Jornalismo e Editoração

A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NOS ESPAÇOS DE COMENTÁRIOS DO G1: UMA ANÁLISE DO CASO NEW HIT

Esta pesquisa, motivada pela observação da cultura da culpabilidade da vítima em comentários de portais, tem como objeto as notícias e comentários sobre o caso New Hit, no portal G1. Foram considerados aspectos como o que leva a participação repetida dos interagentes no espaço, a forma como a veiculação das notícias afeta os diferentes discursos de senso comum, e se esses discursos encontrados geram mais participação de outros leitores. Buscou-se identificar quais são os sentidos produzidos pelos interagentes em relação à mulher e à violência de gênero no portal, com o auxílio de autores como Joan Scott, Viviane Borelli, Alfredo Vizeu e Adriano Rodrigues, na perspectiva das relações de gênero, do acontecimento jornalístico e do discurso dentro do cenário do jornalismo online. As análises mostraram discursos sexistas, outros de apoio às mulheres, além de punitivos e referenciais ao crime e ao estupro. 

Tipo de Trabalho: 
Monografia
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000088
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20160823.005494
Subscrever Jornalismo e Editoração