Robótica, Mecatrônica e Automação

FIBRA ÓPTICA: VANTAGENS DA SUA UTILIZAÇÃO COMO MEIO DE TRANSMISSÃO EM SISTEMAS DE SEGURANÇA ELETRÔNICA

No mundo globalizado o acompanhamento da tecnologia é indispensável. Nesta monografia serão demonstrados os meios de transmissão de sistemas de segurança eletrônica existentes e os mais avançados para este setor. Sua arquitetura é composta por um conjunto de equipamentos que oferecem confiabilidade aos seus usuários, trazendo conforto e principalmente segurança a quem utiliza. Nas grandes empresas e empreendimentos estes sistemas estão sendo cada vez mais utilizados, desta forma serão analisadas as comunicações e transmissões nos sistemas analógicos, digitais e Internet Protocol (IP), com acesso remoto ou local através da intranet e internet. Nos sistemas analógicos, considerados ultrapassados devido as suas limitações e desvantagens, será mostrada a sua arquitetura de forma funcional comparada com a do sistema digital e IP, que com a introdução da fibra óptica oferece uma maior confiança nesta transmissão, devido a não interferência das grandezas elétricas que quase sempre estão presentes nos outros meios de transmissão. Ficarão demonstradas as facilidades de operação que o sistema digital oferece nos momentos de monitoração e acesso a arquivos em tempo real ou gravado. O conjunto de equipamentos utilizado na forma analógica faz com que seus arquivos sejam armazenados em fitas, trazendo transtornos quanto à busca ou na utilização das imagens, pois com o passar do tempo perdem qualidade devido à agressão pelos fungos. Neste sistema as câmeras são de baixa resolução e qualidade, não atuando em áreas com baixa luminosidade. A evolução tecnológica passa a oferecer as câmaras de endereçamento IP, oferecendo aos usuários o acesso a qualquer hora e local, possibilitando que os arquivos sejam agora armazenados em gravadores de vídeo digital ou em provedores na Internet. Assim este trabalho tem como objetivo principal a demonstração de que o meio de transmissão fibra óptica oferece melhor qualidade, segurança e confiabilidade em sistemas de segurança eletrônica.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000006
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2011
Nº Certificado: 
404112011

SISTEMA DE POSICIONAMENTO DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS UTILIZANDO MICROCONTROLADOR

Este trabalho tem por objetivo propor o estudo e o desenvolvimento de um protótipo para sistema de posicionamento de painéis fotovoltaicos utilizando microcontrolador, de forma a aperfeiçoar sua eficiência que hoje se encontra em níveis impeditivos devido ao seu alto custo o que dificulta sua popularização e possível sucessão aos combustíveis fósseis. O sistema é formado por um software embarcado, também conhecido por embedded system, e por um hardware que controla o posicionamento do painel de acordo com informações coletadas por sensores de luminosidade. O firmware ou software embarcado são algoritmos que permitem ao microcontrolador fazer comparações sucessivas e assim determinar a correta posição do painel solar. Neste trabalho foi utilizado um pequeno circuito eletrônico controlando uma estrutura mecânica. Seus movimentos tendem a corrigir constantemente sua inclinação em relação aos raios solares ao longo do dia, permitindo sempre a incidência perpendicular destes raios, portando permitindo a maior insolação possível sobre o painel. Para simplificação da parte mecânica o protótipo não possui automação para movimentos do sol ao longo das estações do ano.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000006
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2011
Nº Certificado: 
403112011

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL DE BAIXO CUSTO: UM PROTÓTIPO COM ACESSO WEB

Este trabalho trata da automação residencial, especificamente do desenvolvimento de um protótipo de domótica com controle via web, utilizando tecnologias com padrões abertos e de baixo custo, como o padrão de rede serial RS485, a plataforma microprocessada Arduino e o servidor web Apache. Este trabalho inclui todo o desenvolvimento de um protótipo de domótica de baixo custo, dos hardwares utilizados até os softwares desenvolvidos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000006
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2011
Nº Certificado: 
402112011

PAINÉIS FOTOVOLTAICOS: POSSIBILIDADES DE MELHORIA EM SUA EFICIÊNCIA

O aumento da demanda energética mundial juntamente com as previsões pessimistas da comunidade científica com relação às questões ambientais e a escassez de petróleo nas próximas décadas, tem levado a novas pesquisas visando intensificar o uso das fontes de energias renováveis. O surgimento de novas tecnologias e métodos é uma conseqüência natural da procura por resposta a seguinte pergunta: seriam as fontes de energias renováveis capazes de suprir o consumo crescente da humanidade por energia elétrica? Analisando este aspecto, este estudo tem por objetivo propor uma revisão teórica de conceitos sobre a movimentação do sol, e consequente incidência da luz solar, para desenvolvimento de projetos de sistemas de posicionamento de painéis fotovoltaicos utilizando microcontroladores. Seus movimentos tendem a corrigir constantemente sua inclinação em relação aos raios solares ao longo do dia, permitindo sempre a incidência perpendicular destes raios, portando permitindo a maior insolação possível sobre o painel.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000006
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2011
Nº Certificado: 
401112011

DOMÓTICA: UMA ABORDAGEM SOBRE REDES, PROTOCOLOS E SOLUÇÕES MICROPROCESSADAS DE BAIXO CUSTO.

Este trabalho realiza uma revisão sobre os principais assuntos relacionados a automação residencial, bem como abordagens sobre as redes e protocolos de comunicação utilizados na maioria das suas soluções. Serão vistas também, revisões sobre os principais tipos de microcontroladores e interfaces seriais, como os padrões RS232 e RS485.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000006
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2011
Nº Certificado: 
398112011
Subscrever Robótica, Mecatrônica e Automação