Outras Áreas

DEFICIENTE INTELECTUAL: POSSIBILITANDO A INTEGRAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

DEFICIENTE INTELECTUAL: POSSIBILITANDO A INTEGRAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO[1]

 

Júlia VELASQUE[2]

RESUMO

 

Este artigo tem como propósito fazer uma revisão de literatura sobre o tema Deficiente Intelectual: possibilitando a integração no mercado de trabalho, tendo como referencial teórico que tratam do tema, reflexões e busca de novos olhares para as pessoas deficientes, de maneira geral, assim como o relato de uma empresa[3] de Ponta Grossa que ensaia mais alguns passos em se tornar inclusiva. Através de um projeto que está em andamento e o olhar teórico da gestão de projetos, vamos poder entender desde a criação do Projeto Incluir até a sua execução: quais os principais indicadores; quais riscos foram mitigados; como foi executado e o que estipulou o final deste projeto.

 


[1] Trabalho apresentado para a Faculdade Sant’Ana Pós como exigência para receber a titulação de Pós-graduação em Gestão de Projetos

 

[2] Pós-graduanda em MBA Gestão de Projetos pela Faculdade Sant’Ana Pós  –  juliacvelasque@gmail.com

 

[3] A empresa será identificada pela sigla BMT

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000105
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170413.005884
Área do Conhecimento: 

APLICAÇÕES DE TECNOLOGIA NA GESTÃO DE EMPRESARIAL

Resumo

Em consequência das grandes alterações ocorridas a nível social, econômico, cultural e da globalização do mercado a nível mundial, surgem a cada dia novas necessidades por parte do mercado e como resposta novas tecnologias visando atender essas necessidades. No decorrer do estudo serão abordadas algumas dessas tecnologias que hoje são vistas como aliadas nos processos de gestão empresarial, e que atuam como otimizadoras desses processos, fornecendo às organizações um diferencial estratégico e competitivo dentro do mercado. O presente artigo apresenta um estudo baseado em revisão da literatura sobre a inserção das tecnologias no contexto da Gestão Empresarial e da Gestão de Pessoas.

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000101
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170113.005653
Área do Conhecimento: 

APLICAÇÃO DA TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ROCHA POMBO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAPANEMA - PR

Com o frequente desafio de estimular meios para manter a preservação do meio ambiente com a qualidade de vida, a questão ambiental tornou-se essencial no dia a dia da população. Entende-se por educação ambiental os processos por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Neste sentido, a Educação ambiental desempenha um papel importante, pois possibilita a formação de cidadãos conscientes e atuantes diante da sociedade, desenvolvendo maneiras conscientes de consumo. Este trabalho se propôs a avaliar a eficiência da educação ambiental das crianças do 6º e 9º ano em uma escola pública no município de Capanema – Pr, por meio do conhecimento dos alunos em relação ao correto gerenciamento dos resíduos sólidos e à reciclagem. Foi aplicado um questionário contendo oito questões, tendo por objetivo avaliar o conhecimento dos alunos em relação a reciclagem, analisando também se os professores trabalham a temática ambiental com os alunos e se na escola existe alguma atividade relacionada a isso. Através deste trabalho foi possível observar que tantos os alunos do 6º ano como do 9º ano tem uma visão parecida quanto a educação ambiental. Nota-se também que a reciclagem acontece na escola, porém ainda falta a conscientização deste tema. Verifica-se a necessidade de incentivar a escola em relação as práticas educativas com a temática ambiental, principalmente em relação a coleta seletiva e a reciclagem. Fazendo com que professor e aluno compreendam a questão ambiental como fundamental desde as séries iniciais, formando assim cidadãos preocupados com o desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

Tipo de Trabalho: 
Monografia
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000100
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170112.005642
Área do Conhecimento: 

CONTROLE INTERNO NO SETOR CONTABIL: ESTUDO DE CASO EM UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE NA CIDADE DE BARREIRAS - BAHIA

Resumo: Este trabalho acadêmico apresenta um breve estudo sobre auditória interna no setor contábil, e tem por finalidade auxiliar uma empresa. Seu objetivo é analisar a importância da implantação do controle interno em um determinado setor de uma empresa prestadora serviços contábeis. Em busca de um resultado satisfatório realizamos uma análise com abordagem qualitativa, apresentando dados já existentes na empresa, acompanhado de um estudo de caso aplicado no setor contábil/fiscal da empresa que resulta em um questionário aplicado com questões especificas para a área estudada. Na estrutura bibliográfica abordamos sobre Auditoria interna, objetivos da auditoria interna, planejamento, riscos, controles internos, natureza, objetivo, importância. O estudo de caso foi realizado em uma empresa prestadora de serviços contábeis. Realizamos um breve estudo com aplicação de um questionário, que é seguido de uma visita in loco a empresa com analise documental, as quais nos permitiram constatar quais os pontos positivos e/ou negativos nas rotinas internas do setor contábil e identificando se a um controle interno no setor. Contudo descobrimos alguns pontos positivos confirmando a existência e a eficiência do controle interno no setor.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000100
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170112.005640
Área do Conhecimento: 

AS EMPRESAS PRODUTORAS DE FERTILIZANTES E AGROTÓXICOS E O COMPROMISSO SOCIAL LOCAL SOB O ENFOQUE DA CONTABILIDADE

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (2015), aprovada no Exame de Suficiência- CRC(2014.1).

