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DESENVOLVIMENTO DE JOGO SÉRIO ACADÊMICO PARA AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE DESEMPENHO DOCENTE.

Tipo de Trabalho 

Dissertação

Tendo em vista os processos de avaliação de desempenho docente nas instituições de ensino superior (graduação) e a importância na gestão dos resultados para melhoramento das ações corretivas, bem como a identificação dos agentes envolvidos no processo de avaliação docente, foi identificado o problema da pesquisa como sendo a falta de resultados simultâneos na avaliação de desempenho docente para correções e adequações necessárias durante o processo de ensino e aprendizagem. Por isso, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver ferramenta de avaliação e acompanhamento a ser aplicado em instituições de ensino superior, utilizando jogo sério que atribuísse resultados simultâneos na vida discente e docente do ensino superior privado. Para tanto, foi analisado sobre a ótica dos processos de ensino e aprendizado as teorias de aprendizagem, gamificação, as características dos processos avaliativos docents e do ambiente educacional, Centro Universitário Faculdade Cidade Verde (Unifcv). A pesquisa foi de caráter qualitativo, uma vez que visou aprofundar o conhecimento a respeito do processo avaliativo do desempenho docente específica de um centro universitário, bem como, identificar os fatores influenciadores das estruturas tradicionais de avaliação docente. Com base no referencial teórico, foi pesquisada a origem, evolução e processos de gamificação e interelação com o ensino e aprendizagem. Após essa etapa, foram desenvolvidos scripts e aplicado um jogo piloto (software) gamificado no estudo de caso aos alunos, professores e gestor dos cursos de Administração, Ciências Econômicas e Tecnólogo em Gestão de Marketing da Unifcv. Para a estruturação do jogo seguiu-se a ordem de definição do motor gráfico, desenvolvimento do ambiente de jogo, definição e criação dos scripts, implantação das estratégias, objetivos do jogos, por fim, aplicação de teste do jogo piloto. A coleta de dados se deu por meio de questionários eletrônicos, uso do jogo desenvolvido especificamente para avaliação de desempenho docente, pesquisa bibliográfica e análise dos questionários. Os resultados quantitativos mostraram que os efeitos de um sistema gamificado (jogo) impactam consideralmente na obtenção de resultados pontuais e direcionados dos 237 envolvidos na pesquisa, além disso, confirmou-se que a agilidade na gestão de informações do desempenho permite a resolução de problemas em cada aula ministrada e em um período mais curto que da forma tradicional. Os envolvidos passaram a ter sultados simultâneos de suas ações em sala de aula e puderam solucionar os problemas pontualmente. Por fim, observou-se, também, por meio dos feedbacks, que há comprovação empírica da maioria dos pontos teóricos que aproximam o papel da tecnologia, gamificação e ensino aprendizagem.