Engenharia Elétrica

ANTENA PATCH BIOINSPIRADA EM UM TREVO DE TRÊS FOLHAS PARA A FAIXA DE FREQUÊNCIA DE COMUNICAÇÃO SEM FIO

O presente artigo apresenta uma antena bioinspirada de baixo custo baseado na folha de um trevo de três folhas, caracterizada para a frequência de ressonância de 2,45 GHz (pertencente à banda ISM - Industrial Sientific and Medical), onde temos aplicações em rede de comunicação sem fio, por exemplo, o conhecido WiFi (padrão IEEE 802.11 a/b/g/n) e Bluetooth (padrão IEEE 802.15). A antena apresentada foi excitada pelo método de linha de microfita baseado no modelo da linha de transmissão (TLM) e teve seus diversos parâmetros eletromagnéticos (parâmetros S) analisados no simulador de onda completa Ansoft DesignerTM que implementa o método numérico dos momentos (MOM).  Após algumas simulações com o intuito de autenticar o projeto e investigar o desempenho em frequência, um protótipo foi construído e avaliado em um analisador de rede vetorial. Resultados simulados e medidos foram obtidos, em seguida apresentados e discutidos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000109
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170719.006012
Área do Conhecimento: 

ESTUDO DE METODOLOGIAS UTILIZANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA COMBATE AS PERDAS COMERCIAIS EM MÉDIA TENSÃO

As Empresas de Distribuição de Energia Elétrica brasileiras apresentam grandes problemas com perdas financeiras relacionadas a fraudes, desvios de energia, roubo de materiais e equipamentos e outras irregularidades. Essas perdas financeiras também são chamadas de perdas não técnicas ou perdas comerciais, que são difíceis de mensurar quantitativamente, acarretando grandes prejuízos para as concessionárias de energia elétrica e impactando diretamente na qualidade do fornecimento de energia. Este trabalho apresenta primeiramente o conceito de perdas técnicas e não técnicas, o histórico de irregularidades no sistema de medição das unidades consumidoras no Brasil, as tecnologias utilizadas atualmente para o combate às anomalias no sistema de distribuição e as ações realizadas para o seu combate. Apresentam-se ainda dois estudos de caso realizados em campo, em duas unidades consumidoras de média tensão de responsabilidade de suprimento de energia elétrica da empresa COELCE, demonstrando os métodos de redução das perdas comerciais utilizando novas tecnologias e por fim, uma breve análise do cenário atual das perdas na distribuidora.

Tipo de Trabalho: 
Monografia
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000111
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170904.005985
Área do Conhecimento: 

PLANEJAMENTO DO DESPACHO ÓTIMO DE USINAS GERADORAS A PARTIR DO MÉTODO DA PROGRAMAÇÃO DINÂMICA E DA PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA MISTA

O planejamento é, basicamente, uma estratégia que estabelece uma sequência de decisões para alcançar um determinado objetivo, a partir da avaliação de diferentes caminhos. O objetivo do planejamento da operação energética é definir uma política de operação capaz de suprir a demanda em paralelo a minimização do custo de operação do sistema. Desse modo, no contexto do planejamento do despacho de geração, o presente trabalho estuda um conjunto de centrais geradoras que deve atender uma determinada demanda, dentro de condições normais de operação. Esta análise tem como objetivo a determinação do despacho ótimo das unidades de geração, a partir do método de Programação Dinâmica (PD), objetivando o menor custo de operação. No estudo de caso, são consideradas cinco unidades geradoras com variação de estágios de geração, até a potência máxima admissível de cada unidade. Através da PD realizada dentro de um módulo específico do software Otimiza, é obtida a política ótima de despacho dos geradores. Ainda, os resultados obtidos são validados a partir da modelagem do problema utilizando a Programação Linear Inteira Mista (PLIM).

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000111
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170904.005944
Área do Conhecimento: 

MINIMIZAÇÃO DE PERDAS EM UMA REDE DE DISTRIBUIÇÃO ATRAVÉS DO PROBLEMA DE TRANSPORTE

O planejamento da expansão e operação de sistemas elétricos tem a finalidade de eliminar os problemas existentes, sem abrir mão de garantir o melhor aproveitamento do dinheiro aplicado ou também para adequar casos existentes, diminuir perdas e aumentar índices de confiabilidade, resultando em uma melhor qualidade da energia. Neste trabalho, será apresentado e discutido um exemplo do Problema de Transporte (PT) no contexto de sistemas elétricos, abordando uma rede de distribuição de energia elétrica. Atualmente, sua aplicação direta na logística é utilizada como um caso especial do problema geral da Programação Linear (PL), através da utilização de métodos mais eficientes derivados do simplex, como o algoritmo de custo mínimo out-of-kilter, resultando em ganhos computacionais significativos. O Módulo de Redução de Perdas presente no software Otimiza é utilizado para solucionar o Fluxo de Potência Ótimo, no qual se pretende atender todas as cargas, obedecendo limites de carregamento de condutores. Além de estabelecer a melhor configuração para que, quando operando, o sistema apresente o menor custo de perdas.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000110
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170811.005943
Área do Conhecimento: 

OTIMIZAÇÃO DE INVESTIMENTOS DO PLANEJAMENTO DE EXPANSÃO ATRAVÉS DA PLIM

A continuidade do fornecimento de energia elétrica depende da análise das cargas conectadas à rede básica, do mesmo modo que a estimativa de crescimento, decrescimento ou estagnação das mesmas influenciam no planejamento dos sistemas de energia elétrica. Desse modo, os órgãos responsáveis pelas linhas e demais instalações presentes na transmissão, subtransmissão e distribuição devem estar atentos às variações de energia demandada com o passar do tempo, pois elas podem gerar problemas cuja solução caracteriza um alto custo. Neste artigo, é abordado um problema de planejamento que tem como finalidade a otimização de investimentos em um trecho de uma determinada rede de transmissão, onde o aumento de carga em um horizonte decenal motiva reforços no sistema. O estudo de caso é feito a partir do software Anarede, onde são geradas diversas soluções para os problemas encontrados. A partir disso, é feita a otimização das soluções encontradas com auxílio do software Otimiza, onde os custos provenientes dos reforços no sistema são minimizados através da Programação Linear Inteira Mista (PLIM).

