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ANÁLISE DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO PAVIMENTO RECICLADO COM ADIÇÃO DE CIMENTO PARA REFORÇO DE BASE EM RODOVIAS, ESTUDO DE CASO: BR-010/TO.

Tipo de Trabalho 

Artigo

O transporte rodoviário é o que mais se destaca em comparação aos outros meios de transportes, representando o avanço econômico e social, a facilidade de escoação de mercadorias, menor distância entre polos produtivos e acesso a serviço de bens e pessoas, porém enfrenta graves problemas com a baixa qualidade da infraestrutura. Durante o tempo de vida, várias patologias surgem no pavimento, evoluindo gradativamente até acabar com a capacidade de suporte do pavimento. Com a necessidade da restauração dos pavimentos degradados, beneficiando tanto a economia como o ambiente, surge a técnica da reciclagem profunda a frio in situ, onde o revestimento ou uma camada estrutural pode ser reaproveitada, diminuindo a exploração de novos materiais em jazidas ou pedreiras. Este trabalho tem como objetivo avaliar as melhorias das propriedades mecânicas na camada de base de rodovia, através de ensaios (Analise Granulométrica, Índice de Suporte Califórnia ou CBR, Limite de Liquidez, Limite de Plasticidade) com o material reciclado proveniente da mistura solo/revestimento homogeneizados por meio da máquina recicladora com a adição de cimento em proporções definidas de 1, 2 %, obtidos na BR 010/TO.