Psicologia do Ensino e da Aprendizagem

LEVANTAMENTO DIAGNÓSTICO COM A EQUIPE PROFISSIONAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO EM PSICOLOGIA ESCOLAR

O presente trabalho tem como objetivo apresentar dados sobre as relações interpessoais e o imaginário de profissionais em uma escola pública de ensino fundamental localizada em uma cidade da zona metropolitana de São Paulo. Para isto foi promovido um trabalho de entrevistas com professores de quatro turmas do ensino fundamental do período matutino e também com a equipe de gestão (direção, vice-direção e coordenação pedagógica). Também foram realizadas observações em sala de aula e de outros momentos do horário letivo, como horário de entrada e saída, no que tange ao papel dos profissionais. Através do trabalho diagnóstico realizado foi possível constatar que ainda há entre profissionais de ensino a ideia de responsabilização exclusiva do aluno no chamado “fracasso escolar”, o que tira da instituição de ensino e de seus profissionais a necessidade de reflexão sobre seus métodos pedagógicos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000081
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20160307.005233
Subscrever Psicologia do Ensino e da Aprendizagem