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COMPLIANCE NA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA: UM GRANDE DESAFIO PARA O GESTOR PUBLICO

Tipo de Trabalho 

Artigo

 

                                                                                       RESUMO

 

A gestão publica busca reavaliar velhos paradigmas de gestão, tais como o grande número de medidas que têm sido tomadas com o objetivo de minimizar fraudes contábeis, de conflito e eventuais escândalos, e as elevadas taxas de desemprego, em todos os continentes do planeta. Por este motivo, foram desenvolvidas diversas ferramentas para auxiliar as empresas na gestão da informação e indicadores para o planejamento e tomada de decisões. Os temas de Compliance, Integridade e Gestão Pública entram em evidência e começam a desenvolver leis focadas no combate a corrupção. Do mesmo modo, a administração pública está embasada nos princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade, legalidade, eficiência e publicidade, tendo como objetivo central a busca por soluções práticas a fim de atender os anseios coletivos. Neste sentido, este artigo tem por objetivo apresentar as características gerais que abrangem os conceitos de compliance na administração pública, apresentando, primeiramente, uma noção generalizada sobre o conceito, e o modo pelo qual a cultura de uma organização, seja esta pública ou privada, influencia o processo de gestão. De um modo geral, com a implantação destas ferramentas, verificou-se que é possível a obtenção de resultados significativos, tais como a melhoria da gestão pública, aumento da qualidade, redução de custos e melhoria dos níveis de qualidade, de modo sistêmico.