Back to top

OS DESAFIOS DAS PRÁTICAS DOCENTES NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA À DISTÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR FEDERAL

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este estudo possui como objetivo descrever os desafios das práticas docentes no uso de tecnologias digitais pelos professores do curso de administração pública à distância em uma Instituição de Ensino Superior Federal. A metodologia a ser utilizada, será a História Oral Temática envolvendo pesquisa de campo e análise documental como base estrutural e analítica, bem como um levantamento bibliográfico sobre o tema: Praticas pedagógicas, saberes docentes, tecnologias digitais e o processo de ensino-aprendizagem. Para coleta de dados, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com 5 professores, e um coordenador pedagógico do curso de administração pública. Dentro da pesquisa documental, serão analisados: Projeto Político Pedagógico, e documentos pedagógicos dos professores, como os registros de postagem na plataforma digital. Com o estudo foi possível identificar mais desafios, do que pontos positivos. Com relação aos indicadores levantados, estatisticamente, 58% foram considerados desafios, e 42% pontos positivos. Entre os indicadores considerados desafios destaca-se: construção de material didático, dialogo personalizado com os alunos, avaliação e inovar nas metodologias didáticas