Educação

AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM UNIVERSO A SER EXPLORADO.

Reconhecendo a importância de dialogar com todos seguimentos sociais sobre a temática que envolve indiscutivelmente, também, a condição da mulher na sociedade, e também, a partir de nossa experiência na Educação Infantil, sentimos a necessidade de pesquisar sobre as Relações de Gênero na Educação Infantil durante a graduação em Pedagogia, originando nosso Trabalho de Conclusão do Curso. Para este texto, apresentamos fragmentos de nosso T.C.C produzido neste ano de 2015, e que parte de algumas reflexões e apontamentos que julgamos necessários diante do contexto atual que discrimina, silencia, exclui dos espaços sociais, violenta e assassina todos os dias mulheres brasileiras pelo simples fato de “serem mulheres”. O texto apresenta um breve retrospecto sobre a condição da mulher na sociedade a partir do século XIX e a discussão sobre conceitos como: Gênero, identidade de Gênero, e relações de Gênero. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000114
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171020.006170
Área do Conhecimento: 

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A preocupação básica desse estudo é refletir sobre o papel das dificuldades de aprendizagens no contexto escolar dos educandos, diante da relação professor/aluno e ensino/aprendizagem, relações que são in dispensáveis para o êxito no processo educacional. Este artigo tem o objetivo de analisar as dificuldades de aprendizagem e a forma como estas interferem no aprendizado, para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como CRUZ (1999), KIRT (1962) e LEITE (2012), entre outros, procurando refletir sobre os aspectos inerentes às dificuldades de aprendizagem. Concluiu-se que O ato pedagógico para alunos com problemas de aprendizagem deve ser diversificado, bem planejado e executado de acordo com a situação que estamos lidando.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000112
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170919.006117
Área do Conhecimento: 

MERCOSUL EDUCACIONAL

O presente artigo tem como objetivo a discussão das atuais políticas educacionais brasileiras e as ações educacionais propostas para o Mercosul – Mercado Comum do Sul como um projeto de integração e sua proposta já vem dando sinais de que isto é possível é imprescindível considerar que o Mercosul é uma realidade desafiante e os aspectos favoráveis e desfavoráveis de sua implementação estão presentes no processo, então, há necessidade de rever, construir e/ou reconstruir caminhos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000112
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170919.006116
Área do Conhecimento: 

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ETEC BASÍLIDES DE GODOY: UM MECANISMO DE MELHORIA CONTÍNUA

Essa pesquisa ocupou-se em estudar de modo qualitativo o Projeto Político Pedagógico - PPP da Escola Técnica Estadual Basílides de Godoy, instituição de ensino técnico do Estado de São Paulo onde o autor é professor, referenciado para o ano de 2017, com base no Planejamento Plurianual de Gestão (PPG, 2017-2021). O panorama é estudar a melhoria contínua do PPP dentro do processo evolutivo do PPPG, indicando ações de caminhos para a melhoria contínua, dentro de um caráter mais concreto que permita, de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplicá-lo a situações particulares, com esse trabalho de conclusão de curso, pretende monitorando o perfil da unidade de ensino conforme a sua realidade local e apresentando uma ferramenta da qualidade que contribua para a melhoria contínua dos processos da escola em estudo. De acordo com Barreto (2008), este trabalho tem como base um estudo qualitativo, tendo como base a geração de conhecimento aprofundando o acontecimento, com as dimensões estabelecidas por um problema ou tema, que represente um número restrito de participantes. Essa abordagem fundamenta-se no emprego do Ciclo PDCA para melhoria contínua da qualidade da gestão nessa instituição de ensino.

Tipo de Trabalho: 
Monografia
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000111
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170914.006105
Área do Conhecimento: 

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA O FORTALECIMENTO DA ETEC JARAGUÁ

Esse trabalho de pesquisa ocupou-se em estudar de modo empírico o Projeto Político Pedagógico - PPP da Escola Técnica Estadual Jaraguá, onde a autora é diretora, referenciado para o ano de 2017, com base no Planejamento Plurianual de Gestão (PPG, 2017-2021). O cenário é o atendimento ao objetivo de estudar a interação e a participação do grupo escolar na preparação, constituição e desenvolvimento do PPP, na identificação e relato das dificuldades evidenciadas pelos membros da comunidade escolar e os desafios em sua concepção, indicando as opções de caminhos para a elaboração, da estratégia fortalecida. O método utilizado teve como base a pesquisa qualitativa que segundo Barbato (2008), objetiva gerar conhecimento aprofundado de um acontecimento, as dimensões estabelecidas por um problema ou tema, que represente um número restrito de participantes. Ficou evidenciada a participação democrática da comunidade escolar na elaboração do Plano Político Pedagógico, a fim da obtenção de práticas pedagógicas positivas dentro das unidades de ensino.

