Back to top

Expediente

SOBRE A REVISTA

Revista Científica Semana Acadêmica é um periódico de acesso livre e aberto, desenvolvido pela Unieducar Inteligência Educacional, mantenedor do site de Educação www.unieducar.org.br.

Tem como missão disseminar o conhecimento científico, revisado por pares, com pesquisadores avaliadores cadastrados das diversas áreas do conhecimento.

Esta revista foi concebida com o objetivo de disponibilizar aos professores, estudantes e pesquisadores, um canal para publicação de seus trabalhos científicos relacionados às diversas áreas do conhecimento. Artigos Científicos Originais, Resenhas e Entrevistas, Resumos¹: Trabalhos de Conclusão de Curso, Monografias, Dissertações e Teses podem ser encaminhados para publicação.

A Revista Científica Semana Acadêmica está devidamente registrada junto ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT – Órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia com o ISSN 2236-6717 e prefixo DOI próprio. Assim, todas as publicações encaminhadas – e aceitas para publicação - podem ser informadas nos respectivos currículos de seus autores com o código DOI no Currículo Lattes e/ou ORCID.

1 TCC’s, Dissertações e Teses possuem locais específicos para publicação, que são os repositórios institucionais, a faculdade que oferta os cursos deve atender ao critério 1.11 do Instrumento de avaliação do MEC que solicita que a Instituição deposite os TCCs dos alunos em seu repositório Institucional. As teses e dissertações são depositadas na BDTD – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações ver: https://bdtd.ibict.br/vufind/

FOCO E ESCOPO

A Revista Científica Semana Acadêmica, publicada desde 2011, vinculada ao Instituto de Pesquisas Aplicadas – INPA, mantida pela Editora Unieducar Inteligência Educacional Ltda, situado na cidade de Fortaleza - Ceará, dedica-se à ampliação do debate teórico, histórico e crítico nas seguintes áreas do conhecimento:

Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Saúde; Engenharias; Linguística, Letras e Artes; Outras Áreas.

A sua especialização privilegia o trabalho interdisciplinar - junto à história, à engenharia, à geografia, às ciências sociais, às artes, à filosofia e à literatura – e visa contribuir para o debate nacional e internacional destes campos de conhecimento na perspectiva de renovação do olhar e das práticas da pesquisa.

A revista almeja, ainda, contribuir para o estreitamento do diálogo e trocas entre as pesquisas realizadas nos diversos centros e institutos de pesquisa nacionais e internacionais e tem como objetivo publicar artigos que contribuam para as pesquisas de temas multidisciplinares. O periódico recebe contribuições em português, inglês e espanhol.

Prefixo DOI da Revista: 10.35265/2236-6717

CORPO EDITORIAL

Possui revisores especializados que qualificam e credenciam os artigos para publicação.

Editor-Chefe

Dr. Juracy Braga, Unieducar, Brasil.
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2715-2202

Membros no Brasil:

Dr. Adriano Willian da Silva Viana Pereira, Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil. 
Me. Antônio Rodolfo Franco Mota Veloso, Centro Universitário Christus - Unichristus.
Me. Cristiano Melo Reinaldo, Instituto Nac. Est. e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil
Dr. Diego Carvalho Viana, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá, IEPA
Dra. Edirsana Maria Ribeiro de Carvalho, UNIFANOR| WYDEN
Me. Eveline de Castro Correia, Centro Universitário Estácio do Ceará, Estácio do Ceará, Brasil
Dr. João Milton Cunha de Miranda, Secretaria do Planej. e Gestão do Estado do Ceará, SEPLAG, Brasil
Dr. Leilson Oliveira Cunha, Secretaria da Fazenda do Ceará, SEFAZ, Brasil
Ma. Marcella Mourão de Brito, Faculdade Unieducar, Brasil
Dra. Mariana Gonçalves de Oliveira, Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil
Dr. Michel André bezerra Lima Gradvohl, Secretaria da Fazenda do Ceará, SEFAZ, Brasil
Ma. Nirleide Saraiva Coelho, Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil

Membros em Portugal:

Dr. Miguel Viegas, Universidade de Aveiro, Portugal
Me. Nuno Filipe da Silva Barroso, Autoridade Tributária e Aduaneira, Portugal
Dr. João Paixão dos Santos Neto, Professor do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Conselho Consultivo

PhD. Amilton Cesar dos Santos, Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos
Dr. Francisco Elton Martins de Souza, Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil
Dra. Jackeline Lucas Souza, Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil
Ma. Sônia Oliveira Matos Moutinho, Instituto Federal do Piauí, IFPI, Brasil

