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O ENSINO DE PROBABILIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ENSAIO ACERCA DA ABORDAGEM E DAS DIFICULDADES NESTE CENÁRIO

Tipo de Trabalho 

Artigo

A Probabilidade é um conteúdo obrigatório na Educação Básica, tendo em vista os seus vários benefícios e sua presença em diversas situações reais durante o cotidiano; no entanto, é possível observar que muitos são os entraves encontrados no ensino, como a má formação do professor, o que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. Nesse viés, o presente estudo tem como objetivo principal destacar a importância da Base Nacional Comum Curricular - BNCC - (2018); bem como enfatizar a relevância da formação docente e da aquisição de novas práticas pedagógicas no que se refere ao ensino da Probabilidade, para utilizá-la como uma aliada na tomada de decisões, tanto dentro da escola, quanto fora dela, já que ensinar Probabilidade é orientar a resolver problemas no contexto social. Para tanto, o tipo de pesquisa utilizada foi a bibliográfica, já que se alicerça a materiais já elaborados, no caso, materiais de grandes nomes no assunto, a saber Lopes (1998; 2003; 2008), Moura (2017; 2014), Carvalho (2004), Santos (2010), Pinheiro (2005), Pontes (1998) e Brignol (2004), além de outros estudiosos renomados no campo do ensino e da probabilidade.