Contabilidade Geral

A HISTÓRIA FINANCEIRA DO MUNDO: A ASCENSÃO DO DINHEIRO

A ascensão do dinheiro: a história financeira do mundo, de Niall Ferguson. O documentário está dividido em seis episódios. Cada episódio discorre sobre fatos históricos que mostram a ascensão e declínio do dinheiro, fatos explicados por ações financeiras, descrevendo desde o surgimento histórico até os dias atuais, composto de grandes mudanças, porém preservando os princípios.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000108
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170609.005955

SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL (SPED): DIFICULDADES E BENEFÍCIOS PARA CONTABILIDADES DE BARREIRAS-BA NO PROCESSO DE TRANSMISSÃO DAS INFORMAÇÕES

RESUMO

O Sistema Público de Escrituração Digital surgiu da necessidade de unificação de todas as informações que os contribuintes repassam ao fisco. Desse modo, torna-se necessário investigar os impactos da implantação do sistema público de escrituração digital e os seus reais benefícios. Nessa perspectiva, o presente trabalho, objetivou analisar como escritórios de contabilidade estão se adequando ao SPED para fins de transmissão das informações das empresas de lucro presumido. Assim, para a coleta de informações foi feito uma pesquisa de campo, por meio de aplicação de questionário contendo questões objetivas e questões subjetivas em escritórios de contabilidade na Cidade de Barreiras, Bahia. Obteve-se resposta de apenas 18 empresas, ou seja, 60% das contabilidades participaram do estudo. Quanto aos benefícios do Sped, verificou-se que os mais citados, foram: a diminuição de gastos com papel, redução de sonegação de impostos e otimização do tempo. Já quanto aos principais problemas enfrentados, os mais citados foram: falta de material para aprendizado e ausência de suporte técnico especializado. Desse modo, verifica-se que no primeiro momento a transmissão do Sped é complicada, permeada de dúvidas e desafios, muito embora ao passar do tempo, os contadores conseguem enxergar seus benefícios. Assim, conclui-se que as contabilidades de Barreiras, Bahia, Brasil estão se adequando ao Sistema de Escrituração Digital.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000101
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170117.005677

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA A CONTINUIDADE DE UMA MICROEMPRESA NO RAMO DO COMÉRCIO ALIMENTÍCIO DE BARREIRAS – BA.

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: ferramenta indispensável para a continuidade de uma microempresa no ramo do comércio alimentício de Barreiras – BA.

 

Aline Ferreira Barbosa*

Márcia Teixeira da Silva Pinheiro**

 

RESUMO

 

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar e identificar a melhor modalidade de tributação para uma microempresa no ramo comercial alimentício da cidade de Barreiras/BA, dentre as formas de tributações existentes. A contribuição deste estudo consiste em analisar e verificar os benefícios que o regime de tributação pode trazer para a empresa, visando desta maneira sua continuidade no mercado. Fazendo uso de dados qualitativos e quantitativos, a pesquisa objetiva e uma possível existência de redução da carga tributária, o que deverá refletir positivamente no resultado da empresa. Para o alcance de tal objetivo, elaborou-se de forma descritiva, para melhor interpretação dos dados pesquisados, um aprofundamento teórico e em seguida um estudo de caso documental. Foram abordados assuntos relativos aos temas: Planejamento Tributário, Elisão e Evasão Fiscal, Sistema Tributário Nacional, Tributo, Imposto, Taxa, Contribuição de Melhoria, Microempresa, Formas Jurídicas de Tributação e seu enquadramento, Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real, Lucro Arbitrado e Princípios de Contabilidade. No estudo de caso, foram apurados e confrontados os montantes devidos em cada regime de apuração. Com o término do trabalho, verificou-se que a forma de tributação mais vantajosa economicamente e que facilitará a vida da microempresa estudada no mercado, é a tributação com base no Simples Nacional.

