Back to top

O USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DO PONTO DE VISTA DE ALGUNS PROFESSORES

Tipo de Trabalho 

Artigo

Nos últimos anos muito se tem falado sobre o uso de jogos na sala de aula, principalmente nas aulas de matemática. Diante disso, este artigo tem por objetivo abordar um pouco sobre o uso de jogos na sala de aula e analisar de forma reflexiva o ponto de vista de alguns professores de matemática de uma escola pública, localizada no município de Águas Belas-PE, a respeito deste tema. Para isso, foi realizada uma entrevista com os professores de matemática da referida escola, que contém cinco perguntas, estas que foram elaboradas com base nos textos “Jogando com a Matemática de 5ª a 8ª série”, de Isabel Cristina Machado de Lara, e “Jogos com Sucata na Educação Matemática”, do NEMAT (Núcleo de Educação Matemática). O que constataremos é que muitos professores ainda estão despreparados para utilizar jogos na sala de aula. Alguns reconhecem a importância dos jogos, mas por algum motivo continuam seguindo o modelo tradicional de ensino. Enfim, poucos professores participaram, mas as respostas têm características próprias; variando desde o professor que demonstra pouco entender do assunto a um bem informado sobre o tema.