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O GERENCIAMENTO DE PROJETOS E SUAS FASES

Tipo de Trabalho 

Artigo

Quando o assunto é gestão de projetos ainda temos no mercado muitos profissionais que menosprezam as pessoas que se dedicam a essa parte da administração. O pensamento ingênuo de que qualquer pessoa dentro da empresa poderá desenvolver um projeto é um dos grandes vilões quando o assunto envolve a solução de um ponto crítico ou mesmo um processo desnecessário que esteja causando gargalos dentro da organização.  

A falta de um profissional capacitado pode desencadear em gastos desnecessários e grandes prejuízos para a empresa, muitas das vezes podendo até mesmo colocá-la em estado de grandes ameaças no mercado. Para que isso não ocorra é de grande valia que empresas que se presem invistam em ter como membros da sua equipe um gerente de projetos capacitado, de forma que ele esteja sempre fazendo análises dos processos da empresa e busque a melhor forma para sintetizá-los quando necessário, contribuindo para a redução de custos e o aumento de lucro ou mesmo satisfação pessoal da equipe envolvida através de atividades complexas e dinâmicas.  

Os gerentes de projeto são designados para atingir os objetivos do projeto, portanto são os responsáveis pelo seu sucesso, sendo encarregados de todos os aspectos envolvidos. Ele é também o responsável pela comunicação com todas as partes interessadas, particularmente com o patrocinador, a equipe do projeto e os principais stakeholders. 

O gerente de projetos, é o único que possui uma visão geral do projeto. Ele é o encarregado de coletar todas a informações e objetivos almejados pelas partes interessadas e uni-las de forma eficaz para que o projeto seja executado e concluído com êxito. 

Dentro dos processos de execução projeto será possível identificar de forma clara e sucinta as suas diversas fases e etapas envolvidas desde o planejamento até o fechamento do projeto, objetivando assim o reconhecimento da importância do profissional de projetos dentro da organização.