 

Palavras-chave: Planejamento Tributário. Sistema Tributário Nacional. Contabilidade Tributária.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000101
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170113.005673

A QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO CONTÁBIL

O objetivo deste trabalho é mostrar que os serviços prestados pelas empresas contábeis é de extrema relevância para manter micro e pequenas empresas. Em primeiro plano é abordado a qualidade dos serviços prestados, para microempresários que buscam manter-se no mercado. Para tanto, foi analisado a prestação de serviço de uma empresa contábil da cidade de Barreiras – Bahia, observando os indicadores de qualidade na prestação do serviço e atendimento ao cliente com a realização de um estudo de caso que ponderou a satisfação do cliente. Assim, ao longo do trabalho, é mostrado que o profissional de contabilidade, deve andar lado a lado com seu cliente, trazendo e buscando atualizações para sua área de atuação, evitando perder rentabilidade. Este trabalho descreve as micro e pequenas empresas, as definições contábeis e fiscais, mostrando que a consultoria contábil é relevante para a tomada de decisões. Na conclusão da pesquisa averígua-se que, existe satisfação com o trabalho prestado pela empresa de contabilidade e que seus clientes estão através desses serviços mantendo-se firmes no mercado e com lucratividade. A sobrevivência dessas empresas significa que além de possibilitar um acompanhamento dos negócios, o profissional contábil é um amigo de extrema confiança.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000100
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170113.005644

IMPACTO DA ANÁLISE DOS INDICADORES FINANCEIROS DAS EMPRESAS DO RAMO DE COMÉRCIO LISTADAS NA BMF&BOVESPA.

Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o impacto dos índices de
desempenho econômicos e financeiros nas empresas de capital aberto listadas na
BMF&BOVESPA, no ramo de comércio. Como objetivos específicos, selecionar os
indicadores financeiros que serão utilizados na análise, estabelecer padrões de
análise de desempenhos para cada índice selecionado e avaliar o desempenho dos
índices para a empresa Lojas Americanas S.A, pertencente à amostra escolhida.
Esta pesquisa classifica-se como descritiva, por estudar as peculiaridades desse
grupo de empresas, e caráter quantitativo, devido à superficialidade e generalidade
da análise. O estudo abordará de forma simplificada a análise das demonstrações
contábeis por meio dos índices, realizando a comparação entre empresas do mesmo
ramo, com a utilização dos índices-padrão. O estudo possibilitou atribuir uma nota
de desempenho global para a empresa analisada, fornecendo assim uma rápida
avaliação para os diversos usuários da contabilidade, atendendo de uma forma geral
às suas expectativas. De um modo geral a empresa apresenta-se com um conceito
razoável, pois o seu principal ponto fraco que são os índices de Estrutura de Capital
são compensados pelos índices de Rentabilidade. No entanto, se seus
administradores se empenharem em diminuir a dependência à Capitais de Terceiros
a companhia certamente irá obter um desempenho global bem superior, se
destacando das demais do seu ramo.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000083
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20160524.005368

UM ESTUDO SOBRE O RETROCESSO DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO DAS EMPRESAS

Este estudo tem por objetivo principal analisar os impactos para as empresas diante de medidas econômicas realizadas pelo governo federal para atenuar os efeitos da situação econômica no país, com foco no retrocesso da desoneração da folha de pagamento. Para atingir o objetivo principal faz-se necessário o entendimento dos motivos que antecederam a atual situação e suas consequências, apresentação de algumas medidas tomadas pelo governo para amenizá-las com foco no que seria um retrocesso nas medidas econômicas anteriores para se chegar a uma desoneração da folha de pagamento. Mediante isso, é de extrema importância o correto entendimento da legislação em vigor que abrange a base de cálculo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e das propostas que tramitam no Congresso Nacional a fim de alterá-las. Por fim, uma empresa do ramo varejista será tomada por base para verificarmos os efeitos das mudanças pleiteadas, visto que foi realizado estudo anterior com esta sociedade aplicando as alíquotas da legislação vigente.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000096
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161228.005367

ATIVO INTANGÍVEL – DAS MARCAS GERADAS INTERNAMENTE E LEGALMENTE PROTEGIDAS – RECONHECIMENTO E REGISTRO CONTÁBIL

A partir de 2007 o ambiente contábil do Brasil passa a experimentar o processo de adoção das Normas Internacionais de Contabilidade. Como principal paradigma a ser quebrado, os profissionais Contadores passaram a conviver mais com a necessidade de aplicar julgamentos em diversas áreas que antes eram merecedoras da mais pura aplicação da legislação fiscal. As referidas normas consistem em guias ou princípios que devem ser observados sem, contudo, tolher o julgamento de oportunidade e especificidade presentes no negócio da entidade que as aplica. A referida aplicação de tais normativos pode suscitar, além de dúvidas e interpretações diversas, distorções na avaliação de ativos e de empresas. O presente artigo objetiva abordar a questão da prerrogativa – por parte da entidade - de reconhecimento e registro contábil de marcas geradas internamente. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Áreas do Trabalho: 
Edição da Revista: 
000082
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20160329.005303

