Back to top

CORRELAÇÃO ENTRE RESULTADOS DE HEMOGRAMA E TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA INESPECÍFICA PARA DOR ABDOMINAL AGUDA NA URGÊNCIA

Tipo de Trabalho 

Artigo

Objetivo: avaliar a relação entre os resultados do hemograma e a Tomografia computadorizada normal ou inespecífica para dor abdominal aguda na urgência.

Materiais e métodos: estudo transversal e observacional, baseado em revisão de prontuários de pacientes com dor abdominal aguda (DAA) com duração inferior a 7 dias, submetidos a TC de abdome, de urgência, entre 01 de janeiro de 2016 e 31 de dezembro de 2017 em centro hospitalar de alta complexidade em Aracaju SE. Foram coletados resultados do hemograma e da TC de abdome.

Resultados: 815 prontuários foram considerados elegíveis para o estudo. O diagnóstico de dor abdominal inespecífica (DAI) identificado em 28,3%, predominando no sexo feminino (60,2%). Os valores de leucograma normais predominaram entre os pacientes com TC inespecífica (67,9%) com p<0,01. Do mesmo modo, valores de neutrófilos e linfócitos dentro dos parâmetros de referência foram predominantes no grupo com TC normal ou não explicativa para DAA, com frequências de 64,6 % (p<0,01) e 69,5% (p<0,01) respectivamente.

Conclusão:sugere-se que o leucograma normal, mesmo não sendo capaz de excluir doenças ou gravidade, pode ser usado em conjunto com outros parâmetros para evitar ou postergar a TC.