Engenharias

ESTUDO SOBRE OS POLUENTES ORGÂNICOS PERSISTENTES: BIFENILAS POLICLORADAS - PCBS

Como resultado das atividades humanas realizadas desde o início do desenvolvimento industrial até os dias atuais, observaram-se consequências inesperadas capazes de por em risco o modo de vida e a saúde da população. Neste contexto, salienta-se o surgimento de compostos nocivos, que por não ocorrerem em grandes quantidades em um ambiente natural foram desenvolvidos em escala industrial e muitas vezes empregados exageradamente. Tais compostos, devido as suas características de não serem assimilados com facilidade pela natureza e por sua toxicidade, são definidos como Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs). Este trabalho realiza uma breve discussão sobre os poluentes orgânicos persistentes definidos como Bifenilas Policloradas (PCBs).  Para tanto, são apresentadas informações sobre os PCBs desde o seu surgimento, características físicas e químicas, aplicações em que eles foram empregados e as consequências da utilização destes compostos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000108
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170620.005969
Área do Conhecimento: 

IMPACTOS CAUSADOS PELOS RESÍDUOS PROCEDENTES DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO: UMA ANÁLISE CONCEITUAL DOS PROCEDIMENTOS PARA MINIMIZÁ-LOS.

A indústria da construção civil é reconhecida como uma atividade responsável pelo desenvolvimento socioeconômico, mas por outro lado, responde por uma significativa parcela dos impactos negativos ao meio ambiente, seja pela exploração e modificação dos recursos naturais ou pela geração de resíduos. No canteiro de obras ocorrem grandes perdas de materiais, com excessiva geração de resíduos e esse fator agrava ainda mais quando não há descarte final adequado. Portanto, o presente trabalho propôs fazer um diagnóstico das condições atuais acerca desta problemática para apontar os procedimentos adotados para minimizar tais impactos. Para tanto, ao fazer um apanhado em algumas referências bibliográficas, verificou-se que é primordial que se utilize de ferramentas de gerenciamento dos resíduos, para tratá-los diretamente no canteiro de obras, favorecendo a não geração, redução, reutilização e reciclagem.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000108
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170607.005936
Área do Conhecimento: 

AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA

O setor da construção civil é um dos que mais consomem recursos naturais, mais produzem resíduos e, consequentemente, é um dos maiores geradores de impactos no ambiente urbano. Apesar de o Brasil possuir legislação e normatização que contribuem para a gestão municipal de resíduos da construção civil (RCC), ainda são poucos os municípios que elaboraram e implementaram o Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Construção Civil, conforme a Resolução 307/2002, do CONAMA. Considerando que o conhecimento da realidade local é relevante para o desenvolvimento de um plano de gestão efetivo, o objetivo principal deste trabalho foi avaliar a atual gestão de RCC no município de Vitória da Conquista/BA, pois apesar de o setor da construção civil ser expressivo na economia municipal, há escassez de estudos sobre o tema. A estratégia de pesquisa empregada foi o estudo de caso descritivo-exploratório. A avaliação foi baseada nos seguintes itens: instrumentos de gestão, dados sobre os RCC, infraestrutura para o manejo dos resíduos, programa de informação ambiental e de fiscalização. O estudo mostrou que o município ainda não possui legislação em vigor voltada, exclusivamente, para os RCC. A maior parte dos resíduos tem como destino final áreas de aterro, pois não existem áreas, públicas ou privadas, de triagem e reciclagem de RCC; a ausência de dados foi constatada, tendo sido observadas deposições irregulares, mesmo com a disponibilização de áreas de descarte autorizadas pela administração pública. Desta forma, a gestão é ainda baseada em ações corretivas. As parcerias com outros setores, maior divulgação de programas já existentes, bem como o uso de ferramentas computacionais foram algumas proposições consideradas viáveis para o estabelecimento de uma gestão de RCC mais sustentável no município.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000107
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170525.005927
Área do Conhecimento: 

