam adotar para planejar e deliberar no seu governo. Tem a intenção de investigar quais os indicadores socioeconômicos poderiam compor a base de dados para o planejamento e execução das políticas públicas municipais. Utiliza o método dedutivo, natureza básica, caráter exploratório e abordagem qualitativa. A pesquisa aponta que existem indicadores sociais, ambientais e econômicos que podem dar suporte à elaboração e execução de políticas públicas que subsidiem as ações dos gestores públicos com mais efetividade.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000104
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170125.005798

CONTROLE INTERNO, UMA AUDITORIA INTERNA COMO INSTRUMENTO DE REDUÇÃO DE ERROS E DESPERDÍCIOS NO PROCESSO DE LICITAÇÃO DE UM BATALHÃO DE ENGENHARIA CONSTRUÇÃO

O presente trabalho aborda o Controle Interno concernente ao processo licitatório, como forma de corrigir e diminuir os erros praticados durante as aquisições de produtos por parte do setor público. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo conhecer e compreender a importância da auditoria interna em licitações nos órgãos públicos. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica referente a controle interno, auditoria e licitações, a fim de aprofundar o conhecimento de suas finalidades e aplicabilidade nas auditorias internas em licitações. Com base na fundamentação teórica, esse artigo discorre as fases e procedimentos da auditoria interna preventiva em licitações, suscitando que a mesma tem por objetivo a fiscalização dos procedimentos licitatórios na fase interna, servindo tanto para levantar problemas e erros, quanto à prevenção e orientação aos Gestores Públicos do Batalhão de Engenharia de Construção no qual foi feita uma pesquisa para acompanhar as rotinas dos processos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000094
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161226.005763

ANÁLISE DE CUSTOS COMO FERRAMENTA PARA TOMADA DE DECISÃO NO SETOR INDUSTRIAL

RESUMO

Esta pesquisa qualifica-se como bibliográfica, as observações definiram como escopo, analisar a importância da análise de custos para a tomada de decisão nas empresas do setor industrial, levando em consideração os custos como uma ferramenta essencial ao processo de gerenciar negócios; a escolha justifica-se pela curiosidade de estudar os custos como fator influenciador no processo decisório. Deseja-se analisar com este trabalho a relação entre custos e decisão. Com o resultado obtido, pretende-se levantar informações relevantes quanto à formação de todo processo de tomada de decisão na indústria. A relevância deste estudo sistematiza-se em duas vertentes: estabelecer uma fonte de informações relevantes voltadas para o beneficiamento de toda a sociedade, com particularidade, a acadêmica, com assuntos pertinentes a contabilidade de custos. Procedeu ainda um levantamento bibliográfico sobre a questão em estudo; nesse aspecto, as averiguações desenvolveram-se em uma perspectiva descritiva. Obteve como resultado de pesquisa a relação entre análise de custos e tomada de decisão no setor industrial, onde a tomada de decisão torna-se favorável quando há um planejamento de todo processo produtivo na tentativa de maximizar receita e minimizar os gastos. Em presença deste contexto, sugere como imprescindível tanto para a organização como para o gerente que trabalhem extremamente em cima de buscar conhecer a importância da contabilidade de custos como instrumento auxiliar para a administração na tomada de decisão para melhor desenvolvimento do negócio, podendo aproveitar-se  dos conhecimentos teóricos e práticos das análises de custos no aperfeiçoamento contínuo da cúpula gestora frente às novas perspectivas empresariais.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000103
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170119.005758

CONTABILIDADE RURAL NO SETOR AGRÍCOLA DOS PRODUTORES DE SOJA NO OESTE BAIANO

               Este estudo visa demonstrar a importância da Contabilidade Rural no setor agrícola dos produtores de soja no oeste baiano. Que permite, por meio das informações contábeis, o planejamento e o controle orçamentário de suas atividades agrícola na tomada de decisões, além de contribuir com bons resultados na produção. Essas informações contábeis são indispensável para o produtor rural pessoa jurídica na hora de planejar a diversificação de culturas e a modernização do seu setor. Constatou-se quem a Contabilidade Rural é uma ferramenta menos utilizada pelos produtores na cidade de Barreiras-BA. E quando utilizada só fazem o uso por obrigações fiscais e tributarias. A pesquisa demonstrou o desconhecimento e o pouco interesse dos produtores rurais em utilizar a Contabilidade como ferramenta para auxiliar a tomada de decisões. Por último, este trabalho vem contribuir para desencadear uma profunda discussão sobre a contabilidade na área rural, contribuindo, assim, para motivar o debate das potencialidades e desafios dessa dinâmica ferramenta

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000094
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161221.005755

SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL (SPED): DIFICULDADES E BENEFÍCIOS PARA CONTABILIDADES DE BARREIRAS-BA NO PROCESSO DE TRANSMISSÃO DAS INFORMAÇÕES2

RESUMO

O Sistema Público de Escrituração Digital surgiu da necessidade de unificação de todas as informações que os contribuintes repassam ao fisco. Desse modo, torna-se necessário investigar os impactos da implantação do sistema público de escrituração digital e os seus reais benefícios. Nessa perspectiva, o presente trabalho, objetivou analisar como escritórios de contabilidade estão se adequando ao SPED para fins de transmissão das informações das empresas de lucro presumido. Assim, para a coleta de informações foi feito uma pesquisa de campo, por meio de aplicação de questionário contendo questões objetivas e questões subjetivas em 30 escritórios de contabilidade na Cidade de Barreiras, Bahia. Obteve-se resposta de apenas 18 empresas, ou seja, 60% das contabilidades participaram do estudo. Quanto aos benefícios do Sped, verificou-se que os mais citados, foram: a diminuição de gastos com papel, redução de sonegação de impostos e otimização do tempo. Já quanto aos principais problemas enfrentados, os mais citados foram: falta de material para aprendizado e ausência de suporte técnico especializado. Desse modo, verifica-se que no primeiro momento a transmissão do Sped é complicada, permeada de dúvidas e desafios, muito embora ao passar do tempo, os contadores consigam enxergar seus benefícios. Assim, conclui-se que as contabilidades de Barreiras, Bahia, Brasil estão se adequando ao Sistema de Escrituração Digital. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000103
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170119.005749

SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL (SPED)

RESUMO

O Sistema Público de Escrituração Digital surgiu da necessidade de unificação de todas as informações que os contribuintes repassam ao fisco. Desse modo, torna-se necessário investigar os impactos da implantação do sistema público de escrituração digital e os seus reais benefícios. Nessa perspectiva, o presente trabalho, objetivou analisar como escritórios de contabilidade estão se adequando ao SPED para fins de transmissão das informações das empresas de lucro presumido. Assim, para a coleta de informações foi feito uma pesquisa de campo, por meio de aplicação de questionário contendo questões objetivas e questões subjetivas em 30 escritórios de contabilidade na Cidade de Barreiras, Bahia. Obteve-se resposta de apenas 18 empresas, ou seja, 60% das contabilidades participaram do estudo. Quanto aos benefícios do Sped, verificou-se que os mais citados, foram: a diminuição de gastos com papel, redução de sonegação de impostos e otimização do tempo. Já quanto aos principais problemas enfrentados, os mais citados foram: falta de material para aprendizado e ausência de suporte técnico especializado. Desse modo, verifica-se que no primeiro momento a transmissão do Sped é complicada, permeada de dúvidas e desafios, muito embora ao passar do tempo, os contadores consigam enxergar seus benefícios. Assim, conclui-se que as contabilidades de Barreiras, Bahia, Brasil estão se adequando ao Sistema de Escrituração Digital. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000103
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170119.005748

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