Ciências Humanas

A CAFEICULTURA MODERNA EM PATROCÍNIO/MG: DO LOCAL AO GLOBAL

O presente texto objetiva analisar as principais relações socioeconômicas que envolve a produção de café em Patrocínio, Minas Gerais, destacando os aspectos de produção, circulação e expansão dessa atividade agrícola para o mercado nacional e global. Metodologicamente, baseia-se em pesquisas teórica e documental. A primeira analisará conceitos como modernização da agricultura, agricultura científica globalizada e logística, presentes em Frederico (2014), Pereira (2014) e Santos (1993); a segunda coletará informações e dados estatísticos da cafeicultura local junto ao IBGE e CONAB. Por fim, almeja destacar a inserção de Patrocínio no mercado global mediante a cafeicultura moderna e como esta tem transformado espacialmente essa localidade, assim como as práticas agrícolas.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000114
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171018.006166
Área do Conhecimento: 

TRANSFORMAÇÕES NO CERRADO: MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA E OS COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS

A intenção deste escrito é a de reunir as principais concepções acerca dos conceitos de modernização, agroindústria e complexos agroindustriais, e a partir destas tecer algumas considerações sobre a modernização do cerrado. Para tanto lançou-se mão do feitio de uma revisão teórica. Foram consultados os seguintes autores: Berman (1986), Castilho (2010), Davis (1957), Faoro (1992), Graziano da Silva (1991), Harvey (1993), Marafon (1998), Mazzali (2000), Müller (1989), Page (1996), Pires e Ramos (2009) e Ribeiro (2003).

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000114
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171018.006164
Área do Conhecimento: 

CONSUMIR PARA SER: REFLEXÕES SOBRE CONSUMO E ADOLESCÊNCIA A PARTIR DE PRÁTICA DE EXTENSÃO

O projeto de extensão “Consumo e identidade na adolescência” contemplado pelo PAEx/UEMG e realizado ao longo de 2016, é vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Estadual de Minas Gerais – unidade Ituiutaba e objetivou discutir com o público adolescente sobre influências sofridas na construção da identidade e no processo de consumo. A justificativa centra-se em dois pilares: a extensão enquanto uma ferramenta de desenvolvimento para a formação do aluno de graduação e a relevância do tema proposto diante da realidade social dos adolescentes.  O excessivo consumo é parte importante da realidade social da contemporaneidade e, por isso, faz-se urgente a promoção de reflexões sobre as práticas consumistas entre os jovens na tentativa de conscientizá-los sobre o quanto sua formação identitária é marcada pela necessidade de inserção num grupo de consumo. O projeto atingiu uma escola pública e uma escola privada de Ituiutaba. Ao todo, dezenove turmas de ensino médio foram atingidas. Três encontros com oficinas lúdicas foram realizados em cada turma e, em cada encontro, abordou-se principalmente um tipo específico de consumo: produtos/marcas, tecnológico e ideológico e, por último, o consumo de substâncias psicoativas. O bom envolvimento com as atividades e as falas levantadas em cada oficina demonstraram que, de forma geral, os adolescentes conseguiram pensar de forma crítica sobre as próprias escolhas de consumo. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000112
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170928.006125
Área do Conhecimento: 

DIFICULDADES DO FAMILIAR-CUIDADOR DE IDOSO COM ALZHEIMER: REFLEXÕES A PARTIR DE REVISÃO SISTEMÁTICA

Estudo de revisão sistemática de literatura com o objetivo de realizar um levantamento da produção bibliográfica na base de dados Scielo dos últimos cinco anos a respeito da doença de Alzheimer e suas implicações no contexto familiar, a fim de verificar o caráter de tais publicações e discutir a respeito do papel do familiar-cuidador e suas dificuldades. Para realização da pesquisa foram cruzados os descritores “Alzheimer” e “família” e encontrados dezesseis trabalhos na base de dados Scielo, dos quais três não foram utilizados por não corresponder aos critérios de inclusão desta pesquisa. Quanto ao caráter das publicações, não se verificou diferenças significativas quanto à preferência pela metodologia. Um dado relevante é que apenas um dos artigos foi publicado por profissionais graduados em Psicologia propriamente, sendo a maioria dos trabalhos publicado por profissionais da enfermagem. Os resultados apontaram que os desafios e dificuldades mais recorrentes do familiar-cuidador estão relacionados ao desgaste físico, mental e emocional e que a responsabilidade recai, principalmente, sobre um dos membros da família, sendo predominante do sexo feminino, assim como aponta a atual literatura. Conclui-se que são muitos os desafios do familiar-cuidador, pois a intensificação do convívio com o idoso portador da Doença de Alzheimer traz impactos a nível mental, emocional e social, desse modo, torna-se imprescindível a preparação de equipes multiprofissionais para auxiliar estes indivíduos na reorganização do contexto familiar.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000112
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170925.006123
Área do Conhecimento: 

