Telecomunicações

PROJETO DE UM FILTRO DE MICROFITA COM DEFORMAÇÃO CIRCULAR

A proposta deste artigo é apresentar os resultados numéricos e experimentais completos do projeto de um filtro de microfita com substrato retangular e sem deformações no plano terra. O design superior apresenta deformações circulares. Neste estudo, foi realizada uma varredura com as frequências variando de 0,0 GHz a 13,0 GHz, com o intuito de obter como resultado as bandas de frequências permitidas e proibidas, através da observação do coeficiente de transmissão (parâmetro S12). O filtro idealizado para este trabalho foi excitado pela técnica de linha de microfita e posteriormente analisado no simulador de onda completa Ansoft DesignTM. O comportamento em frequência foi estudado com algumas simulações computacionais, o que viabilizou uma futura validação dos resultados por meio de protótipos construídos. Os resultados simulados são comparados aos medidos no analisador de rede vetorial. Apresentamos as devidas discussões a respeito das bandas de frequências permitidas e proibidas.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000092
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161124.005656

PROJETO E ANÁLISE DE UMA ANTENA MONOPOLO OCTÓGONO PARA SISTEMAS UWB

Este trabalho apresenta um projeto e análise de uma antena monopolo baseado na figura geométrica octógono para aplicações em altas frequências, mais precisamente na faixa UWB (do inglês Ultra Wide Band), ou seja, para sistemas ultra banda larga na faixa das micro-ondas compreendida entre 3,1 GHz – 10,6 GHz. A antena foi fabricada sobre um material de baixo custo, apresentando baixo perfil e adequabilidade à faixa de frequência de projeto desejada, sendo possível sua aplicação em tecnologias de rede de comunicação sem fio, por exemplo, o conhecido Wi-Fi e Bluetooth. A antena proposta foi excitada pela técnica de linha de microfita baseada no modelo da linha de transmissão (TLM) e seus diversos parâmetros eletromagnéticos (parâmetros S) foram analisados no simulador de onda completa Ansoft HFSSTM, baseado no método dos elementos finitos (FEM). Após algumas simulações, com o intuito de validar o projeto e investigar o comportamento em frequência, um protótipo foi construído e medido em um analisador de rede vetorial (modelo S5071C da empresa Agilent Technologies). Os resultados simulados e medidos foram obtidos e em seguida apresentados e discutidos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000091
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161108.005604

PROJETO E ANÁLISE DE UM FILTRO DE MICROFITA COM LINHAS ACOPLADAS E COM DEFORMAÇÕES PERIÓDICAS (DGS) NO PLANO DE TERRA

Este trabalho apresenta um estudo sobre a melhoria da performance de um filtro de microfita com linhas ressoadoras acopladas proporcionada pelo acréscimo de deformações periódicas em seu plano de terra. Apresentamos os resultados completos do projeto deste filtro de microfita com plano de terra DGS, com a verificação das bandas de frequências permitidas e proibidas através da observação dos parâmetros S, são eles: coeficientes de reflexão ( |S11| ) e de transmissão ( |S12| ), em uma varredura em uma faixa de frequências variando de 100 MHz a 14,5 GHz. O filtro de microfita idealizado foi excitado pela técnica de linha de microfita e posteriormente analisado no simulador de onda completa Ansoft DesignerTM. O seu comportamento em frequência foi estudado a partir de algumas simulações e um protótipo do dispositivo com melhor desempenho foi construído e medido em um analisador de rede vetorial com a finalidade de corroborar os resultados teóricos do filtro de microfita proposto. Os resultados simulados e medidos experimentalmente são apresentados e discutidos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000090
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20161107.005576

UMA PROPOSTA DE ANTENA PATCH DE MICROFITA TRIANGULAR PARA A FAIXA DE FREQUÊNCIA DE COMUNICAÇÃO SEM FIO

<p>Este trabalho apresenta uma antena patch de microfita de baixo custo e baixo perfil baseado em um triângulo equilátero projetado para a frequência de ressonância de 2,45 GHz (pertencente à banda ISM - <em>Industrial Sientific and Medical</em>), onde temos aplicações em rede de comunicação sem fio, por exemplo, o conhecido Wi-Fi e Bluetooth. A antena apresenta uma fenda em sua geometria com a finalidade de realçar suas características de irradiação e eletromagnéticas. A antena proposta foi excitada pela técnica de linha de microfita baseado no modelo da linha de transmissão (TLM) e teve seus diversos parâmetros eletromagnéticos (parâmetros S) analisados no simulador de onda completa Ansoft Design<sup>TM</sup> baseado no método dos momentos (MOM). Após algumas simulações com o intuito de validar o projeto e investigar o comportamento em frequência, um protótipo foi construído e medido em um analisador de rede vetorial. Resultados simulados e medidos foram obtidos, em seguida apresentados e discutidos.</p>

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000086
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20160715.005349
Subscrever Telecomunicações