SINCRONISMO EM UM SISTEMA ON GRID DE FONTE HIDRÁULICA DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DE PLL

O presente artigo tem por proposta desenvolver uma interface de sincronização de uma pequena fonte de geração hidráulica com a rede elétrica. Os sistemas de geração constituídos por uma hidroelétrica despacham a energia elétrica produzida através de sistemas inversores de frequência que estão conectados à rede elétrica de distribuição. A sincronização dos sistemas de micro e minigeração distribuída são realizadas através da utilização de PLL (Phase-locked loop). Ao final deste trabalho é apresentado o resultado das simulações realizadas no software MATLAB.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000107
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170512.005913
Área do Conhecimento: 

LEVANTAMENTO DA CURVA DE CAPABILIDADE DE UM GERADOR SÍNCRONO DE POLOS SALIENTES

O presente trabalho desenvolve um estudo teórico e experimental sobre o levantamento da curva de capabilidade de um gerador síncrono de polos salientes. Para a realização do trabalho é considerado um grupo motor-gerador de bancada localizado no curso de eletrotécnica do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Câmpus Pelotas. Os parâmetros do gerador são encontrados através de ensaios de circuito aberto, curto circuito e de baixo escorregamento, baseados na NBR 5052. Com os resultados dos ensaios, são determinadas a reatância de eixo direto e a reatância de eixo quadratura. Utilizando os parâmetros e técnicas analíticas e gráficas, são traçados todos os limites que influenciam sobre a curva de capabilidade de uma máquina síncrona de polos salientes. Após o traçado de todos os limites, utilizando o Matlab, é obtida a região onde a máquina pode executar o seu pleno funcionamento.  
 

Tipo de Trabalho: 
Monografia
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000107
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170426.005898
Área do Conhecimento: 

ANALISE E ELIMINAÇÃO DE RISCO: UM MÉTODO DE IDENTIFICAÇÃO, ANÁLISE, CLASSIFICAÇÃO E ELIMINAÇÃO DE RISCOS COM REDES ELÉTRICAS PRÓXIMAS A EDIFICAÇÕES

 

A Concessionária Energisa vem procurando buscar melhoria das condições de segurança de suas redes. Embora necessária e indispensável, uma rede em perfeitas condições técnicas e de segurança, os problemas relacionados a obras da construção civil próximo à rede elétrica tem aumentado resultando em acidentes constantes envolvendo a rede elétrica e o ser humano.

Este trabalho é uma proposta de um método de identificação, análise, eliminação de riscos em obras de Segurança no aspecto geral. O estudo foi elaborado a partir de documentos, com análise e gestão de riscos, normas e registro, que possibilitaram verificar o impacto do risco nas redes elétricas para pessoas, contribuindo de forma geral para busca por garantias de segurança e conscientização das pessoas.

 

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000107
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170420.005889
Área do Conhecimento: 

GERENCIAMENTO E SEGURANÇA NA INDÚSTRIA DE AGROENERGIA: TREINAMENTO, CUMPRIMENTO DAS LEIS E MEDIDAS DE PROTEÇÃO

A segurança do trabalho precisa ser entendida como o amontoado de ações que são adotadas procurando diminuir os acidentes de trabalho, agrupando a integridade, a proteção e a capacidade do trabalho do integrante. Quando a Segurança no trabalho não é eficaz, ocorre o acidente, o mesmo induz a encargos com advogados, perdas de tempo e materiais na produção. Perante esse quadro, ao decorrer desse trabalho será apresentado o desenvolvimento de programas de prevenção, uma vez que por meio da prevenção podemos impedir diversos acidentes. Um questionário foi aplicado em uma Indústria de Agroenergia, para avaliação da segurança e planejamento, quanto à Segurança do trabalho. De acordo com os dados coletados, o resultado foi satisfatório, foi implantado um Programa de comportamento seguro, são ministrados cursos com temas envolvendo Segurança do Trabalho, uso de EPI’s e EPC’s dentre outros meios de proteção, que vem somar-se ao conhecimento indispensável para fazer a empresa mais segura, eficiente, organizada e produtiva.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000107
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170525.005888
Área do Conhecimento: 

MONITORAÇÃO DE EDIFÍCIOS ALTOS PARA AÇÕES DINÂMICAS DO VENTO.

