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DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL EM UMA ESCOLA TÉCNICA AGRÍCOLA

Tipo de Trabalho 

Artigo

O Brasil é uma nação multicultural. Sua cultura, seu povo e sua história foram construídos pelas mãos de diferentes povos e de distintas raças. Assim, nasceu uma cultura única no mundo e rica em diversidade, e justamente este contexto, acaba por se constituir em um verdadeiro desafio pedagógico para professores e escolas. A perspectiva dos direitos humanos coloca a educação como um direito fundamental, de forma que um cenário harmonioso entre as múltiplas culturas que aqui coexistem não pode ser construído se não houver o respeito e o entendimento quanto a relevância dos direitos humanos. Deste modo, o presente artigo traz como tema de discussão os direitos humanos e a pluralidade cultural no contexto da educação pública brasileira, sobretudo numa escola técnica agrícola a qual abriga uma significativa diversidade cultural entre seu alunado. Desta forma, foram definidos os seguintes objetivos: discutir a importância do papel da instituição escolar na socialização e formação integral dos adolescentes em um ambiente com diversidade cultural e apresentar as relações existentes entre educação e direitos humanos, destacando a importância dos mesmos para a constituição de um espaço escolar democrático, propício a inclusão e apto a trabalhar com as diferenças. O método escolhido é a pesquisa bibliográfica e análise documental. Evidencia-se, sobretudo, a importância do papel do professor para a construção de uma escola pluricultural equilibrada, o qual combata o preconceito e a discriminação, e principalmente promova um ambiente escolar inclusivo.