Engenharias

EFICIÊNCIA NA PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA BASEADA EM FERRAMENTAS DA QUALIDADE: ESTUDO DE CASO DE UM PROCESSO DE ENVASE NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

O presente artigo tem como objetivo geral analisar e quantificar os custos da qualidade, especificamente os custos de prevenção, nas operações de uma indústria. Inicialmente, será apresentado o referencial teórico acerca do tema, ressaltando o seu conceito, importância, categorias, relações e o seu uso. Em seguida, serão apresentados os benefícios e vantagens de investir no custo de prevenção. Para evidenciar os fundamentos estudados e observar na prática os benefícios de investir no custo de prevenção da qualidade, será apresentado um estudo de caso de uma indústria alimentícia. Por meio desse estudo, será simples compreender os conceitos anteriormente apresentados e também como investir nos custos de prevenção pode facilitar e aperfeiçoar o processo de produção e qualidade. A aplicação deste investimento evita gastos dispendiosos e ajuda a prevenir perdas significativas, que geram uma imagem negativa a empresa. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000117
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171207.006284
Área do Conhecimento: 

FATORES DE DEMANDA NAS PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS NO SETOR LOGÍSTICO

O presente artigo aborda as pequenas e médias empresas no Brasil, e seu crescimento no setor logístico, o desenvolvimento econômico envolve diretamente toda a cadeia produtiva sendo, este, responsável por uma parcela considerável em todo o processo. O objetivo desse artigo é apresentar a importância dessas empresas abordando perspectivas na prestação de serviço logísticos e sua contribuição.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000117
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171207.006282
Área do Conhecimento: 

LOGÍSTICA REVERSA EMPRESA FABRICANTE DE PÃES

Este artigo consiste em um estudo de caso aplicado em uma indústria alimentícia de Pães, localizada no estado de São Paulo. O objetivo geral é apresentar um estudo de casos de maneira quantitativa e qualitativa, apresentando resultados que demonstrem o antes e o depois da logística reversa. E demonstrar especificamente a aplicação da reversa de grades plástica de acomodação dos pães industriais, que eram feitas anteriormente por caixas de papelão, assim como os pães vencidos e deteriorados dentro da operação da logística da empresa, Também abordar resultados obtidos com a troca das caixas. O artigo originou-se a partir de uma pesquisa exploratória e descritiva, evidenciando-se como um estudo de caso. Notou-se que o uso prático da logística reversa contribuiu com a redução de custos e com melhoria da imagem da empresa no mercado nacional. Sua execução é viável nos métodos de distribuição utilizados pela mesma.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000116
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171121.006231
Área do Conhecimento: 

LOGISTICA DE DISTRIBUIÇÃO REVERSA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: ANÁLISE SWOT DO PROCESSO PARA PNEUS USADOS

O objetivo geral do presente trabalho é traçar uma análise de cenário da logística de distribuição reversa de pneus no Brasil a partir da matriz SWOT. A partir de metodologia qualitativa de caráter descritivo, com revisão bibliográfica, aliada a metodologia qualitativa de caráter exploratório, com a construção empírica da matriz SWOT, descreveu-se os conceitos de sustentabilidade, logística reversa e análise SWOT, assim como se construiu uma matriz de análise estratégica. Conclui-se que atualmente ainda se encontra em processo de acomodação a implantação da legislação, exigindo-se mais investimento em postos de coleta e auxilio governamental. Além disso, a viabilidade econômica de utilizar os pneus fora de uso como matéria prima em outros ciclos produtivos ou no próprio ciclo da produção de novos pneus é um estímulo para as empresas para se interessarem pelo processo e avançarem na logística reversa.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000116
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171123.006228
Área do Conhecimento: 

A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA GESTÃO DE PESSOAS: O USO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL EM BENEFÍCIO ECONÔMICO-SOCIAL

O presente trabalho tem por objetivo, baseado em fundamentos teóricos, abordar a importância da gestão de pessoas nas organizações, enfatizando a psicologia organizacional e sua aplicação, já que a mesma estuda o comportamento humano e suas necessidades e como isso afeta e interfere de modo econômico social. Será demonstrado o estudo de caso de uma empresa de Fertilizantes, demonstrando que a empresa obteve bons resultados após investir em seus colaboradores. Ao decorrer do artigo, será abordar sobre como esse gerenciamento contribui para que as organizações alcancem seus objetivos, já que as mesmas dependem de pessoas para existirem e concluírem suas atividades. Existem alguns desafios quanto a gestão de pessoas que devem ser considerados, pois muitos dos conceitos acabam não passando de teoria e pouco se vê na prática, por conta de uma série de fatores, principalmente o fator humano. As necessidades humanas, apesar de algumas teorias, são subjetivas e isso torna um desafio para qualquer empresa ou líder que queira motivar pessoas, pois o que pode ser interessante para uma pessoa em dado momento pode não ser mais depois. Além do grande desafio de saber liderar e motivar pessoas, as empresas precisam se atentarem ao lucro, visando a sustentabilidade do negócio. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000116
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171123.006227
Área do Conhecimento: 

DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SCADA EM HTML BASEADO NA TECNOLOGIA WEBSERVER SIMATIC. ESTUDO DE CASO EM PROCESSO DE ENVASE DE LÍQUIDO

Para se tornarem mais competitivas no mercado, empresas buscam maior qualidade e confiabilidade na aquisição dos dados, pois o nível de gerencia depende destas coletas para futuras decisões estratégicas. Posteriormente, a automação surge como uma alternativa para elevar os fatores competitivos, e analises confiáveis de diversas variáveis do chão de fábrica. Com isso, o objetivo deste artigo é realizar um estudo utilizando o sistema supervisório automatizado, juntamente com CLP para controle e servidor web, possibilitando o acesso dentro de uma rede interna. Foi realizado um estudo de caso, onde o foco é automatizar uma linha de envase de líquidos através do sistema supervisório SCADA para monitoramento utilizando a rede interna, focando nos níveis hierárquicos superiores ao chão de fábrica, tornando seus dados mais confiáveis e eficazes, com o objetivo de sanar falhas na coleta de dados manuais. Esta proposta foi analisada em uma empresa com sede na Zona Leste de São Paulo, onde os resultados obtidos com essa integração automática mostraram possíveis melhorias e corte de custos na produção, com a melhoria na disponibilidade da máquina e constatação de erros humanos na coleta de dados.  

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000115
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171103.006194
Área do Conhecimento: 

PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DE UMA PRENSA MECÂNICA À NR12

Segurança no trabalho é uma preocupação cada vez maior nas empresas. Estima-se que todo e qualquer projeto a ser desenvolvido deve levar em consideração o tópico da segurança, tão importante quanto a análise de viabilidade financeira do projeto. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo realizar o levantamento e a análise dos riscos apresentados por uma prensa mecânica que encontra-se inoperante em uma metalúrgica no interior de São Paulo. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico focado na Norma Regulamentadora nº 12 (NR 12), com aprofundamento nos tópicos que tratam do equipamento em estudo. Por meio de pesquisa exploratória buscou-se obter as informações do equipamento. Foi utilizado um check-list desenvolvido através dos tópicos previstos na norma e a avaliação de risco foi feita pelo método Hazard Rating Number (HRN). E por fim realizando a proposta de adequação do equipamento para a NR 12, visando a diminuição dos riscos para o operador. Com base nessas melhorias, procurar-se-á reduzir a probabilidade de acidentes e transtornos, tornando o ambiente mais seguro e saudável para os colaboradores.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000114
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171027.006184
Área do Conhecimento: 

ANÁLISE DE ARTIGOS CIENTÍFICOS QUANTO A INOVAÇÃO DA TECNOLOGIA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

O objetivo deste estudo é realizar uma análise de artigos quanto a inovação da tecnologia. A metodologia usada tem base em técnicas de bibliometria e observações qualitativas. Os dados da amostra deste estudo foram do ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e SIMPEP (Simpósio de Engenharia de Produção). Os resultados descobertos sugerem uma pequena perda de interesse da comunidade científica em relação às inovações da tecnologia ao longo dos anos. Com isso, ocorreu um ponto de interrogação a ser investigado, onde é curioso o fato de haver o desinteresse de um público específico e por se tratar de um tema que nunca está defasado. Em suma, este estudo aprofundado refere-se a uma tentativa inicial de mapeamento da literatura nesta área e promove um melhor esclarecimento do assunto tratado até aqui .

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000114
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171026.006159
Área do Conhecimento: 

EFICÁCIA DO USO DE MÁQUINAS VENDING MACHINE NO PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO E CONTROLE DE EPI´S ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS

Esse artigo tem como objetivo apresentar a eficácia de uma máquina de entrega de equipamento de proteção individual, feita por uma empresa através da aquisição de um sistema tecnológico e automatizado, onde realiza a distribuição, automática de “EPI´s”, sistema que substituiu a distribuição feita pelo almoxarifado, possibilitando agilidade para o processo. Foi feito uma visita no local o qual auxiliou significativamente a metodologia com a obtenção de dados sobre a implantação do sistema. O presente artigo demonstra como era feito o processo antecedente da implantação do sistema, quais eram suas limitações e como ficaram com a implantação do sistema de distribuição automática quais foram os resultados obtidos quanto à distribuição de equipamentos e quanto ao andamento da produção.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000113
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171005.006146
Área do Conhecimento: 

DESENVOLVIMENTO DE UMA I/O REMOTA COM COMUNICAÇÃO MODBUS DE BAIXO CUSTO

A indústria está sempre em busca de soluções de automação para melhorar sua produção e garantir a sua qualidade, infelizmente, a maioria das industrias brasileiras são de pequeno porte e sofrem de falta de capital, para esse público soluções de automação de baixo custo, porém confiáveis são desejáveis. Este trabalho mostra um exemplo prático da criação de uma I/O remota para a área de automação industrial, utilizando o protocolo Modbus para comunicação com outros dispositivos. Para isso, foram feitos testes utilizando o Arduino, tendo o ScadaBR como supervisório, de modo que o sistema tenha controle das informações remotamente via Modbus Serial RS-485.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000115
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171113.006138
Área do Conhecimento: 

Páginas

Subscrever Engenharias