Back to top

MARKETING NO FUTEBOL: UM RELATO DO MARKETING PESSOAL DO LATERAL ZECA

Tipo de Trabalho 

Artigo

Pensar em esporte no Brasil é pensar em futebol. Uma paixão que conecta milhares de brasileiros, independente de raça, idade ou sexo. Uma equipe de futebol não é apenas uma equipe, pois os jogadores que a compõe convertem-se em grandes mitos e heróis perante o grande público. A imagem do atleta cria uma identidade tanto para o clube quanto para os aficionados, rendendo grandes contratos e referência de personalidade. Neste sentido, o presente artigo explora este cenário esportivo e desenvolve um relato do marketing esportivo, mais precisamente do marketing pessoal, do lateral-esquerdo José Carlos Cracco Neto, mais conhecido como Zeca. O jovem atleta, de 23 anos, é referência na posição e foi titular na seleção brasileira na conquista do titulo inédito das Olimpíadas do Rio de 2016. Deste modo, este trabalho é construído a partir de conceitos estabelecidos por autores relacionados ao tema, sustentado por três entrevistas: o atleta em estudo, como fonte principal, juntamente com os profissionais da área de marketing Alex Fernandes, coordenador de parcerias Institucionais do Santos Futebol Clube e Vinicius de Paula, gerente de marketing do clube do interior de São Paulo, Mirassol F.C.