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000090
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161021.005543
Área do Conhecimento: 

ASPECTOS LEGAIS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL: CONCEITOS E MÉTODOS

O presente trabalho apresenta um estudo sobre o licenciamento ambiental e os conceitos e métodos para a elaboração do mesmo para empreendimentos que apresentam um significativo impacto, bem como sua importância para o meio ambiente. Em um primeiro momento foi abordado a definição de licenciamento ambiental. O licenciamento ambiental é uma ferramenta de prevenção e controle de atividades, essencial para qualquer empreendimento que venha a afetar o meio ambiente. O trabalho também aborda quais são os empreendimentos e atividades sujeitos ao licenciamento ambiental, os três tipos de licenças existentes e os procedimentos para a execução do mesmo, bem como os aspectos legais que compõem essas questões. A Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente também está presente no trabalho abrangendo o Estudo de Impacto Ambiental e como este é elaborado, seguindo um roteiro, e o Relatório de Impacto do Meio Ambiente e sua respectiva importância.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000087
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20160801.005450
Área do Conhecimento: 

A BIOÉTICA NO SISTEMA DE ENSINO

A pesquisa aqui apresentada foi realizada com o objetivo de verificar se existe base legal para a inserção da Bioética no ensino, principalmente no Ensino Médio e ainda refletir sobre a importância da Bioética na educação, no Ensino Médio. Este texto é o resultado de uma pesquisa documental e bibliográfica que envolveu a procura de documentos, artigos e livros sobre o tema, resulta da análise da leitura exploratória. A educação básica, que inclui o Ensino Médio, possui base legal  na Constituição Federal Brasileira, na Lei de Diretrizes e Bases Nacional e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, observa-se que isso muitas vezes não tem sido efetivado nos estabelecimentos de ensino no Brasil, afinal existem as iniquidades sociais e econômicas do sistema de organização social. A Bioética desenvolvida nas escolas pode ser decisiva no sistema escolar, no processo educacional, que busca uma sociedade cidadã, ética e moralmente ligada na rica vida do planeta. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000096
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161228.005338
Área do Conhecimento: 

A EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL X A UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NA FUMICULTURA

Visou-se por meio de questionário realizado em uma feira agropecuária realizada em Fevereiro no Paraná verificar a conscientização de fumicultores e a percepção dos riscos da utilização indevida e/ou não utilização do equipamento de proteção individual. Foram aplicados questionários contendo 8 perguntas a 10 a indivíduos. Dos participantes, a maioria era do sexo masculino, com predominância de faixa etária de 41 a 60 anos e grau de escolaridade de 1a a 4a série do ensino fundamental incompleta. Foi verificado que a maioria dos participantes trabalha com aplicações de agrotóxicos a mais de 20 anos. Quando questionados sobre o uso do equipamento de proteção individual, apenas 10% dos participantes informaram que o utilizam de forma correta. Sendo que 80% conhecem as doenças relacionadas a não utilização correta do EPI. Observando desta forma a importância em investir em mais treinamentos de conscientização da importância do correto uso destes equipamentos visando a saúde e segurança no trabalho.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000083
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20160425.005332
Área do Conhecimento: 

GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO DAS AÇÕES REALIZADAS NAS MONTADORAS DE VEÍCULOS SEDIADAS NO BRASIL

 

RESUMO

 

O artigo apresenta como foco questões referente ao meio ambiente e responsabilidade social, sendo que a primeira questão visa o uso de práticas e métodos administrativos como meio de reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza, enquanto a segunda adota postura, comportamentos bem como ações que proporcionam o bem-estar do seu público, seja ele interno quanto externo. O estudo tem como objetivo traçar as ações realizadas nas montadoras de veículos sediadas no Brasil em relação ás questões ambientais e sociais. Para a confecção do trabalho utilizou-se o levantamento bibliográfico e a pesquisa exploratória, como meio de descrever as ações ambientais e sociais praticadas pelas montadoras de veículos sediadas no Brasil. Ao adotar práticas referentes ao meio ambiente e a responsabilidade social, as empresas buscam trazer benefícios para a sociedade, proporcionar a realização profissional dos seus colaboradores bem como a promoção de benefícios para os parceiros e para o meio ambiente.

Palavras-Chave: Gestão Ambiental. Responsabilidade Ambiental. Empresa. 

Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000081
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20160302.005252
Área do Conhecimento: 

QUALIDADE DE SOFTWARE COM SCRUM

Este artigo aborda o Scrum alinhado com a Qualidade de Software, são várias as melhorias no processo de qualidade de equipes de desenvolvimento de software que utilizam o modelo ágil Scrum. As características que definem a qualidade de um software se relacionam com as boas práticas de engenharia de software, o Scrum como framework para gerenciamento de projetos é capaz de oferecer melhora na qualidade de software, com a finalidade de entregar ao cliente o seu produto de acordo com as suas necessidades. A equipe atua com mais confiança e segurança quando for realizada uma grande mudança durante o ciclo do projeto, na ocorrência de problemas eles são contornados com mais facilidade utilizando o Scrum e juntamente com a qualidade de software devemos entender o padrão de qualidade que é garantir um produto que satisfaça às expectativas dentro do que foi acordado inicialmente com o cliente, onde deve ser medido de ponta-a-ponta trabalhando para que o produto fique cada vez melhor.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000080
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20160128.005208
Área do Conhecimento: 

Páginas

Subscrever Outras Áreas