Contabilidade Pública

OS PARÂMETROS PARA TOMADA DE DECISÃO DO GESTOR PÚBLICO MUNICIPAL

Com o objetivo de analisar os parâmetros que podem ser adotados para tomada de decisão do gestor público municipal, o trabalho aqui apresentado faz uma abordagem sobre os critérios que os gestores do município poderiam adotar para planejar e deliberar no seu governo. Tem a intenção de investigar quais os indicadores socioeconômicos poderiam compor a base de dados para o planejamento e execução das políticas públicas municipais. Utiliza o método dedutivo, natureza básica, caráter exploratório e abordagem qualitativa. A pesquisa aponta que existem indicadores sociais, ambientais e econômicos que podem dar suporte à elaboração e execução de políticas públicas que subsidiem as ações dos gestores públicos com mais efetividade.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000104
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170125.005798

CONTABILIDADE PÚBLICA

O presente estudo foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e estudo de caso na prefeitura municipal de Barreiras-BA. Este trabalho examina os fatores que executam o processo de captação de recursos financeiros, disponibilizados via Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV), sobretudo na área de esporte e lazer. Além disso, são abordadas as características da Contabilidade Pública, como são desenvolvidos suas normas, avanços e desafios. Isso se demonstra através de um estudo realizado no município supracitado. Este trabalho objetiva compreender o processo de captação de recursos e a gestão dos mesmos por meio de análise de dados do SICONV, e da aplicação de questionário com o agente vinculado aos processos de captação de recursos, o qual foi averiguado o resultado, que por sua vez confirmou a carência de estrutura técnica para articular projetos capazes de captar os recursos disponibilizados pelo governo, foi evidenciado também, a clara necessidade de ligações políticas. Por meio da análise dos fatores que obstruem celebração de convênios e por sua vez a captação de recursos, o presente trabalho visa justificar a necessidade de ações que possam contribuir para o desenvolvimento do município de Barreiras-BA como um todo. A plataforma é de suma importância para o desenvolvimento socioeconômico, haja vista que os municípios dependem em sua maioria dos recursos financeiros Federais ou Estaduais para atender a deficiência do povo, em diversos âmbitos. A pesquisa expande a possibilidade de que novos trabalhos sejam desenvolvidos, com o objetivo de aprimorar os múltiplos aspectos operacionais voltados às mudanças ocorridas na gestão dos recursos públicos. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário ao GMC – Gerente Municipal de Convênios de Barreiras - BA da qual foram abordadas cinco questões envolvendo perguntas sobre os convênios partindo da proposta a execução e outro questionário para o setor contábil. Para alcançar os resultados foi proposto uma análise de todos os convênios firmados pela Prefeitura Municipal de Barreiras-BA na área de esporte, por meio dos dados disponíveis no Portal da Transparência.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000103
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170119.005716

AS ATIVIDADES DO OBSERVATÓRIO SOCIAL E SEUS IMPACTOS NA CONTABILIDADE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BARREIRAS-BA.

RESUMO

 

A atuação dos Observatórios Sociais no território brasileiro ainda é um tema pouco explorado nas principais mídias eletrônicas nacionais. Contudo, a sua relevância é demonstrada por meio dos resultados alcançados com uma economia de recursos estimada em cerca de 1,5 bilhão nos últimos três anos nos cofres públicos. Diante disso, o presente estudo buscou trazer para o recinto acadêmico e social os impactos que as atividades desse mecanismo de controle social têm ocasionado na Contabilidade Aplicada Ao Setor Público (CASP). Para a realização deste estudo foi utilizado o método indutivo, sendo uma pesquisa do tipo qualitativa, a qual teve o questionário como instrumento utilizado para a coleta de dados, o qual foi composto de 10 (dez) questões abertas e 3 (três) questões fechadas direcionada aos diretores do Observatório Social da cidade de Barreiras-BA. Para que fosse possível chegar às considerações finais da pesquisa foram traçados os seguintes objetivos: Fazer uma pesquisa bibliográfica sobre a história e evolução da Contabilidade Pública no Brasil; Descrever as atividades do Observatório Social e seus impactos na Gestão Pública, abordando também a lei de transparência; Mapear as contribuições do Observatório Social enquanto instrumento de controle social; Verificar se as informações contábeis divulgadas no portal da transparência atendem à legislação e à sociedade e de que forma o Observatório Social pode contribuir para este fim. Dessa forma, o estudo demonstrou através do objeto analisado que o município ainda carece de aperfeiçoamento de suas ferramentas e instrumentos que possibilitem o controle social e a transparência pública.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000102
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170117.005694