Tipo de Trabalho: 
Monografia
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000111
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170914.006104
Área do Conhecimento: 

A PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA NA FABRICAÇÃO DE TOLDOS

A presente pesquisa foi realizada em uma fábrica de toldos, localizada na cidade de Itapema, Santa Catarina. O presente trabalho teve como objetivo geral, analisar e destacar os saberes matemáticos presentes em sua atividade laboral, desde a elaboração de um projeto até a construção final. A pesquisa de caráter participante e qualitativo tem como análise o material empírico tendo utilizando como aporte teórico a Etnomatemática. Identificamos neste artigo algumas estratégias matemáticas específicas na fabricação de toldos que divergem da matemática acadêmica, e que tem por primeiro relacionar as práticas laborais constantemente no cotidiano deste ambiente de trabalho.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000114
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171018.006095
Área do Conhecimento: 

EDUCANDO PARA O TRÂNSITO

É preciso refletir sobre o modo como nos relacionarmos no trânsito, compreendendo a escola como um dos principais agente educadores, que pode contribuir, juntamente, com os órgãos governamentais para a melhoria deste convívio social tão importante em nossa sociedade. Neste sentido ao contemplar em sua organização curricular a Educação no Trânsito a escola está promove o enriquecimento do seu currículo e favorece a interdisciplinaridade, por meio da coordenação de várias disciplinas em torno de projetos comuns voltados para o pleno desenvolvimento da cidadania. Esta pesquisa de cunho bibliográfico busca atrair  o currículo democrático que além da garantia de uma base cultural e cientifica comum fundamente-se em uma base de formação humana a escola estará desempenhando um papel fundamental no processo de formação de cidadãos participativos nos rumos da sociedade. Neste contexto é que entendemos a educação para o trânsito.

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000112
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170919.006092
Área do Conhecimento: 

UM ENFOQUE BIBLIOGRÁFICO SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA COMO MOTIVAÇÃO A APRENDIZAGEM

O presente artigo parte de um pressuposto teórico com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo tendo como questão central a importância e necessidade dos vínculos relacionais constituídos entre escola e a comunidade escolar e de como esta relação contribui no desenvolvimento cognitivo e psicológico do aluno. Como objetivo geral, se traz conhecer a/s forma/as de participação dos pais no processo de ensino-aprendizagem e sua influência no desempenho escolar dos alunos dentro dos anos iniciais do Ensino fundamental e ainda busca respostas em torno de questões como identificar a frequência com que a escola os pais participam da vida escolar dos filhos e observar em quais são as situações a escola solicita a presença dos pais na instituição, assuntos esses que foram investigados a luz de autores que tratam do tema Os resultados assinalaram uma necessidade imprescindível na construção de parcerias entre escola e família no sentido de práticas cotidianas que melhorem o desenvolvimento integral dos alunos.

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000112
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170919.006091
Área do Conhecimento: 

UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE TAVARES – PB

Esse artigo tem por função levantar os pontos importantes a respeito da educação ambiental e suas aplicações na prática educativa do município de Tavares, estado da Paraíba, sendo levada a elaboração de um diagnóstico das concepções, práticas e dificuldades encontradas pela comunidade intra e extraescolar na promoção da educação ambiental, para embasamento desta utilizamos alguns autores renomados nesta área. O campo de pesquisa compreendeu duas escolas públicas, das quais foram analisados os Projetos Políticos Pedagógicos – PPP, além de registros das atividades de educação ambiental desenvolvidas. Docentes, gestores e alunos responderam a questionários estruturados no intuito de levantar o perfil dos entrevistados, além de concepções, práticas e dificuldades encontradas ao tema abordado. Verificou-se que apesar do tema Educação Ambiental ter sido muito discutido, insuficientes ações foram realizadas diante a necessidade urgente de sua implantação efetiva no sistema educacional brasileiro.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000111
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170904.006084
Área do Conhecimento: 

EDUCAÇÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS INSERIDAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

O teor deste trabalho discute a utilização das tecnologias digitais como práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental. Diante disto, o ponto principal de investigação é: que práticas pedagógicas são desenvolvidas com suporte das tecnologias digitais na sala de aula. O objetivo principal do trabalho era compreender que práticas pedagógicas são desenvolvidas com o auxílio das tecnologias digitais em sala de aula.. Realizamos uma pesquisa bibliográfica a fim de mostrar como o professor utiliza as tecnologias digitais junto com as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula diante dos avanços que vem acontecendo em nossa sociedade. O professor tem a autonomia para inserir as tecnologias digitais juntamente com as práticas pedagógicas em sala de aula até chegar ao uso do laboratório de informática.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000112
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170919.006078
Área do Conhecimento: 

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