Engenharias

PROPOSTA DE PROJETO ARQUITETÔNICO PARA RESIDÊNCIA EMERGENCIAL COM O USO DE CONTAINERS BASEADA EM PRINCÍPIOS SUSTENTÁVEIS

As catástrofes não avisam quando irão chegar, por mais que alguns fenômenos naturais possam ser diagnosticados e previstos, nunca se sabe o impacto e nem à proporção que estes terão. As tragédias provenientes de desastres naturais, além de colocar em evidência a arquitetura expõe de maneira crua e urgente, o problema de moradia dos afetados por elas. Em vista disto, o presente artigo tem como objetivo a proposta de um projeto arquitetônico de residência para uso temporário oriundo de containers, levando em consideração princípios sustentáveis. Os procedimentos metodológicos baseiam-se em referencial teórico de pesquisa bibliográfica acerca do tema, e desenvolvimento do projeto arquitetônico no programa Skechup. Como resultado as imagens em 3D representam graficamente a residência temporária, que pode ser utilizada em curto ou médio prazo, dependendo da proporção da catástrofe e o tempo de reconstrução do local. O fator emergencial impõe a necessidade de aplicar além dos limites e condicionantes habituais parâmetros e normas fundamentais ao projeto, exigindo planejamento e levando em consideração rapidez e agilidade na montagem, estrutura, conforto térmico e viabilidade, além de ser uma solução rápida e eficiente. Atualmente a quantidade de containers descartados e inutilizados diariamente afetam o meio ambiente, para tanto, a necessidade de reutili­zar materiais sustentáveis com menor custo efetivo na construção civil, e com menos impacto ambiental vem demonstrando a importância de soluções alternativas na resolução de problemas para a população afetada.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000109
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170803.006035
Área do Conhecimento: 

ANTENA PATCH BIOINSPIRADA EM UM TREVO DE TRÊS FOLHAS PARA A FAIXA DE FREQUÊNCIA DE COMUNICAÇÃO SEM FIO

O presente artigo apresenta uma antena bioinspirada de baixo custo baseado na folha de um trevo de três folhas, caracterizada para a frequência de ressonância de 2,45 GHz (pertencente à banda ISM - Industrial Sientific and Medical), onde temos aplicações em rede de comunicação sem fio, por exemplo, o conhecido WiFi (padrão IEEE 802.11 a/b/g/n) e Bluetooth (padrão IEEE 802.15). A antena apresentada foi excitada pelo método de linha de microfita baseado no modelo da linha de transmissão (TLM) e teve seus diversos parâmetros eletromagnéticos (parâmetros S) analisados no simulador de onda completa Ansoft DesignerTM que implementa o método numérico dos momentos (MOM).  Após algumas simulações com o intuito de autenticar o projeto e investigar o desempenho em frequência, um protótipo foi construído e avaliado em um analisador de rede vetorial. Resultados simulados e medidos foram obtidos, em seguida apresentados e discutidos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000109
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170719.006012
Área do Conhecimento: 

UMA VISÃO SOBRE OS CONCEITOS DE TERCEIRA GERAÇÃO DAS TECNOLOGIAS FOTOVOLTAICAS

Com mais de cem anos de existência, a tecnologia fotovoltaica ainda esta longe de atingir todo seu potencial. Sabe-se que uma célula solar convencional de junção única possui uma eficiência termodinâmica máxima de pouco mais de 33%. Conceitos que podem, pelo menos teoricamente, superar este limite ficaram conhecidos como a “terceira geração” das tecnologias fotovoltaicas. Este artigo apresenta algumas das principais idéias, como as células solares multijunção, concentração fotovoltaica, conversão espectral ascendente e descendente, geração de múltiplas excitações, células de banda intermediária e células solares de portadores quentes. Células multijunção consistem de filmes finos sobrepostos, desta forma elas são capazes de atingirem alta eficiência quando separadas em camadas com gaps de energia diferentes. O atual recorde mundial de eficiência fotovoltaica é de 46% em uma célula multijunção de semicondutores III-V com uma concentração de 508 sóis. Um dos maiores problemas das células convencionais é o fato de cada fóton poder gerar no máximo um par de elétron-hole. Este desafio poderia ser superado com os próximos conceitos. A conversão ascendente e as células solares de banda intermediária abordam o problema dos fótons de baixa energia, que não seriam capazes de excitar um par elétron-hole. Já a conversão descendente e a geração de múltipla excitação, abordam os fótons de alta energia que acabam perdendo energia na forma de calor. Células de portadores quentes consistem em reduzir as perdas de energia em termos da refrigeração do portador. Uma discussão sobre os benefícios e dificuldades destes conceitos será apresentada.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000108
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170710.005997

