Back to top

IDENTIDADE E GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES SEGUNDO MICHEL FOUCAULT

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este trabalho traz a luz o tema identidade de Gênero e o contexto da escola, onde é possível pontuar que apesar das transformações sofridas no decorrer da história, a escola representa a “instituição” que a humanidade elegeu para socializar o saber sistematizado. Isso denota afirmar que é o lugar onde, por princípio, é difundido o conhecimento que a sociedade estima necessário transmitir às novas gerações. Dentro desse contexto, esse estudo assume o objetivo de descrever as questões que envolvem a sexualidade como forma de poder, a identidade e gênero. O método adotado para a efetivação desta pesquisa foi o dedutivo. A tipologia da pesquisa adotada abrangeu três aspectos: quanto aos objetivos tratou-se de uma pesquisa exploratória; quanto à abordagem do problema, foi qualitativa; quanto aos procedimentos técnicos, foi bibliográfica. Por fim, salienta-se que a escola tida como uma instituição de organização, inserida no contexto educacional produtivo, como qualquer outra instituição, sofre muitas mudanças na sua dinâmica de funcionamento, passando a ideia de que a gestão é a mais adequada tendo em vista o pleno cumprimento de seus objetivos que incluem estudantes, professores e demais profissionais envolvidos e continuamente preparados para refletirem e repensarem que desenvolvimento está propiciando aos seus alunos, na direção de contribuir em suas constituições, orientados na busca pela liberdade de sua existência, inclusive quanto às suas concepções e determinações que permeiam as questões referentes à identidade e gênero.