Ciências Humanas

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O LUGAR DA MATA CILIAR NO CONTEXTO ESCOLAR

Acreditando na importância da mata ciliar para a sobrevivência e qualidade das águas dos rios e córregos, e então, na sobrevivência da humanidade, é urgente que se faça um trabalho de educação, no sentido de sensibilizar a comunidade em geral para ações de recuperação de áreas antropizadas. Este texto só é resultado do que a pesquisa realizada dentro de projetos sobre meio ambiente dentro de  uma escola Pública no Município de Novo Horizonte do Norte-MT e nos evidencia. Nossos objetivos estavam voltados em compreender como os educadores estavam abordando a Educação Ambiental nos anos iniciais, tendo como objeto de foco a Mata Ciliar. A investigação nos evidenciou que os professores da área de (Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas e Sociais), trabalham a Educação Ambiental em sala de aula e os professores da área de linguagens, códigos e suas Tecnologias quase não trabalham essa temática em sala de aula. Nosso interesse em pesquisar sobre esse tema se deu pelo fato de estarmos preocupados com tanta destruição, o homem já destruiu tanto a natureza e agora está destruindo as margens dos rios e córregos, e isso nos deixa muito preocupada.

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000117
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171207.006278
Área do Conhecimento: 

IDENTIDADE NEGRA, COMUNIDADES QUILOMBOLAS E A ESCOLA: TECENDO FIOS, DESVENDANDO TRAMAS!

O tema desta dissertação é a relação entre escola e a construção de identidade étnica de uma comunidade rural [o sítio Domingos Ferreira] pertencente ao município de Tavares, no interior da Paraíba, Brasil. Buscou-se averiguar como a escola de ensino infantil e fundamental “José Nascimento”, situada no sítio Domingos Ferreira - município de Tavares/Estado da Paraíba - vem se colocando frente ao processo de reconhecimento da comunidade em questão,enquanto uma comunidade remanescente de quilombolas. A pesquisa foi norteada pelas seguintes questões: Se a escola tem participado deste processo de reconhecimento? Que formas esta participação tem assumido? Quais os desafios que a escola tem encontrado na implementação de sua participação? Quais os resultados efetivos desta participação, ou, em outras palavras, qual a efetividade das ações implementadas? Como se percebe, a temática se insere na discussão sobre identidade cultural e multiculturalismo na escola, as quais vêm ganhando expressividade não apenas no âmbito educativo, mas no cenário público geral como consequência da emergência de novos sujeitos sociais, cujas demandas têm sido expressas a partir de um processo que antropólogos e outros cientistas sociais vêm denominando de reconversões identitárias ou etnogênese. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, amparada no método etnográfico.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000117
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171129.006267
Área do Conhecimento: 

UMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Neste presente trabalho iremos abordar a educação na contemporaneidade, com ênfase nas questões do construtivismo e tradicionalismo, juntamente com os acontecimentos relacionados às transformações educacionais, culturais e sociológicas.

Partindo de conceitos transmitidos em função de problemas adquiridos como, por exemplo: a educação era somente para classe dominante, que visava à mão de obra, para formatar o cidadão em cima do que lhes era necessário.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000116
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171129.006261
Área do Conhecimento: 

REFLEXÕES DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS: O OLHAR DO PEDAGOGO/A NA FORMAÇÃO SOCIAL DOS SEUS EDUCANDOS

O objetivo deste estudo é refletir sobre o ensino/aprendizagem da matéria de Ciências, destacando o olhar dos/as pedagogos/as sobre essa temática. A pesquisa foi realizada com os/as docentes egressos da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Juara – UNEMAT, que atuam nas escolas públicas do município de Juara/MT. Atualmente o ensino das Ciências tem ocupado lugar de destaque para a formação dos indivíduos. Ao refletimos sobre a constante transformação pela qual o mundo vem passando, aumenta a necessidade de informações e conhecimentos da matéria de ciências por parte dos indivíduos para que possam atuar de maneira satisfatória na sociedade. Neste contexto, se faz necessário/a docente ministrar a princípio conteúdos que estejam presentes no contexto social dos/as educandos/as, e aos poucos lhes apresentar novos conhecimentos científicos antes desconhecidos por eles/as, ou seja, os/as instigando a ser um/a pesquisador/a. Sendo assim, os/as oportunizando a refletir que no conhecimento cientifico não existe uma única verdade, é por meio de pesquisas que são descobertos novos conhecimentos, novas verdades, que pode ser anulada a qualquer momento. Os dados da pesquisa foram coletados por meio das narrativas escritas, de dois docentes. Diante disso, essa pesquisa tem como intuito enfatizar a importância da matéria de ciência na formação do indivíduo para uma consciência crítica e reflexiva de como sua ação interfere no meio em que vive, tendo como o foco um/a pedagogo/a, como formador desses sujeitos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000116
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171129.006260
Área do Conhecimento: 

EXPERIÊNCIAS PROPICIADAS PELO ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR

O presente artigo vem apresentar como acontece o trabalho de gestão em uma creche no município de Juara/MT. Foi a partir das experiências de estágio que a tessitura deste artigo foi concluída. A universidade propicia estas vivencias nos mais diversos setores da educação, e esta experiência propiciada pelo curso de Pedagogia na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT nos fez compreender como estas atividades vinculadas a gestão escolar acontece e como esse processo é trabalhado dentro da unidade escolar, partindo sempre do principio da Gestão Democrática. Para a conclusão deste trabalho nos reportamos aos documentos norteadores da Instituição.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Nº Certificado: 
20171129.006259
Área do Conhecimento: 

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL E O SEU CONTEXTO ESCOLAR

A preocupação básica desse estudo é refletir sobre o papel das dificuldades de aprendizagens no contexto escolar dos educandos, diante da relação professor/aluno e ensino/aprendizagem, relações que são in dispensáveis para o êxito no processo educacional. Este artigo tem o objetivo de analisar as dificuldades de aprendizagem e a forma como estas interferem no aprendizado, para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como CRUZ (1999), KIRT (1962) e LEITE (2012), entre outros, procurando refletir sobre os aspectos inerentes às dificuldades de aprendizagem. Concluiu-se que O ato pedagógico para alunos com problemas de aprendizagem deve ser diversificado, bem planejado e executado de acordo com a situação que estamos lidando.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000116
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171122.006230
Área do Conhecimento: 

UM BREVE OLHAR SOBRE O PASSADO E O PRESENTE DO POVOADO DE SANTA FÉ, EM PASTOS BONS (MA-BRASIL)

Este trabalho tem como objetivo apresenta um breve histórico da ocupação do povoado de Santa Fé, situado no município de Pastos Bons (MA), tentando esclarecer quem seriam seus possíveis fundadores e fazendo um levantamento sucinto de seu desenvolvimento desde suas origens, na primeira metade do século XX até o começo do século XXI e os movimentos econômicos relativos à localidade. Os dados foram selecionados com base nos relatos orais de diversos moradores do povoado que foram entrevistados e também a partir das observações in loco do pesquisador no período compreendido entre 27/12/2016 e 01/01/2017.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000116
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171122.006183
Área do Conhecimento: 

A PSICOLOGIA NA RESSOCIALIZAÇÃO PRISIONAL

O presente artigo pretende demonstrar a importância da psicologia na ressocialização prisional. O psicólogo no contexto prisional com uma atuação diferenciada do que sempre foi historicamente, pois, sabe-se que essa área está exigindo atividades mais marcantes e mais significantes para a pessoa presa, percebe-se, portanto, a necessidade de um estudo mais criterioso nas formas de atuação buscando realmente fazer a diferença em todos os aspectos que lhe forem acometidos, tentando sempre ir além do normal, do simples e do insignificante. O trabalho do psicólogo dentro do sistema prisional é indispensável tendo em vista que sua atuação é voltada para a garantia dos direitos humanos, priorizando a autonomia do sujeito e procurando fazer com que a LEP seja efetuada de fato para que se possa ter um resultado satisfatório.

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000114
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171027.006178
Área do Conhecimento: 

AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM UNIVERSO A SER EXPLORADO.

Reconhecendo a importância de dialogar com todos seguimentos sociais sobre a temática que envolve indiscutivelmente, também, a condição da mulher na sociedade, e também, a partir de nossa experiência na Educação Infantil, sentimos a necessidade de pesquisar sobre as Relações de Gênero na Educação Infantil durante a graduação em Pedagogia, originando nosso Trabalho de Conclusão do Curso. Para este texto, apresentamos fragmentos de nosso T.C.C produzido neste ano de 2015, e que parte de algumas reflexões e apontamentos que julgamos necessários diante do contexto atual que discrimina, silencia, exclui dos espaços sociais, violenta e assassina todos os dias mulheres brasileiras pelo simples fato de “serem mulheres”. O texto apresenta um breve retrospecto sobre a condição da mulher na sociedade a partir do século XIX e a discussão sobre conceitos como: Gênero, identidade de Gênero, e relações de Gênero. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000114
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171020.006170
Área do Conhecimento: 

A CAFEICULTURA MODERNA EM PATROCÍNIO/MG: DO LOCAL AO GLOBAL

O presente texto objetiva analisar as principais relações socioeconômicas que envolve a produção de café em Patrocínio, Minas Gerais, destacando os aspectos de produção, circulação e expansão dessa atividade agrícola para o mercado nacional e global. Metodologicamente, baseia-se em pesquisas teórica e documental. A primeira analisará conceitos como modernização da agricultura, agricultura científica globalizada e logística, presentes em Frederico (2014), Pereira (2014) e Santos (1993); a segunda coletará informações e dados estatísticos da cafeicultura local junto ao IBGE e CONAB. Por fim, almeja destacar a inserção de Patrocínio no mercado global mediante a cafeicultura moderna e como esta tem transformado espacialmente essa localidade, assim como as práticas agrícolas.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000114
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171018.006166
Área do Conhecimento: 

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