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IMPLANTAÇÃO DE UM MODELO MATEMÁTICO PARA PREVISÃO DE DEMANDA VISANDO APRIMORAR O PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este artigo analisa o modelo matemático mais adequado para previsão de demanda, de uma empresa do segmento de cosméticos. Segundo a empresa Euromonitor Internacional, o Brasil ocupa o 3° lugar no ranking mundial no consumo de cosméticos, o mercado de cosméticos está cada vez mais competitivo, e as empresas que não acompanharem esse crescimento serão passadas para trás. De acordo com RUSSUMANO 2000, para que se tenham melhores resultados e aumento da competitividade de mercado, as indústrias em geral possuem como metas atingir maior produtividade, diminuir custos e aumentar continuamente a qualidade final de seus produtos, atendendo as demandas e cumprindo com os prazos de entrega estabelecidos. Este artigo busca determinar dentre os principais métodos quantitativos de previsão de venda que mais representa a realidade analisando os dados históricos e entre os diversos métodos quantitativos, obter o que apresentar o menor erro médio e a menor dispersão em relação à demanda real. Os resultados mostram que a utilização do método de média móvel suavização exponencial com α = 0,80, obteve melhores resultados quando comparado aos outros métodos aplicados e o atualmente utilizado, sendo, portanto, mais indicados para a realização da previsão de venda da empresa estudada.