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MOTIVAÇÃO DOS SERVIDORES DA PREVIDÊNCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Tipo de Trabalho 

Artigo

A motivação para o serviço público dos servidores é um fator essencial para a persecução dos fins públicos com vistas a garantia do bem estar social, objetivo máximo do Estado. Nesse contexto, os servidores públicos estão inseridos como garantidores desse fim, devendo, os fatores motivadores e os que geram insatisfações, ser constantemente analisados pelos gestores tomadores de decisões dos órgãos da Administração. Com base no estudo de Perry (1996), adaptado para o cenário brasileiro em estudo inédito realizado por Moraes (2017), utilizou-se a escala Public Service Motivation (PSM) para medir a motivação para o serviço público dos servidores de autarquia previdenciária do Estado de São Paulo, bem como se analisou, pelo método quantitativo, fatores motivadores, além de causas de insatisfação, relevantes para prestação de serviço público. Verificou-se que fatores como salário e dificuldade na progressão da carreira são causas que, além de gerar insatisfação, são capazes de afetar a motivação, que prevalece entre os servidores no início de carreira e em cargos de técnicos, com menor nível de autonomia, responsabilidade e grau de escolaridade. Neste sentido, se faz necessária a adoção de medidas capazes de suprir ou minimizar tais efeitos a fim de aumentar os níveis de motivação e satisfação para o serviço público, os quais são capazes de majorar a efetividade e a produtividade na prestação do serviço público. Medidas como plano de progressão de carreira mais justo e atrativo, maior autonomia e poder de participação na tomada de decisões podem favorecer esse cenário.