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000110
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170814.005921
Área do Conhecimento: 

SINCRONISMO EM UM SISTEMA ON GRID DE FONTE HIDRÁULICA DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DE PLL

O presente artigo tem por proposta desenvolver uma interface de sincronização de uma pequena fonte de geração hidráulica com a rede elétrica. Os sistemas de geração constituídos por uma hidroelétrica despacham a energia elétrica produzida através de sistemas inversores de frequência que estão conectados à rede elétrica de distribuição. A sincronização dos sistemas de micro e minigeração distribuída são realizadas através da utilização de PLL (Phase-locked loop). Ao final deste trabalho é apresentado o resultado das simulações realizadas no software MATLAB.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000107
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170512.005913
Área do Conhecimento: 

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM HOSPITAIS E INSTITUIÇÕES DE SAÚDE

Este trabalho tem como objetivo explicar e discutir a respeito das instalações elétricas em Hospitais e instituições de saúde, abordando os principais elementos que as compõe e também particularidades que as mesmas possuem em relação aos demais tipos de instalações. Dentre elas estão algumas normativas, sistemas de alimentação e sistemas de proteção.

 

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000112
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170922.005902
Área do Conhecimento: 

LEVANTAMENTO DA CURVA DE CAPABILIDADE DE UM GERADOR SÍNCRONO DE POLOS SALIENTES

O presente trabalho desenvolve um estudo teórico e experimental sobre o levantamento da curva de capabilidade de um gerador síncrono de polos salientes. Para a realização do trabalho é considerado um grupo motor-gerador de bancada localizado no curso de eletrotécnica do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Câmpus Pelotas. Os parâmetros do gerador são encontrados através de ensaios de circuito aberto, curto circuito e de baixo escorregamento, baseados na NBR 5052. Com os resultados dos ensaios, são determinadas a reatância de eixo direto e a reatância de eixo quadratura. Utilizando os parâmetros e técnicas analíticas e gráficas, são traçados todos os limites que influenciam sobre a curva de capabilidade de uma máquina síncrona de polos salientes. Após o traçado de todos os limites, utilizando o Matlab, é obtida a região onde a máquina pode executar o seu pleno funcionamento.  
 

Tipo de Trabalho: 
Monografia
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000107
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170426.005898
Área do Conhecimento: 

ANALISE E ELIMINAÇÃO DE RISCO: UM MÉTODO DE IDENTIFICAÇÃO, ANÁLISE, CLASSIFICAÇÃO E ELIMINAÇÃO DE RISCOS COM REDES ELÉTRICAS PRÓXIMAS A EDIFICAÇÕES

 

A Concessionária Energisa vem procurando buscar melhoria das condições de segurança de suas redes. Embora necessária e indispensável, uma rede em perfeitas condições técnicas e de segurança, os problemas relacionados a obras da construção civil próximo à rede elétrica tem aumentado resultando em acidentes constantes envolvendo a rede elétrica e o ser humano.

Este trabalho é uma proposta de um método de identificação, análise, eliminação de riscos em obras de Segurança no aspecto geral. O estudo foi elaborado a partir de documentos, com análise e gestão de riscos, normas e registro, que possibilitaram verificar o impacto do risco nas redes elétricas para pessoas, contribuindo de forma geral para busca por garantias de segurança e conscientização das pessoas.

 

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000107
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170420.005889
Área do Conhecimento: 

ESTUDO DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL A BAIXO CUSTO

Este trabalho visa fazer uma proposta de implantação de alguns sistemas de automação residencial a baixo custo visando residências e famílias da classe média brasileira, também visando eficiência energética mostrando economia de gastos na conta de energia elétrica se caso haja a instalação dos equipamentos mostrados na proposta de implantação.

A automação residencial representa conforto na manipulação e controle de tarefas caseiras cotidianas como acender uma lâmpada ou controlar a casa como um todo, como também substituir todos controles remotos de aparelhos, como televisão, som, ar condicionado e ter a possibilidade de controlar remotamente toda a casa via internet pelo celular.

Para facilitar a apresentação da proposta objetivo dessa pesquisa será adotado modelos padrões levantados de estudos e pesquisas já realizados para chegar a tais definições. Serão definidos de forma padrão, um arranjo familiar padrão, um salário médio padrão e por meio de levantamentos concretos a média de consumo de energia elétrica médio por unidade consumidora.

De posse dos padrões definidos serão apresentadas as propostas mostrando a viabilidade de implantação, custo efetivo de implantação, o percentual de comprometimento da renda familiar e um levantamento de percentuais de economia de energia comparado com o levantamento apresentado.

Todos objetivos a que esse trabalho propôs realizar foram atendidos mostrando tais propostas de implantação e sugestões de melhoria para trabalho posteriores.

Tipo de Trabalho: 
Monografia
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000106
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170418.005870
Autor(es): 
Área do Conhecimento: 

Páginas

Subscrever Engenharia Elétrica