IMPACTO DO ÁGIO NAS EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO

O atual mercado de capitais brasileiro vem apresentando um crescente número de empresas que fazem

da compra e venda de participações societárias de outras companhias parte de seus negócios, com o

objetivo de receber futuramente algum retorno maior do que o investimento realizado. Uma das

conseqüências dessas transações é o possível surgimento do ágio, que gera para as empresas investidas

um valor livre de contraprestação, possibilitando ao seu conselho deliberar sobre as melhores opções

de investimento, acarretando de forma direta num aumento de seu patrimônio líquido.

Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como bibliográfica e estudo de caso. Onde serão

expostas demonstrações financeiras de empresas com atuação no cenário nacional, com o objetivo de

entendermos como o ágio pode influenciar na valorização patrimonial de uma empresa de capital

aberto.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000068
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20150422.004817

IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA E A ”INDUSTRIALIZAÇÃO POR ENCOMENDA”

O imposto sobre serviços de qualquer natureza cuja competência é atribuída aos Municípios e ao Distrito Federal, nos moldes preconizados pelo artigo 156, inciso III, combinado com o artigo 32, § 1º, da Constituição da República e, quando ocorrer a subsunção do comportamento do contribuinte (fato) à norma, no caso, algumas das hipóteses previstas na lista de serviços anexa a Lei Complementar nº 116/2003, como regra, incidirá o imposto sobre serviço. Todavia, em muitos casos há dúvidas sobre qual o tributo deve ser exigido do contribuinte, cujo comportamento, em princípio, pode dar ensejo à cobrança de imposto sobre serviços de qualquer natureza ou imposto sobre a circulação de mercadorias ou imposto sobre produtos industrializados a depender da interpretação dada ao caso concreto. Oportuno ressaltar que a competência para a instituição desses impostos é afeta aos entes políticos especificamente determinados pela Constituição Federal, cabendo aos Estados e o Distrito Federal a instituição do imposto sobre a circulação de mercadorias, à União a instituição de imposto sobre produtos industrializados e aos Municípios e ao Distrito Federal a instituição do imposto sobre serviços de qualquer natureza. Um desses exemplos é a dicotomia existente sobre a incidência de imposto sobre serviços ou imposto sobre a circulação de mercadorias sobre a denominada “industrialização sobre encomenda”, cujo tema já causou muitos debates na doutrina e na jurisprudência. Frise-se que atualmente consolidou-se a jurisprudência a favor do Fisco Municipal e Distrital admitindo a cobrança de imposto sobre serviços, enquadrando-se tal serviço no item 14.05 da lista de serviço anexa a Lei Complementar nº 116/03.

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000067
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20150114.004725

QUAL É O CUSTO PARA ESCREVER UM ARTIGO PARA A REVISTA CIENTÍFICA SEMANA ACADÊMICA?

Resumo: O presente artigo teve por escopo apresentar o custo de escrever um artigo para a Revista Científica Semana Acadêmica. O trabalho baseou-se em quatro análises: custo de se escrever; depreciação do notebook; impressão do artigo e custo de oportunidade. A metodologia do trabalho foi caracterizada como pesquisa bibliográfica para os procedimentos; descritiva e exploratória para os objetivos e quantitativa para a abordagem. O valor/hora usada para escrever o artigo foi o mesmo que o autor ganha de salário em seu trabalho, R$ 14,88. Para realizar a depreciação tomou o total de horas necessárias para se escrever o artigo, 63 horas 40 minutos e 38 segundos e que um computador trabalhando 44 horas semanais durante 5 anos de uso é capaz de trabalhar 11.400 horas. Os resultados apresentam que o custo total de se escrever o artigo foi de R$ 1.879,27. O custo para escrever foi de R$ 934,52, sendo o levantamento de dados o que mais gerou custo R$ R$ 376,07, após teve o referencial teórico com 162,97 e a análise dos resultados teve o custo de R$ 122,62. O custo de oportunidade teve o mesmo valor (R$ 934,52) que para escrever, uma vez que esta foi a referência de se levantar esse custo. O valor da depreciação do notebook usado pelo autor foi de R$ 7,23 e a impressão gerou um custo total de R$ 3,00, pois o artigo foi impresso uma vez numa gráfica.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000069
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20150521.004719

Páginas

Subscrever Contabilidade Geral