Back to top

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE SOLOS DE EMPREENDIMENTOS NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE (RMR) E O SOLO DO CONDOMÍNIO ANÊMONA EM UBATUBA-SP

Tipo de Trabalho 

Artigo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a influência de uma perfeita análise do estudo dos solos como fator determinante no êxito de uma obra de construção civil. Conhecimentos prévios acerca dos principais tipos de solos e suas propriedades, junto com os principais métodos de investigações geotécnicas serão abordados ao longo do artigo, tendo em vista que os referidos assuntos são essenciais para o pleno entendimento do conteúdo aqui tratado.

 

Segundo Queiroz (2009), a investigação do subsolo tem por objetivo permitir que sejam identificados os tipos de solos e/ou rochas, além das condições geológicas e geotécnicas, dentre vários outros fatores como a espessura de camadas, elementos estruturais e a posição do nível de água com a finalidade de estudar a viabilidade do projeto com a consequente construção de obras civis.

 

Neste estudo comparativo, será explanado um caso no qual a negligência na análise do estudo dos solos antes da construção do projeto interferiu diretamente em grandes prejuízos causados graças a ruptura de estacas que gerou o desabamento de um dos blocos de um condomínio localizado em Ubatuba-SP. Em seguida, serão realizadas análises comparativas com sondagens de terrenos localizados na Região Metropolitana do Recife com o objetivo de verificar a possibilidade de ocorrência de desabamento da estrutura, ou parte dela, em caso de negligência na etapa de dimensionamento da fundação a partir da análise dos estudos dos solos.

 

Esta análise comparativa também possui a seguinte finalidade: impedir o retrabalho necessário para o ajuste da estrutura devido a patologias geradas após o término da construção, além do aumento dos dispêndios financeiros para os responsáveis.