Controladoria

A AÇÃO DO CONTROLE INTERNO EM LICITAÇÕES EM UM BATALHÃO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO

O presente trabalho aborda o Controle Interno, concernente ao processo licitatório, como forma de analisar criticamente os métodos de controle interno para a minimização de erros e desperdícios no processo licitatório na modalidade pregão no 4º Batalhão de Engenharia de Construção, tendo em vista o cumprimento dos atuais objetivos da contabilidade. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo conhecer e compreender a importância do controle interno implantado em um Batalhão de Engenharia de Construção nos processos de licitação. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo referente a controle interno a fim de aprimorá-lo, sendo realizada também uma pesquisa exploratória com questionários compostos de perguntas abertas e fechadas com os chefes de seções específicas dos setores de licitação e controle interno do Batalhão. E também com base na fundamentação teórica, esse artigo discorre as fases e procedimentos da auditoria interna preventiva em licitações. Concluindo assim que os procedimentos de Controle ainda requerem avaliações para o monitoramento diário da execução do processo licitatório, identificando situações que divergem dos procedimentos corretos e comprometam as metas estabelecidas.

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000104
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170209.005817

IMPACTOS FINANCEIROS, ECONÔMICOS E PATRIMONIAIS DA OPERAÇÃO LAVA JATO NA EMPRESA DE PETRÓLEO BRASILEIRA, PETROBRÁS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DO PERÍODO DE 2013 A 2015.

O presente estudo tem por objetivo evidenciar os impactos financeiros, econômicos e patrimoniais causados pela Operação Lava-Jato na Empresa de Petróleo Brasileiro - Petrobras. O estudo realizado caracteriza-se como sendo um estudo de caso, possuindo como principal instrumento de coleta de dados a análise documental das demonstrações contábeis da entidade estudada. De inicio, foi realizada uma revisão da literatura que serviu de fomento para o desenvolvimento do estudo, além da descrição da metodologia aplicada. Posteriormente, foi realizado um levantamento das demonstrações contábeis da empresa referentes ao período de 2013 a 2015, período em que se iniciou a operação Lava-Jato. Ademais, de posse das demonstrações contábeis, foi elaborada uma análise financeira com base nos índices de liquidez, endividamento e rentabilidade, precedida de uma comparação dos índices de cada período. Ao fim, foram apontados as influencias da operação Lava-Jato nos resultados da Petrobras, evidenciados por meio de relatório comparativos dos dados referentes ao período de 2013 a 2015, deixando evidente que as revelações trazidas por tal investigação implicaram em reduções bruscas na atratividade da empresa, uma vez que seus índices de rentabilidade desceram a níveis nunca antes atingidos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000103
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170119.005718

A CONTABILIDADE GERENCIAL E SUAS FERRAMENTAS DE SUBSÍDIO AO PROCESSO DECISÓRIO NUMA INDÚSTRIA DO OESTE DA BAHIA: UM ESTUDO DE CASO DA INDÚSTRIA DE CERÂMICAS XY.

O presente estudo se propõe a evidenciar a importância da contabilidade gerencial como ferramenta subsidiária de informações úteis ao processo decisório aplicado a uma indústria de cerâmicas no oeste baiano. O estudo realizado caracteriza-se como sendo um estudo de caso, possuindo como principal instrumento de coleta de dados a análise documental dos registros contábeis e gerenciais da entidade estudada, além de questionário aplicado aos gerentes da mesma. De inicio, realizou-se uma revisão literária que serviu de fomento ao desenvolvimento do estudo, além da descrição da metodologia aplicada. Posteriormente, foi realizado um levantamento dos dados contábeis e gerenciais da empresa a fim de se checar o custo do produto, utilizando-se para isso o método do custeio variável e do custeio por absorção. Ademais, de posse das informações a respeito do custo, foi elaborada uma análise CVL (Custo x Volume x Lucro) seguida de uma análise financeira através dos índices de liquidez, endividamento e rentabilidade. A parte prática concluiu-se com um questionário antecedente à apresentação dos dados, sugerindo situações relacionadas ao dia-a-dia de qualquer empresa, visando conhecer quais seriam as decisões tomadas pelos gestores. Os resultados do questionário, juntamente com os demais dados apresentados, mostram claramente que as decisões dos gerentes da empresa são influenciadas positivamente pelas informações oriundas da contabilidade gerencial, e que decisões errôneas viriam a ser tomadas sem o apoio gerencial da contabilidade, deixando clara a sua importância como fator de diferenciação em um ambiente competitivo.