ESTUDO SOBRE OS POLUENTES ORGÂNICOS PERSISTENTES: BIFENILAS POLICLORADAS - PCBS

Como resultado das atividades humanas realizadas desde o início do desenvolvimento industrial até os dias atuais, observaram-se consequências inesperadas capazes de por em risco o modo de vida e a saúde da população. Neste contexto, salienta-se o surgimento de compostos nocivos, que por não ocorrerem em grandes quantidades em um ambiente natural foram desenvolvidos em escala industrial e muitas vezes empregados exageradamente. Tais compostos, devido as suas características de não serem assimilados com facilidade pela natureza e por sua toxicidade, são definidos como Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs). Este trabalho realiza uma breve discussão sobre os poluentes orgânicos persistentes definidos como Bifenilas Policloradas (PCBs).  Para tanto, são apresentadas informações sobre os PCBs desde o seu surgimento, características físicas e químicas, aplicações em que eles foram empregados e as consequências da utilização destes compostos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000108
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170620.005969
Área do Conhecimento: 

IDENTIFICAÇÃO DE EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO FRIO

Este trabalho apresenta a identificação de exposição ocupacional ao frio, natural ou artificial, que pode comportar riscos importantes para a saúde, facilitar a ocorrência de acidentes de trabalho e reduzir a produtividade. Assim, verifica-se que o corpo humano, quando exposto a baixas temperaturas, perde calor para o meio ambiente, se as perdas de calor forem superiores ao calor produzido pelo metabolismo do trabalhador, além do desconforto, podem conduzir a dores intensas e em casos extremos à hipotermia, acrescido do risco da síndrome de Raynaud e de lesões musculoesqueléticas. Assim, é necessário estabelecer medidas de prevenção e proteção específicas previstas na legislação para combater os efeitos do frio, estas também devem estar incluídas no plano de prevenção das empresas. Com a tentativa de dar uma ampla visão sobre o assunto fez-se menção a NR 15 - anexo 9, por não estabelecer limites de tolerância dentro do ambiente laboral para avaliação do frio, por outro lado, entende-se que o uso satisfatório de equipamentos e acessórios adequados para a realização do trabalho, anulam o agente insalubre por neutralizar o frio. Coloca-se no artigo sugestões de avaliação do trabalho em baixas temperaturas, assim, com a organização adequada do trabalho expondo menos possível os trabalhadores ao frio e ao vento, monitorando o local de trabalho sem exceder a carga térmica, programar medidas de controle possibilitando um ambiente salubre e sadio, tal aplicação metodológica não trará prejuízos à saúde do trabalhador. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000110
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170810.005956
Área do Conhecimento: 

MINIMIZAÇÃO DE PERDAS EM UMA REDE DE DISTRIBUIÇÃO ATRAVÉS DO PROBLEMA DE TRANSPORTE

O planejamento da expansão e operação de sistemas elétricos tem a finalidade de eliminar os problemas existentes, sem abrir mão de garantir o melhor aproveitamento do dinheiro aplicado ou também para adequar casos existentes, diminuir perdas e aumentar índices de confiabilidade, resultando em uma melhor qualidade da energia. Neste trabalho, será apresentado e discutido um exemplo do Problema de Transporte (PT) no contexto de sistemas elétricos, abordando uma rede de distribuição de energia elétrica. Atualmente, sua aplicação direta na logística é utilizada como um caso especial do problema geral da Programação Linear (PL), através da utilização de métodos mais eficientes derivados do simplex, como o algoritmo de custo mínimo out-of-kilter, resultando em ganhos computacionais significativos. O Módulo de Redução de Perdas presente no software Otimiza é utilizado para solucionar o Fluxo de Potência Ótimo, no qual se pretende atender todas as cargas, obedecendo limites de carregamento de condutores. Além de estabelecer a melhor configuração para que, quando operando, o sistema apresente o menor custo de perdas.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000110
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170811.005943
Área do Conhecimento: 

IMPACTOS CAUSADOS PELOS RESÍDUOS PROCEDENTES DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO: UMA ANÁLISE CONCEITUAL DOS PROCEDIMENTOS PARA MINIMIZÁ-LOS.

