Educação de Adultos

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

O presente trabalho denominado “O processo de Ensino-aprendizagem da Matemática na Educação de Jovens e Adultos” tem como objetivo analisar quais as metodologias de ensino a serem inseridas em sala de aula para ensinar os conteúdos matemáticos na “Educação de Jovens e Adultos”, mais conhecida como EJA, a fim de que, haja um maior interesse em aprender esta disciplina possibilitando um melhor aprendizado. Deste modo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir de obras como as de D’Ambrósio (2003), Fonseca (2002), Biembengut (2007), Freire (2000), dentre vários outros para que assim fosse possível obter uma visão majorada desta situação. De acordo com o estudo realizado, foi observado que é preciso um cuidado especial com essa modalidade de ensino, uma vez que os educandos que ali se encontram já ultrapassaram a idade apropriada para o ingresso na educação básica e que é tão necessária para o desenvolvimento da vida em sociedade. Sendo assim, fica claro que o ensino da matemática na Educação de Jovens e Adultos precisa ser trabalhado com muita cautela, pois o mesmo necessita ser partir de situações já vivenciadas por esses alunos para que assim possa haver um maior envolvimento com a aprendizagem matemática e consequentemente a diminuição da evasão escolar por parte desses educandos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000105
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170417.005791

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DE NOVOS LEITORES

A reflexão sobre a importância da leitura para a formação do indivíduo é de suma importância nos dias de hoje. Nesta reflexão é primordial analisar os fatores que impendem e apresenta caminhos de renovação e qualificação.

A leitura sempre teve um papel social de grande interferência na sociedade, como pesquisa educacional e a evolução da leitura na sociedade diante dos problemas sociais, políticas e econômicos. A leitura tem por finalidade levar outros mundos possíveis, seja a leitura ou as revistas e livros. Pode nos entreter ao mesmo tempo em que favorece a reflexão sobre a realidade que enfrentamos em nosso cotidiano. Sem contar com o despertar de sonhos. Vista como um instrumento de poder, a leitura vem através dos tempos assumindo seu papel na sociedade, que é o de contribuir como codificadora de signos, embora vá além deste nível.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000099
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170111.005599

AS CAUSAS E CONSEQUENCIAS DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Este trabalho aborda as causas e consequências da evasão escolar, especialmente na Educação de Jovens e Adultos, a partir de pesquisa qualitativa e quantitativa realizada na Rede Publica de Ensino de Juara Mato Grosso. O objetivo é analisar elementos que causam a evasão escolar refletindo sobre o trabalho que segue defendendo a necessidade da escola de combater a exclusão social por meio do trabalho educativo voltado a instrumentalizar o aluno com o desenvolvimento eficaz da aprendizagem dos conhecimentos científicos, esse argumento caracteriza-se, por um lado, como uma maneira da escola enfrentar os problemas nesse campo, e por outro, uma possibilidade para o aluno sair do complicado processo da evasão escolar.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000074
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20151030.005034
Subscrever Educação de Adultos