Back to top

BIM, PARADIGMA OU SOLUÇÃO

Tipo de Trabalho 

Artigo

Sistema BIM (Building Information Modelling). digital Esta plataforma, apresenta-se como um novo paradigma e tem como principal característica, oferecer  maior transparência e eficiência no desenvolvimento de projetos da Construção Civil, neste contexto, tem gerado maior economicidade, transparência e otimização nos projetos básicos e executivos usados nas licitações de obras públicas.

De acordo com recente levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, até abril de 2019 existiam cerca de 1.600 obras de infra - estrutura que, juntas, representam mais de R$ 49,6 bilhões em investimentos. O que num primeiro momento aponta para adoção de tais medidas e ações conjuntas entre órgãos do governo e sociedade civil na busca de soluções para minimizar os impactos econômicos e sociais decorrentes da realidade que se apresenta.

No entanto é preciso entender que a implantação e disseminação do BIM passa por diversas etapas exigindo a criação de uma ambiente adequado, capacitação e investimento em recursos humanos, hardwares, softwares além de investimento em pesquisas buscando adequar-se ao modelo de industria 4.0 . O presente artigo busca de forma sucinta entender quais são as ações e como os setores público além dos esforços das esferas governamentais para implementação do sistema e suas contribuições para o setor público.