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DRENAGEM URBANA NA ZONA LESTE DE TERESINA – PI: UM ESTUDO DE CASO EM UM EIXO VIÁRIO INTERTERMINAL DO INTHEGRA - SISTEMA INTEGRADO DE TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO POR ÔNIBUS

Tipo de Trabalho 

Artigo

A ocorrência de alagamentos nas vias urbanas gera dificuldade na mobilidade urbana, sendo um problema cada vez mais frequente no ambiente urbano. Para entender esse fenômeno, esse estudo de caso procurou responder a seguinte pergunta: a que se relaciona a ocorrência de constantes alagamentos no sistema viário em que atua o Inthegra - Sistema Integrado de Transporte Público Coletivo por Ônibus - no município de Teresina (PI) em momentos de intensa precipitação pluvial? Com o propósito de trazer respostas a esse problema, procurou-se identificar e mapear os pontos críticos de alagamentos de duas vias escolhidas como objeto de estudo – Avenida Presidente Kennedy e Avenida João XXIII – localizadas na região leste da cidade de Teresina-PI, que em períodos chuvosos sempre causam transtornos à população. Dessa maneira, esta pesquisa se justifica em razão da necessidade de se aprimorar os conhecimentos sobre sistemas de drenagem pluvial urbana, dando ênfase na drenagem do sistema viário, pois, quando mal projetados, esses sistemas permitem a formação de alagamentos no ambiente urbano. Quanto aos aspectos metodológicos esta pesquisa classifica-se como bibliográfica, qualitativa, descritiva, na qual trouxe várias considerações sobre Urbanização, Uso e Ocupação do Solo, Drenagem Urbana.  Utilizou-se como subsídio teórico: Tucci (2016); Rufino e Barros Filho (2017); Souza, Moraes e Borja (2013); Tominaga (2013); Silveira, Carvalho e Pessoa (2016). Como resultados, pode-se constar que o sistema de drenagem existente das vias realmente é ineficiente e que o uso e ocupação do solo na área em estudo ocorreu de forma irregular.