Farmacologia Geral

TROMBOEMBOLISMO ASSOCIADO AO USO DE CONTRACEPÇÃO HORMONAL

Elaborado através de revisão de literatura, este estudo tem como finalidade mostrar o risco de tromboembolismo venoso associado ao uso de anticoncepcionais orais. Os hormônios femininos exógenos utilizados para contracepção ou para terapia hormonal (TH) no climatério estão agregados ao aumento de risco para tromboembolismo venoso (TEV), principalmente por provocarem alterações pró-coagulantes na hemostasia, podendo atacar qualquer parte ou órgão do corpo humano. Portanto, as doses de estrogênio, os tipos de estrogênios e progestagênios utilizados, as vias de administrações hormonais e os fatores de riscos hereditários de cada paciente, interferem nos riscos finais para trombose venosa profunda. O conhecimento dos efeitos inerentes a cada composto hormonal é essencial para a prescrição adequada e auxílio do ginecologista para compreender o que fazer para não potencializar o risco de trombose em pacientes em idades férteis e fumantes, na qual sua complicação tem alto índice de mortalidade. É importante pensar na possibilidade de tromboembolismo venoso (TEV) em todas as mulheres e sempre levar em consideração os riscos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000116
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20171129.006254
Subscrever Farmacologia Geral