Letras

O PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO E SUA VISÃO SOBRE A LEITURA E A ESCRITA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR VALDOMIRO TEODORO CÂNDIDO

Este trabalho apresenta os principais resultados de uma pesquisa sobre os hábitos da leitura e da escrita dos alunos do 3º ano do Ensino Médio. Inicialmente apresenta a importância da leitura para a formação humana, principalmente na conclusão do ensino médio. Segundos os dados revelados durante a pesquisa, há forte correlação entre a prática da leitura e da escrita e o desempenho escolar. Este artigo tem como objetivo abordar aspectos que fazem parte do desenvolvimento das habilidades da leitura, bem como da escrita, tendo como objetivo a conscientização da importância dos mesmos. As fontes bibliográficas foram referenciadas em: Cury (2003), Freire (1997), Hunter, (2006), Platão (2013), entre outras. A partir do presente estudo, foi possível perceber que a leitura e a escrita são essenciais as pessoas, em especial aos alunos que desejam concluir o ensino médio e dar continuidade a seus estudos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000106
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170418.005852
Área do Conhecimento: 

KICÔLA E NEGRA!: AS FRATURAS DO BILINGUISMO, A MULHER E A COLONIALIDADE NOS VERSOS DE CORDEIRO DA MATA.

O presente diálogo busca traçar um olhar crítico às diferentes representações contidas no poema Kicôla, de Cordeiro da Mata, ressaltando a fratura do bilinguismo personificado na interlocutora, a representação da mulher angolana e, tanto quanto, manifestações do caráter colonial da literatura conterrânea presente na supracitada obra. Embasar-nos-emos, portanto, em aportes teóricos de diferentes autores, como, principalmente, Lúcia Castelo Branco, Laura Padilha, Inocência mata, a fim de ensejarmos maior compreensão das facetas intra e extratextuais. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000089
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161011.005483

OS EFEITOS DO DISCURSO PATRIARCAL NOS CONTOS: NO QUARTO DEZENOVE E INTÉRPRETE DE MALES

A proposta deste trabalho foi analisar a Representação da Mulher no Discurso Patriarcalista Presente nos Contos: No Quarto Dezenove e o Intérprete de Males, de Doris Lessing e Jhumpa Lahiri respectivamente, investigando a representação da identidade feminina construída através do discurso patriarcalista. Sabe-se que ao redor da identidade feminina, se criou uma crença de que a mulher, sexo frágil, deveria assumir os deveres domésticos, e cuidar dos filhos, enquanto o homem era o provedor da casa. A partir do século XX, a mulher consegue ter uma maior autonomia, podendo assim trabalhar e estudar, porém ainda sobre o jugo patriarcalista ela acaba deixando todos os seus projetos para constituir uma família. Encurralada pela autonomia e pelo discurso patriarcalista as personagens femininas dos contos supracitados, acabam desenvolvendo conflitos identitários, ou seja, se desenvolve então a crise de identidade. Ao analisar os Conflitos das identidades, A construção da identidade feminina no discurso patriarcalista e A representação da mulher nos contos O Intérprete de Males e O quarto dezenove, pode-se notar que esse discurso se faz presente na criação das identidades femininas analisadas, desenvolvendo assim, uma crise de identidade na qual resultou em finais opostos, porém surpreendentes. Conclui-se que a questão identitária, patriarcalista, pessoal e familiar da mulher sempre acompanhará o padrão exigido pela sociedade.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000096
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161228.005356

O MUNDO ENCANTADO DA LITERATURA INFANTIL

A Literatura Infantil deve ser compreendida como abertura para a formação de uma nova mentalidade à iniciação lúdica do pré-leitor mesmo antes de iniciado o processo de sua alfabetização.
Através do prazer pela leitura infantil, a criança estará transformando o imaginário no seu cotidiano.
Entretanto, é de extrema relevância os pais e a escola levar a criança a ser um bom leitor, pois sem o estímulo deles, ela não se tornará um cidadão crítico.
Nesse sentido, para abordar o tema “Literatura Infantil na Educação Infantil”, o educador irá utilizar várias práticas pedagógicas com a criança, levando-a a aquisição da importância da leitura.
... a leitura inteligente, aquela que esclarece e enriquece o espírito depende não só da aquisição do mecanismo da leitura mas de toda uma educação preparatória. Esta educação, esta pré-leitura é precisamente a razão de ser alguns de nossos álbuns de figuras e de atividades... (COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000)

A compreensão da leitura voltada ao público infantil, poderá ser trabalhada através de imagens e figuras ilustrativas que se compõem no espaço lúdico em sala de aula.
... a leitura total é a conquista do meio instrumental de compreensão, de tomada de posse da informação, em sentido amplo. Isso supõe uma dinâmica interrogativa diante dos acontecimentos do texto e da imagem. O livro deve responder a todos as curiosidades [...] elemento insubstituível para conduzir o leitor a uma atitude viva, a uma atitude crítica. (COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000)

Desta maneira, para se formar bons leitores e cidadãos críticos é imprescindível a importância dos responsáveis estarem estimulando a criança através do mundo encantado da Literatura Infantil.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000066
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2014
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