CONTABILIDADE PÚBLICA: MUDANÇAS DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO ATRAVÉS DA NBC T 16 - ESTUDO DE CASO NA PREFEITURA MUNICIPAL DE WANDERLEY-BA

O objetivo desse estudo é evidenciar de que forma a Prefeitura Municipal de Wanderley vem adequando às mudanças das normas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. A metodologia utilizada na pesquisa configura-se como exploratória com abordagem qualitativa realizada por meio de pesquisa documental e bibliográfica, foi feito um levantamento das principais leis e normas antes e depois da padronização da Contabilidade Aplicado ao Setor público, e os principais princípios da administração pública e os todos os princípios da contabilidade sob a perspectiva da contabilidade pública. Os dados da pesquisa revelam que a prefeitura Municipal de Wanderley ainda está em processo de convergência em relação às Normas de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, foi verificado muitos pontos negativos em relação à adequação, pois ainda existem muito a ser modificado para ficar de acordo com a padronização da NBCASP, deste modo foi possível comprovar que a Prefeitura Municipal de Wanderley está com dificuldade de ordem técnica em relação à padronização das novas Normas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000092
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161121.005638

ORÇAMENTO PÚBLICO COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE: UMA ANÁLISE DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DO MUNICÍPIO DE CAJUEIRO DA PRAIA - PI, NO ANO DIA 2015

 

Esta pesquisa, inicialmente trata dos conceitos básicos sobre orçamento, detalhando no seu referencial teórico como é realizado na esfera municipal, abordando de forma simplificada algumas teorias e legislações. Dentro desse contexto buscou analisar a execução do orçamento realizado no município de Cajueiro da Praia – PI no ano de 2015, de acordo com a Lei Orçamentária Anual, identificando o processo de planejamento e controle. Para tanto, realizou-se a análise dos demonstrativos contábeis do município, referentes ao exercício de 2015, considerando as despesas autorizadas/realizadas dos projetos executados e não executados dos órgãos pertencentes à Prefeitura de Cajueiro da Praia. Os resultados demonstraram a necessidade de melhoria na execução dos projetos, já que o percentual de execução foi de apenas 47% do total planejado, o que demonstra a necessidade de maior estudo sobre os reais anseios da população, bem como sobre a capacidade de realização e pagamento de despesas públicas, de modo a evitar que durante o exercício sejam cortadas as realizações de projetos considerados essenciais ao bem-estar social. A análise individual de cada secretaria apontou a secretaria de saúde como a que mais executou projetos previstos para o exercício de 2015, cujo percentual foi de 80%.

Palavras Chaves: Orçamento Público; Despesa Pública; Projetos; Execução.

Tipo de Trabalho: 
Monografia
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000099
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170105.005584

OS REFLEXOS DA DESONERAÇÃO DO IPI NA ECONOMIA BRASILEIRA NA VISÃO GOVERNAMENTAL

Os estudos a respeito deste trabalho identificam por escopo a desoneração do Imposto Sobre Produtos
Industrializados, como forma de combate a crise econômica mundial no Brasil, que tem seus efeitos ainda sentidos em
diversos países até os dias de hoje. Este trabalho buscou explicitar do ponto de vista governamental o comportamento
da economia brasileira, considerando as medidas de controle implementadas pelo governo. Foram adotados como meio
de fundamentação deste trabalho: pesquisa bibliográfica e documental, Constituição Federal de 1988, sites que tratam
especificamente do tema, livros, revistas.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000022
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2012
Nº Certificado: 
20150622.004887
Subscrever Contabilidade Pública