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A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS POR MEIO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tipo de Trabalho 

Artigo

O cenário da educação tem passado por grandes transformações e por este motivo a busca e aquisição pelo aprendizado se fazem constante e necessariamente importante para o processo educacional. Tais exigências fizeram com que a educação se enquadrasse em um novo perfil e pautando-se nos Direitos Humanos. Ressalta-se que a Educação Matemática tem expressa ligação com os Direitos Humanos, pois um número muito significativo de crianças e adolescentes em idade escolar encontra-se prejudicado em razão da não efetividade de direitos fundamentais e consequentemente de sua cidadania. Proveniente dessa afirmação, pode-se dizer que o ensino da matemática deve proporcionar o desenvolvimento do aluno com afinco visando ao exercício da cidadania, além de superar às tais mudanças velozes inicialmente citadas bem como adequá-lo às transformações do mundo do trabalho. Foi nesse cenário da educação brasileira que se percebeu a urgência em articular os Direitos Humanos com a Educação Matemática a fim de propagar e também fomentar, por meio de estratégias uma cultura dos Direitos Humanos com formas de promover a aprendizagem no aluno com a junção do que já se tinha: novas tecnologias e professores que por meio de atividades simples e criativas instigam no aluno o interesse em aprender de forma efetiva. Feitas tais considerações introdutórias ressalta-se que o objetivo geral deste artigo consiste em discorrer sobre a efetivação dos Direitos Humanos por meio da Educação Matemática. Para tal investigação foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, discutindo e analisando os principais autores que tratam Nesta pesquisa os autores usados como base teórica foram: Ainsley; Barreto; Candau; Daher e Moraes; Libâneo; Freire; Morán; Benevides, McCowan e outros que se fizeram pertinentes. Segundo Gil (2008, p.44) “a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.