Back to top

PROPOSTA DE SISTEMA DE IRRIGAÇÃO AUTOMATIZADO UTILIZANDO PLATAFORMA ARDUINO

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este trabalho propõe um sistema automatizado que realize a irrigação quando necessário e na quantidade de água que as plantas realmente necessitam. A rega por aspersão permite obter uma boa eficiência em sua utilização quando comparado com os métodos restantes. Assim, tendo em vista um melhor fornecimento de água para as plantações, e tem como objetivo o dimensionamento de um sistema de rega por aspersão e a identificação de tipos alternativos de bicos para melhorar o desempenho do sistema.

Por meio de pesquisa e artigos científicos, determinou-se que a umidade do solo, umidade do ar e a temperatura são os principais meios que definem a quantidade de água que deve ser fornecida para o melhor desenvolvimento da plantação.

Para coletar esses dados, serão utilizados um sensor de umidade do solo para saber o estado que o solo se encontra, e um sensor de umidade relativa do ar e sensor de temperatura para indicar as condições climáticas. Estes dados serão enviados para o sistema microcontrolador (Arduino), que recebe sinais destes sensores e define se as plantas devem ou não ser irrigadas, e toma a decisão de enviar um sinal à eletroválvula que permite a passagem de água pela rede hidráulica até a plantação. Proporcionando um crescimento das plantas rápido, uniforme, e não atuando em dias chuvosos, reduzindo assim, o consumo de água.