A indústria da construção civil é reconhecida como uma atividade responsável pelo desenvolvimento socioeconômico, mas por outro lado, responde por uma significativa parcela dos impactos negativos ao meio ambiente, seja pela exploração e modificação dos recursos naturais ou pela geração de resíduos. No canteiro de obras ocorrem grandes perdas de materiais, com excessiva geração de resíduos e esse fator agrava ainda mais quando não há descarte final adequado. Portanto, o presente trabalho propôs fazer um diagnóstico das condições atuais acerca desta problemática para apontar os procedimentos adotados para minimizar tais impactos. Para tanto, ao fazer um apanhado em algumas referências bibliográficas, verificou-se que é primordial que se utilize de ferramentas de gerenciamento dos resíduos, para tratá-los diretamente no canteiro de obras, favorecendo a não geração, redução, reutilização e reciclagem.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000108
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170607.005936
Área do Conhecimento: 

AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA

O setor da construção civil é um dos que mais consomem recursos naturais, mais produzem resíduos e, consequentemente, é um dos maiores geradores de impactos no ambiente urbano. Apesar de o Brasil possuir legislação e normatização que contribuem para a gestão municipal de resíduos da construção civil (RCC), ainda são poucos os municípios que elaboraram e implementaram o Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Construção Civil, conforme a Resolução 307/2002, do CONAMA. Considerando que o conhecimento da realidade local é relevante para o desenvolvimento de um plano de gestão efetivo, o objetivo principal deste trabalho foi avaliar a atual gestão de RCC no município de Vitória da Conquista/BA, pois apesar de o setor da construção civil ser expressivo na economia municipal, há escassez de estudos sobre o tema. A estratégia de pesquisa empregada foi o estudo de caso descritivo-exploratório. A avaliação foi baseada nos seguintes itens: instrumentos de gestão, dados sobre os RCC, infraestrutura para o manejo dos resíduos, programa de informação ambiental e de fiscalização. O estudo mostrou que o município ainda não possui legislação em vigor voltada, exclusivamente, para os RCC. A maior parte dos resíduos tem como destino final áreas de aterro, pois não existem áreas, públicas ou privadas, de triagem e reciclagem de RCC; a ausência de dados foi constatada, tendo sido observadas deposições irregulares, mesmo com a disponibilização de áreas de descarte autorizadas pela administração pública. Desta forma, a gestão é ainda baseada em ações corretivas. As parcerias com outros setores, maior divulgação de programas já existentes, bem como o uso de ferramentas computacionais foram algumas proposições consideradas viáveis para o estabelecimento de uma gestão de RCC mais sustentável no município.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000107
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170525.005927
Área do Conhecimento: 

OTIMIZAÇÃO DE INVESTIMENTOS DO PLANEJAMENTO DE EXPANSÃO ATRAVÉS DA PLIM

A continuidade do fornecimento de energia elétrica depende da análise das cargas conectadas à rede básica, do mesmo modo que a estimativa de crescimento, decrescimento ou estagnação das mesmas influenciam no planejamento dos sistemas de energia elétrica. Desse modo, os órgãos responsáveis pelas linhas e demais instalações presentes na transmissão, subtransmissão e distribuição devem estar atentos às variações de energia demandada com o passar do tempo, pois elas podem gerar problemas cuja solução caracteriza um alto custo. Neste artigo, é abordado um problema de planejamento que tem como finalidade a otimização de investimentos em um trecho de uma determinada rede de transmissão, onde o aumento de carga em um horizonte decenal motiva reforços no sistema. O estudo de caso é feito a partir do software Anarede, onde são geradas diversas soluções para os problemas encontrados. A partir disso, é feita a otimização das soluções encontradas com auxílio do software Otimiza, onde os custos provenientes dos reforços no sistema são minimizados através da Programação Linear Inteira Mista (PLIM).

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000110
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170814.005921
Área do Conhecimento: 

SINCRONISMO EM UM SISTEMA ON GRID DE FONTE HIDRÁULICA DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DE PLL

O presente artigo tem por proposta desenvolver uma interface de sincronização de uma pequena fonte de geração hidráulica com a rede elétrica. Os sistemas de geração constituídos por uma hidroelétrica despacham a energia elétrica produzida através de sistemas inversores de frequência que estão conectados à rede elétrica de distribuição. A sincronização dos sistemas de micro e minigeração distribuída são realizadas através da utilização de PLL (Phase-locked loop). Ao final deste trabalho é apresentado o resultado das simulações realizadas no software MATLAB.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000107
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170512.005913
Área do Conhecimento: 

Páginas

Subscrever Engenharias