Corpo Revisor

Dra. Amanda Cordeiro de Melo Souza, Bióloga Autônoma
Dra. Anabel Cruz Dionísio, Faculdade Unieducar, Brasil
Dr. Brayan Ricardo de Oliveira, Biólogo Autônomo - Analista/Técnico Ambiental
Ma. Bruna Beatriz da Rocha, Instituto Educacional Lisboa, IEL, Brasil
Ma. Cíntia Beatriz Duarte Pereira, Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil
Me. Cléslei Chagas Souza, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil
Me. Eduardo Vigorito Drigo, Universitat de Girona, UDG, Espanha
Ma. Evelyn Santa Mônica Fonseca, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil
Ma. Franciele Santos de Oliveira, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil
Me. Francisco Valmir Dias Soares Junior, Instituto Federal do Ceará – C. L. Norte, IFCE - LN, Brasil
Me. Guilherme de Souza Vieira Alves, Instituto Superior de Educação de Barretos, ISEB, Brasil
Ma. Júlia Carolina Braz de Freitas Bijos, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil
Me. Leandro Gustavo da Rocha, Cláudio Zalaf Advogados Associados, CZAA, Brasil
Ma. Lorrane de Andrade Pereira, Instituto Oswaldo Cruz, IOC, Brasil
Me. Luiz Cezar Lima Junior, Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil
Me. Marcos Gomes de Lima, Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, PJG, Brasil
Dr. Pablo de Oliveira Lopes, Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil
Dr. Rafael da Fonseca Prietsch, Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil
PhD. Rafaela Costa, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil

POLÍTICAS EDITORIAIS

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos à Revista Científica Semana Acadêmica são primeiramente avaliados, pelos Editores, no que diz respeito aos critérios formais segundo as diretrizes e normas de submissão da publicação.

Uma vez aprovado, o trabalho é submetido à avaliação cega por dois pareceristas escolhidos entre os membros da Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc no que diz respeito à sua adequação ao perfil da revista, ao seu conteúdo, relevância teórica, qualidade e contribuição da pesquisa ao campo teórico ao qual se vincula e demais aspectos definidos pelo Conselho Editorial.

De acordo com o formulário de avaliação, o parecerista poderá APROVAR, REJEITAR ou sugerir alterações, no caso de APROVAÇÃO CONDICIONAL (sendo, nesse caso, obrigatório que o autor reenvie o trabalho com as recomendações contempladas para que o mesmo seja reavaliado pelo parecerista que, só então, emitirá o parecer final).

Os trabalhos APROVADOS obedecerão o agendamento de publicação definido pela Comissão Editorial. O Conselho Editorial pode, a seu critério, encomendar artigos de autores convidados, ficando os mesmos, nesse caso, dispensados da avaliação por pareceristas ad hoc.

Política de Ética (dos editores)

A Revista Científica Semana Acadêmica tem um compromisso com a ética e a qualidade de suas publicações, não é aceito plágio ou qualquer outro comportamento antiético, caso seja identificado plágio na submissão o artigo será rejeitado e o valor pago não será reembolsado. (ver como será redigida essa política).

A Revista Científica Semana Acadêmica tem como princípio o comportamento ético de todas as partes envolvidas na publicação: autores, pareceristas e editores.

Esta declaração se baseia nas recomendações da Elsevier e no Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/resources/guidelines).

Princípios éticos

As decisões dos Editores e do Conselho Editorial não serão influenciadas por considerações comerciais ou qualquer fonte de receitas.

A Revista Científica Semana Acadêmica tem um compromisso com os padrões intelectuais e princípios éticos e está disposta a publicar correções, esclarecimentos, retratações e desculpas quando necessário. Com relação à reclamações éticas sobre um manuscrito submetido ou artigo publicado, os editores tomarão as medidas necessárias para apuração da reclamação, bem como de suas correções ou retratação.

(Observação para caso ocorra denúncias de plágio a revista estar resguardada que haverá uma retratação o que na maioria dos casos resolve o problema quando ele ocorre)

Deveres dos Editores:

Decisão de publicação: os editores responsáveis por decidir sobre quais artigos submetidos à revista devem ser publicados são guiados pelas políticas da revista, as quais devem obedecer às exigências legais em vigor sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio.

Transparência e respeito: os editores devem avaliar os manuscritos submetidos sem levar em conta a raça, sexo, a orientação sexual, a crença religiosa, a origem étnica, a nacionalidade ou a filosofia política dos autores.

Confidencialidade: os editores não devem divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido, a não ser aos pareceristas e aos conselheiros editoriais.

Divulgação e conflitos de interesse: os editores devem recusar avaliar manuscritos em que tenham conflitos de interesse, por questões colaborativas, competitivas ou outras ligações com qualquer um dos autores ou instituições ligadas aos manuscritos, para tanto devem se apoiar no Conselho Editorial.

Envolvimento e cooperação em investigações: os editores devem tomar medidas cabíveis quando forem apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado.

Responsabilidade editorial: os editores devem sempre preservar a identidade dos autores e pareceristas no anonimato e tratar os manuscritos como documentos confidenciais.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

COPYRIGHT

Revista Cientifica Semana Acadêmica (SA) está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

O detentor dos direitos autorais é o autor do artigo. A revista SA exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem o direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência devendo citar a revista.

De acesso gratuito, a revista SA autoriza republicação de seus artigos desde que devidamente citada fonte e autoria.