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A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL BASEADA EM TEMÁTICAS AMAZÔNICAS COMO INSTRUMENTO FORMADOR DE REFLEXÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Tipo de Trabalho 

Artigo

Embora não seja a única responsável, a escola prepara as novas gerações para os desafios do mundo, pois pode e deve contribuir para a formação e o estímulo da criticidade do cidadão e conscientização da população para os problemas socioambientais. Acrescenta-se a isso a leitura, que tem um papel importante na formação do sujeito, pois contribui para sua construção reflexiva e transformadora, visto que, a criança ao ser inserida no mundo da leitura, faz descobertas e posteriormente amplia a compreensão de si e do mundo que a cerca. Desse modo, objetivou-se produzir três livros (coleção) de literatura infanto-juvenil com temáticas amazônicas e temas ambientais ligados à região para o incentivo da formação de alunos reflexivos e com práticas sustentáveis. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, com abordagem exploratória e descritiva além da pesquisa bibliográfica e documental que subsidiaram a elaboração e produção dos livros infanto-juvenis. Ressalta-se que por meio da literatura levantada, que a Educação Ambiental realmente transformadora não se preocupa nem prioriza os conteúdos a serem passados (“ambientais”), mas sim, trabalha com a construção de novos valores éticos, estéticos e uma concepção de produção e trabalho mais próxima do modo de fazer artístico do que as ideias hegemônicas de produtividade. Nesse sentido, a arte possibilita um diálogo com os valores e visões de mundo que ela traz.