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000102
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170117.005686

O USO DO CONTROLE INTERNO NO SEGMENTO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO NO MUNICÍPIO DE BARREIRAS

Esta pesquisa foi formulada com o objetivo de analisar se os empresários do segmento de materiais de construção utilizam de controle interno como ferramenta de suporte a gestão, sendo realizada uma pesquisa bibliográfica, onde foi selecionado o referencial teórico de autores renomados para melhor desenvolvimento e abordagem teórica do tema em discussão, e foi realizado, também, um estudo de caso em três empresas do ramo de material de construção. É notória a necessidade de um maior controle dentro das organizações, portanto, os controles internos vêm se aprimorando para promover o trabalho da auditoria interna. Foram entrevistados três empresários do ramo de material de construção da cidade de Barreiras-BA para coleta de informações para a investigação, através das entrevistas foi possível perceber que poucos empresários utilizam das ferramentas do controle interno para gerarem informações operacionais, financeiras e contábeis para fins de apoio a gestão do seu negócio. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000094
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161212.005664

ANÁLISE DE CUSTOS, FORMAÇÃO DE PREÇOS E A TOMADA DE DECISÃO

Decisões constituem-se em grande desafio aos empresários, no dia a dia da administração dos negócios este se depara com uma das mais importantes decisões que precisa ser tomada, trata-se da formação de preços de seus produtos ou serviços. Por isso, é necessário conhecimento do seu próprio negócio e valer-se de ferramentas que possam fornecer informações de custos através de formas de custeio e a análise de custos fixos e variáveis, pois a dificuldade na determinação de preços se constitui um grande desafio. O mercado requer disponibilidade, agilidade e preços. Preços competitivos, que atraem consumidores querem sejam de produtos ou serviços. O objetivo deste artigo é descrever alguns dos métodos de custeio, a importância da classificação em custos fixos e variáveis, sua influência na formação dos preços e apresentação do levantamento realizado junto a algumas empresas dos mais variadores setores a fim de constatar se elas fazem uso de formas de custeio, análise dos custos, se conhecem seus custos fixos e variáveis, como formam o preço de venda e o que influencia a formação dos mesmos. Por isso valendo-se de métodos matemáticos, cujo positivismo é apresentado na consideração da realidade que só pode ser compreendida com base na análise de dados brutos, recolhidos com o auxílio de instrumentos padronizados e neutros e exploração de dados bibliográficos específicos, trazer a luz da ciência os resultados alcançados de que embora o empresário conheça seus custos fixos e variáveis, também conhece fatores que afetam a formação de preços.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000100
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170111.005622

IMPLANTAÇÃO DA CONTROLADORIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO DA CONSTRUÇÃO CIVIL SITUADA NA ZONA SUL DE SÃO PAULO.

O artigo trata da implantação da controladoria em uma empresa do ramo da construção civil. Em discussão surgiu à pergunta o que os diretores ou grupos empresariais buscam ao implantar a controladoria em suas empresas contratando o profissional controller para este departamento? Os tipos de pesquisas utilizadas para buscar respostas foram exploratória, qualitativa e bibliográfica, para fazer o levantamento de dados utilizou-se da observação, entrevistas e estudo de caso. O resultado mostra que antes de implantar a controladoria na empresa as áreas trabalhavam isoladamente e depois de fazer a implantação passaram a integrar-se, a presença do controller para manter o cronograma em todo sistema de gestão e implantação foi de suma importância e o conhecimento deste profissional de controladoria e o acompanhamento efetivo poderá situar o que os gestores podem fazer de maneira estratégica para alcançar as metas da empresa, coordenando-os no sentido de gerar e certificar o cumprimento das informações para a tomada de decisão.  

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000100
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170111.005617

A CONTROLADORIA EXECUTADA NA FORMA DE APROPRIAÇÃO NO CONTROLE INTERNO DE UM BATALHÃO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO

O objetivo deste trabalho e demonstrar as aplicações da controladoria em obras públicas, mais especificamente a controladoria na forma de apropriação, demonstrando a função de apropriador como um controller de uma instituição publica e o quanto a sua função adere às atividades da controladoria.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000089
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161017.005554
Autor(es): 

FERRAMENTAS DE CONTROLADORIA PARA ORGANIZAÇÕES

Esta pesquisa foi formulada com o objetivo de apresentar a importância das ferramentas de controladoria para o crescimento das empresas, sendo realizada uma pesquisa bibliográfica, onde foi apresentada a importância do Balanced Scorecard e da gestão estratégica dos custos para as organizações. A controladoria estabelece um modelo de gestão para gerar informações fundamentais para assessorar os gestores na tomada decisões. Foram apresentadas duas ferramentas essências para obter as informações necessárias e através delas otimizar os resultados das empresas, com a utilização da gestão estratégica de custo a empresa pode conhecer o custo de cada produto, a quantidade mínima que deve ser vendida para não prejuízo e quanto cada produto gera de lucro para a organização e através do balancedscorecard o gestor pode gerenciar a empresa através da estipulação de metas para medir o desempenho de todos os setores da organização.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000089
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20160920.005533
Subscrever Controladoria