Com o aumento na construção de edifícios altos e tendo esses prédios esbeltez cada vez maior, há a necessidade de acompanhar o comportamento estrutural para garantir que as condições de projeto estão sendo atendidas. Para efeitos dinâmicos do vento não há nas normas vigentes procedimentos para monitoramento dos deslocamentos. Na literatura há uma forte escassez de trabalhos referentes a este tema. A maioria das publicações se referem a monitoramento em barragens, pontes, viadutos, passarelas e peças pré-moldadas. Vários equipamentos e métodos são usados na medição de deslocamentos, entre eles: Extensômetros, acelerômetros, GPS, etc. O objetivo geral deste trabalho é elaborar um referencial bibliográfico de monitoração de edifícios altos para ações dinâmicas do vento. Frente ao estudo de teses, dissertações, artigos, normas e livros foi verificado que o sistema GPS é bastante promissor e apresenta uma confiabilidade frente aos demais sistemas, acrescendo de suas vantagens de velocidade de processamento dos dados  e facilidade em instalação. Entretanto é necessária a criação de métodos para reduzir e medir os erros. Diante do sistema mais indicado, foi feita uma análise sobre a deslocabilidade dos prédios devido à ação do vento para edifícios entre 10 e 50 pavimentos. Com isto foi mostrado que os prédios, dimensionados de acordo com as normas vigentes, apresentam deslocamentos da ordem de décimos de milímetros para os ventos diários.  Com os dados requeridos foram expostos neste trabalho equipamentos disponíveis no mercado nacional. Concluindo-se que não possuem precisão suficiente para tal monitoramento do vento médio. Portanto há a necessidade de métodos mais eficientes e instrumentos mais precisos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000105
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170329.005875
Área do Conhecimento: 

ESTUDO DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL A BAIXO CUSTO

Este trabalho visa fazer uma proposta de implantação de alguns sistemas de automação residencial a baixo custo visando residências e famílias da classe média brasileira, também visando eficiência energética mostrando economia de gastos na conta de energia elétrica se caso haja a instalação dos equipamentos mostrados na proposta de implantação.

A automação residencial representa conforto na manipulação e controle de tarefas caseiras cotidianas como acender uma lâmpada ou controlar a casa como um todo, como também substituir todos controles remotos de aparelhos, como televisão, som, ar condicionado e ter a possibilidade de controlar remotamente toda a casa via internet pelo celular.

Para facilitar a apresentação da proposta objetivo dessa pesquisa será adotado modelos padrões levantados de estudos e pesquisas já realizados para chegar a tais definições. Serão definidos de forma padrão, um arranjo familiar padrão, um salário médio padrão e por meio de levantamentos concretos a média de consumo de energia elétrica médio por unidade consumidora.

De posse dos padrões definidos serão apresentadas as propostas mostrando a viabilidade de implantação, custo efetivo de implantação, o percentual de comprometimento da renda familiar e um levantamento de percentuais de economia de energia comparado com o levantamento apresentado.

Todos objetivos a que esse trabalho propôs realizar foram atendidos mostrando tais propostas de implantação e sugestões de melhoria para trabalho posteriores.

Tipo de Trabalho: 
Monografia
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000106
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170418.005870
Autor(es): 
Área do Conhecimento: 

ESTUDO DE CASO: O QUANTO A CONCENTRAÇÃO DE UMA MOAGEM INTERFERE NA REOLOGIA E NO TAMANHO DA PARTÍCULA DO PRODUTO ACABADO

RESUMO: A viscosidade, ou tempo de escoamento de um material está diretamente ligada à sua densidade, sendo assim, quanto mais denso um material, maior será o seu tempo de escoamento, sendo essa relação diretamente proporcional. Quanto maior o tempo de moagem que um composto é submetido, menor é o diâmetro das partículas resultantes. O objetivo do estudo é verificar se materiais moídos em diferentes concentrações apresentam diferença nas suas reologias e verificar se há mudança no tamanho de partícula nas moagens com diferentes concentrações. Através do estudo foi possível observar que não há diferença na reologia, e há uma mudança significativa no tamanho de partícula, quando moído em diferentes concentrações.

Palavras-Chave - Densidade; Viscosidade; Esmalte; Partícula; Concentração.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000107
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170418.005856
Área do Conhecimento: 

Páginas

Subscrever Engenharias