Orientação Educacional

DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES REVISADO

No artigo a seguir iremos aborda a diversidade sexual segundo a concepção dos professores que teve como objetivo geral analisar como a escola lida com a diversidade sexual, Identificar como a homo afetividade é discutida em sala de aula, Caracterizar as dificuldades e estratégias desenvolvidas entre o corpo docente e alunado para trabalha o tema e Mapear as possibilidades que a escola oferece para discutir/ debater o tema. Para a realização da pesquisa foi utilizado um questionário contendo seis questão relacionadas ao tema citado á cima. Os questionários foram distribuídos entre seis professores do ensino fundamental I de escolas públicas das cidades de Cajazeiras, Sousa e Santa Helena realizada nas residências e ambiente de trabalho. Onde foram indagados sobre o que entendem sobre diversidade sexual, se já presenciaram alguma situação na qual se manifestou o tema na escola, as dificuldades encontradas para tratar o tema em sala de aula, como a homossexualidade é vivenciada no cotidiano escolar, como eles têm trabalhado a diversidade sexual e por fim se a diversidade sexual tem alguma relação com o trabalho docente.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000074
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20151020.004919

O TEATRO A APRENDIZAGEM E A EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO O homem só se torna homem porque vive no seio de um grupo cultural,a cultura é um sistema de ritos, símbolos e valores compartilhados com que se interpreta a realidade e que confere sentido à vida dos seres humanos. A maneira como o indivíduo repassa para seus descendentes os conhecimentos que aprendeu é cultural, assim como os instrumentos e ferramentas que criou para melhorar suas possibilidades de sobrevivência. O teatro provoca os sentidos, questiona os valores mais arraigados, leva ao prazer, desenvolve possibilidades sensitivas no homem, numa palavra, estrutura numa obra as questões da vida humana num determinado contexto que, via de regra, passa despercebidas diante de nossos olhos: isso deixa o homem mais suscetível a transformações e, sendo assim, podemos afirmar que o teatro contribui para o desenvolvimento humano. O teatro praticado na escola como arte produzida coletivamente, a partir do desenvolvimento da expressividade gestual e da reflexão crítica sobre as manifestações do homem no mundo, pode ser uma linguagem fundamental para reinventarmos a escola, buscando torná-la crítica, capaz de responder ao desafio de contribuir na construção de um mundo mais justo para vivermos. Cabe ao professor, como facilitador e mediador da aprendizagem, refletir em seu método de ensino para seus alunos facilitando a aprendizagem e verificando onde afetará profundamente os resultados para a melhoria. O professor deve sempre buscar o novo, ampliando assim os seus conceitos perante a sociedade, o teatro engaja nesse meio de pesquisa, transformando o ensino tradicional em moderno.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000067
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015

O USO METODOLÓGICO DOS DESENHOS ANIMADOS E DA PROPAGANDA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA SALA DE AULA

Esta proposta de pesquisa bibliográfica intenciona verificar entre outras coisas influencia das mídias no comportamento infantil especificamente no que tange aos desenhos animados e a propaganda. A propaganda tem sido fator decisivo no destaque e permanência de uma empresa no mercado atual, é uma ferramenta imprescindível para se vencer a competitividade e conquistar o cliente mesmo o púbico infantil. Analisar o comportamento infantil diante das mídias é essencial, pois assunto vem sendo discutido com controvérsias e polêmicas. O desenho animado e a propaganda podem influenciar quando utilizados enquanto metodologia para contribuir com desenvolvimento da educação infantil. A escola deve adequar-se a esses programas, para ser utilizado enquanto instrumento para que a criança por meio de sua utilização torne-se sensibilizada, e dentro do contexto compreenda o que é certo ou errado. Os autores consultados trazem à luz a importância de reflexão em torno do tema numa sociedade competitiva e que traz além da violência implícita, a importância da cultura de paz, valores, erotização precoce entres outros.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000067
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20150212.004752
Subscrever Orientação Educacional