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A preocupação básica desse estudo é refletir sobre o papel das dificuldades de aprendizagens no contexto escolar dos educandos, diante da relação professor/aluno e ensino/aprendizagem, relações que são in dispensáveis para o êxito no processo educacional. Este artigo tem o objetivo de analisar as dificuldades de aprendizagem e a forma como estas interferem no aprendizado, para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como CRUZ (1999), KIRT (1962) e LEITE (2012), entre outros, procurando refletir sobre os aspectos inerentes às dificuldades de aprendizagem. Concluiu-se que O ato pedagógico para alunos com problemas de aprendizagem deve ser diversificado, bem planejado e executado de acordo com a situação que estamos lidando.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000112
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170919.006117
Área do Conhecimento: 

MERCOSUL EDUCACIONAL

O presente artigo tem como objetivo a discussão das atuais políticas educacionais brasileiras e as ações educacionais propostas para o Mercosul – Mercado Comum do Sul como um projeto de integração e sua proposta já vem dando sinais de que isto é possível é imprescindível considerar que o Mercosul é uma realidade desafiante e os aspectos favoráveis e desfavoráveis de sua implementação estão presentes no processo, então, há necessidade de rever, construir e/ou reconstruir caminhos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000112
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170919.006116
Área do Conhecimento: 

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ETEC BASÍLIDES DE GODOY: UM MECANISMO DE MELHORIA CONTÍNUA

Essa pesquisa ocupou-se em estudar de modo qualitativo o Projeto Político Pedagógico - PPP da Escola Técnica Estadual Basílides de Godoy, instituição de ensino técnico do Estado de São Paulo onde o autor é professor, referenciado para o ano de 2017, com base no Planejamento Plurianual de Gestão (PPG, 2017-2021). O panorama é estudar a melhoria contínua do PPP dentro do processo evolutivo do PPPG, indicando ações de caminhos para a melhoria contínua, dentro de um caráter mais concreto que permita, de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplicá-lo a situações particulares, com esse trabalho de conclusão de curso, pretende monitorando o perfil da unidade de ensino conforme a sua realidade local e apresentando uma ferramenta da qualidade que contribua para a melhoria contínua dos processos da escola em estudo. De acordo com Barreto (2008), este trabalho tem como base um estudo qualitativo, tendo como base a geração de conhecimento aprofundando o acontecimento, com as dimensões estabelecidas por um problema ou tema, que represente um número restrito de participantes. Essa abordagem fundamenta-se no emprego do Ciclo PDCA para melhoria contínua da qualidade da gestão nessa instituição de ensino.

Tipo de Trabalho: 
Monografia
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000111
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170914.006105
Área do Conhecimento: 

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA O FORTALECIMENTO DA ETEC JARAGUÁ

Esse trabalho de pesquisa ocupou-se em estudar de modo empírico o Projeto Político Pedagógico - PPP da Escola Técnica Estadual Jaraguá, onde a autora é diretora, referenciado para o ano de 2017, com base no Planejamento Plurianual de Gestão (PPG, 2017-2021). O cenário é o atendimento ao objetivo de estudar a interação e a participação do grupo escolar na preparação, constituição e desenvolvimento do PPP, na identificação e relato das dificuldades evidenciadas pelos membros da comunidade escolar e os desafios em sua concepção, indicando as opções de caminhos para a elaboração, da estratégia fortalecida. O método utilizado teve como base a pesquisa qualitativa que segundo Barbato (2008), objetiva gerar conhecimento aprofundado de um acontecimento, as dimensões estabelecidas por um problema ou tema, que represente um número restrito de participantes. Ficou evidenciada a participação democrática da comunidade escolar na elaboração do Plano Político Pedagógico, a fim da obtenção de práticas pedagógicas positivas dentro das unidades de ensino.

Tipo de Trabalho: 
Monografia
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000111
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170914.006104
Área do Conhecimento: 

METODOLOGIA PARA ESTUDO DA RELIGIÃO NA SENEGÂMBIA E UM ESTUDO DE CASO DOS BIAFADAS

O presente artigo tem como objetivo apresentar e problematizar as metodologias utilizadas pelo historiador para compreender as religiões africanas identificadas na Senegâmbia. Em um segundo momento, pretendo apresentar um estudo de caso dos biafadas, povos encontrados na Costa da Guiné, e delinear suas características políticas, comerciais, sua organização social e religiosidade partindo de relatos dos viajantes europeus e da historiografia para África.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000111
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170913.006099
Área do Conhecimento: 

VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIA E PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE.

O objetivo desde trabalho trata-se da observação e intervenção em ambiente escolar na educação Infantil, no que diz respeito à estrutura física, a administração, a organização do espaço para as atividades pedagógicas, planejamento e metodologia adotada para a prática pedagógica, como também a prática docente com as crianças. Essa pesquisa nos possibilitam, por em pratica a teoria vivenciada na nossa formação acadêmica , dando a oportunidade de conhecer as crianças, sua rotina escolar, participar e compreender a realidade que estão inseridas na sociedade, relacionando a teoria e a prática, podemos perceber a importância de elaborar atividades significativas e possibilitar as crianças a interação, a aprendizagem, sendo necessário um professor criativo, afetivo, dinâmico que respeite as individualidades de cada criança.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000112
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170915.006098
Área do Conhecimento: 

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