Educação Pré-Escolar

BRINCADEIRAS COM A INSERÇÃO DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA CRECHE

A pesquisa intitulada sobre o tema “Brincadeiras com a inserção do lúdico na construção do processo de ensino aprendizagem na creche” na Educação Infantil. A finalidade da pesquisa busca por responder a questão de A finalidade da pesquisa é analisar como o professor compreende a utilização das brincadeiras com a inserção do lúdico na construção do processo de ensino aprendizagem na pesquisa: qual a concepção dos professores e TDIs (técnicas de desenvolvimento infantil) sobre a inserção do lúdico na construção do processo de ensino aprendizagem da Educação Infantil. A pesquisa possui abordagem qualitativa, o instrumento de pesquisa foi questionário, onde os sujeitos pesquisados foram professores e TDIs. O lócus de pesquisa foi em uma creche Municipal de Juara – MT. A pesquisa por meios de autores que discutem a temática, e também os resultados dos dados da pesquisa evidenciaram que, o lúdico trabalhado adequadamente nos espaços educacionais inerentes a Educação Infantil vem tornando a aprendizagem menos conservadora, propicia as práticas de ensino do professor de modo a trabalhar as habilidades motoras e cognitivas. As brincadeiras são ferramentas lúdicas que constituem caminhos de prazer no aprender, descobre a individualidade, trabalha a socialização. O fazer pedagógico quando planejado com propriedade propicia a criança desenvolvimento. As brincadeiras antecedem e abre caminhos para novos conhecimentos, quando a criança ingressa na instituição educativa, seus conhecimentos são os do cotidiano familiar, e a fase de adaptação é lenta, mas satisfatória ao longo do tempo.

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000117
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171205.006165

O FASCINANTE MUNDO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

O presente artigo refere-se aos estágios realizados na educação infantil durante a faculdade de Pedagogia, relatando todas as experiências vivenciadas, fazendo uma análise desde o projeto político pedagógico, das estruturas e do funcionamento das instituições até a ação pedagógica observada e depois a intervenção em sala de aula, constanto as atividades desenvolvidas em sala de aula e as dificuldades enfrentadas no processo, sendo fundamentadas por diversos autores. Assim, essa sendo uma experiência muito gratificante, conviver com as crianças da educação infantil, onde procuramos deixar algo de bom e aprender também com elas, algo que contribuiu muito para o processo de tornar-se pedagoga.   

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000111
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170824.006034

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DA LEITURA

Este trabalho tem como objetivo evidenciar a importância da contação dos contos infantis para o desenvolvimento da leitura na Educação Infantil, bem como compreender como o mundo literário participa de nossas vidas, transvestido de diferentes formas. Fundamentado na pesquisa bibliográfica, trouxe autores como Sisto (2005), Benjamin (1994), que enfatizaram a contação de histórias como um dos meios mais antigos de interação humana, utilizada desde os primórdios da humanidade para, por intermédio da linguagem, transmitir conhecimentos, estimular a imaginação e a fantasia – necessidades básicas do ser humano - e utilizada também para transmitir valores morais, além de disciplinar e desenvolver o interesse pela leitura. Através das histórias, as pessoas galgam a oportunidade de se tornar leitores assíduos e competentes linguisticamente, além de poder caminhar por uma estrada infinita de descobertas e compreensão do mundo. Partindo destas pressuposições. Diante dessas considerações, pode-se constatar que a contação de histórias é de grande relevância, devendo ser valorizada e desenvolvida no ambiente escolar para potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória, o gosto pela leitura e outras habilidades humanas.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000105
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170417.005792

A FAMÍLIA COMO CONTEÚDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

O presente projeto pretende apresentar como está sendo trabalhado o conceito de família na escola de Educação Infantil, refletindo meios que favorecem o trabalho do professor em sala de aula como um auxílio, a mais, no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos. Este projeto de oficina pedagógica é requisito da disciplina de Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil II como momento de formação, avaliação e reflexão da relação teoria-prática, vivenciados durante o semestre e coordenado pela Professora MS. Valéria Borba. O projeto foi elaborado levando em consideração a participação de alunos do 4° período do Curso de Pedagogia da Unidade Acadêmica de Educação/UAE, do Centro de Formação de Professores/CFP, da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG, campus de Cajazeiras/PB. Desafiados pela exigência na elaboração deste projeto de oficina pedagógica é que elaboramos os seguintes objetivos: analisar como está sendo trabalhado o conceito de família na escola de educação infantil, reconhecer a importância da família como parte de sua formação como pessoa, resgatar o valor da família na sociedade, identificar as pessoas que fazem parte da família e reconhecer o papel de todos os membros no ambiente familiar. Ao observa a realidade, notamos que as práticas se constituem em vias de acesso que as escolas possuem para programar processos de integração e participação familiar que podem e devem ser organizados e executados pela escola. A iniciação das pessoas e sua inserção na cultura, nos valores e nas normas da sociedade começam a partir do convívio familiar. Para o desenvolvimento da personalidade das crianças e que elas venham se torna harmoniosa é necessário que seu ambiente familiar seja um ambiente de crescente progressão educativa.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000071
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20150729.004810

INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL

A presente pesquisa objetiva um conhecimento amplo sobre a temática interdisciplinaridade, idealizando suas formas de aplicabilidade no ambiente escolar. O tema foi escolhido devido a necessidade de se entender melhor o que venha a ser interdisciplinaridade aplicada nas ciências ministradas no ambiente escolar, haja vista que, educador e educando são personagens centrais no espaço de ensino e aprendizagem existente no ambiente escolar, sendo assim, se faz de extrema relevância conhecer da melhor forma possível esta temática, que atualmente é utilizada com bastante frequência em vários espaços de ensino e aprendizagem. Buscamos referências teóricas em autores como, por exemplo, Fazenda, Fantin e Libâneo. O trabalho revelou que é preciso conhecimento para se poder trabalhar a interdisciplinaridade, que sua importância é significativa para as aprendizagens, que o educador e o educando podem fazer excelentes construções de conhecimento utilizando esta importante ferramenta docente que temos em mãos para o fazer docente.

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000071
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20150827.004768
Subscrever Educação Pré-Escolar