Engenharia Mecânica

COMPOSIÇÃO DOS CUSTOS DA MANUTENÇÃO COM ABORDAGEM DA FERRAMENTA FMEA

      Este artigo propõe a comparação entre duas formas de composição de custos de manutenção, sendo uma delas a forma mais utilizada (critério de rateio por hora máquina ou energia elétrica) e a proposta com a abordagem da ferramenta FMEA (por tipo de atividade) possibilitando novas formas de avaliação na distribuição dos custos, os quais são capazes de proporcionar melhor gestão no processo de tomada de decisão dentro da gerência de manutenção. Este artigo apresentou um estudo de caso para a aplicação das metodologias de análise de custos e teve como objetivos comprovar a eficácia dos métodos e a avaliação dos resultados finais, que permitiu demonstrar aos gestores como podem alocar custos com maior precisão e promover a obtenção de melhores índices e informações para a tomada de decisão.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000105
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170322.005784
Área do Conhecimento: 

DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE APOIO PARA GERENCIAMENTO DE PROJETO E DIMENSIONAMENTO DE SISTEMA DE AR CONDICIONADO

O artigo desenvolve uma ferramenta estruturada em planilha eletrônica, plataforma de fácil manuseio e custo acessível, que visa auxiliar micro e pequenas empresas do ramo a gerenciar projetos e dimensionar sistemas de ar condicionado de pequeno e médio porte. O objetivo principal é viabilizar a entrada destas empresas no mercado atual com desenvolvimento de projetos de qualidade e, consequentemente, competição com empresas de maior porte que utilizam softwares robustos. A metodologia de projeto sugerida e empregada no corpo da ferramenta baseia-se em pesquisa bibliográfica de normas brasileiras regulamentadoras, legislações, bibliografias especializadas no tema, orientações e informações extraídas de engenheiros com experiência na área. Implementa-se a planilha eletrônica por meio da metodologia citada e define-se a utilização do exemplo prático adotado pelo estudo de Carvalho (2009), o qual utiliza um cômodo residencial para calcular carga térmica por métodos distintos e especificar aparelhos, para validação operacional da ferramenta. Após desenvolver o projeto completo de climatização do cômodo residencial na ferramenta, realiza-se a confrontação de dados. Quantitativamente, os resultados no cálculo de carga térmica na ferramenta e no cálculo detalhado do estudo de Leonardo (2009) são, respectivamente, 7822,4 BTU/h e 8542,0 BTU/h, demonstrando o potencial em fornecer economia devido ao cálculo minucioso e preciso de carga térmica e subsequente menor demanda por potência de refrigeração. Qualitativamente, verifica-se o oferecimento de uma diversidade de funções multidisciplinares que, agrupadas, habilitam a elaboração de projetos com eficiência e qualidade. Portanto, conclui-se que a ferramenta está apta ao fornecimento autorizado e posterior aplicação na prática de empresas.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000098
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20170103.005578

ANÁLISE DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL EM CILINDRO DE PISTÃO DE MOTOCICLETAS

Resumo

As informações contidas no presente trabalho foram extraídas de livros e endereços eletrônicos referentes aos cilindros de pistão nas motocicletas. Assim, de forma teórica obtivemos um estudo de engenharia da simulação sobre ferramenta de teste que verifica o máximo de tensão e de deformação que o item suportará até romper, quebrar de vez com os valores determinados. Para realizar a escrita, primeiro houve um estudo sobre esta peça através dos processos de fabricação, em seguida de acordo com o Manual do Proprietário CG 150  foi obtido à distância do curso, o diâmetro do material e outras informações essenciais para confeccionar peça em 3ª dimensão e depois foi realizada a simulação de engenharia sobre este pistão pelo software SolidWorks. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000088
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20160829.005443

CONSTRUÇÃO DE UM KIT DIDÁTICO PARA AS AULAS PRÁTICAS DE FUNDIÇÃO.

Este projeto se baseia em uma estrutura metodológica, no qual foi estabelecido um cronograma com o objetivo de desenvolvimento de um kit didático para as aulas práticas de fundição. Desta forma, o presente trabalho mostra também a importância da realização da reciclagem de latas de alumínio a partir da fundição das mesmas, construindo um ciclo de retorno destes produtos. O objetivo geral desse projeto se caracteriza pela construção de um kit didático para as aulas práticas de fundição no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Santo Amaro e o conhecimento sobre a importância econômica e ecológica gerada por esta prática. Os objetivos específicos são a reciclagem de latas de alumínio para produção de peças a partir da fundição das mesmas, assim como a produção do kit didático utilizando materiais de baixo custo, a confecção de moldes para produção de peças variadas, e análise dos benefícios em termos ambientais e econômicos da reutilização das latas de alumínio para fundição. A metodologia do trabalho abrangeu o levantamento de dados teóricos do processo de fundição, suas características e a composição das etapas para a construção dos elementos que compôs o kit didático. Como resultado verificou-se que é possível construir um kit para fundição de baixo custo e utiliza-lo na confecção de peças variadas, além de constatar que a reutilização de latinhas é uma estratégia inteligente em termos econômicos e ambientais.

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000096
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161228.005386

SISTEMA LOGÍSTICO DABBAWALA

No mundo de hoje quando pensamos em cadeias de suprimentos eficientes e de sucesso, o que vem à mente são grandes corporações como Coca-Cola, Dell e Walmart, mas com sua estrutura cultural e seu sistema de entrega de refeições diárias, Mumbai e os dabbawalas, com seus 5.000 homens responsáveis pela entrega de aproximadamente 200.000 refeições diárias, detém o posto de serviço logístico mais eficiente do mundo. Atualmente, inovação e tecnologia caminham juntas na missão de levar qualquer negócio ao sucesso, enquanto os sistemas logísticos, carregados de modernização, se mostram cada vez mais necessários para a eficiência exigida pelo mercado. O sistema de entregas dabbawala, com sua logística simplificada, rústico, muitas vezes arcaico, ultrapassa qualquer mecânica de eficiência e rentabilidade moderna. De acordo com o Relatório Global de Logística (2007) realizado pelo Banco mundial, a Índia se encontra em 39º lugar de 150 países em relação ao seu potencial logístico futuro. A falta de tecnologia não implica diretamente na impossibilidade de sucesso.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000067
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20150313.004761
Subscrever Engenharia Mecânica