Pesquisar Publicações

Mostrando 1 - 14 de 2155

O presente estudo tem como objetivo geral, analisar como o Planejamento Tributário pode auxiliar na definição do melhor e menos oneroso regime tributário para a microempresa no ramo de comércio de tecidos na cidade de Barreiras/BA, dentro dos regimes tributários disponíveis. Este estudo consiste em analisar e verificar o regime que poderá trazer os maiores benefícios para a empresa, visando sua continuidade no mercado. Utilizando-se de dados quantitativos e qualitativos, a pesquisa objetiva buscar uma possível redução da carga tributária, o que refletirá positivamente nos resultados da empresa. Para conseguir atingir o objetivo do estudo, organizou-se de modo descritivo para possibilitar um aprofundamento teórico e em seguida realizou-se um estudo, através do método indutivo, tendo um abordagem quantitativa e qualitativa, sendo elaborado por meio de estudo de caso documental nos anos 2015 e 2016. Foram levantados assuntos relativos aos temas: Planejamento Tributário, Evasão e Elisão Fiscal, Tributos, Regimes Tributários, Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real. No estudo de caso realizado, foram apurados e comparados os valores devidos em cada regime viável à empresa e notou-se que o modo de tributação que traz mais benefícios para a mesma é o Regime Simples Nacional, por ser um regime traz menor ônus para a microempresa em estudo.

 

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000117
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017

A crescente conscientização a cerca das questões ambientais, levaram países a busca pelo desenvolvimento e inserção de tecnologias de energias renováveis como matriz energética. Dentre as soluções, destaca-se a energia produzida a partir dos ventos (eólica) a qual abre a competitividade com os outros sistemas ditos convencionais. Em termos metodológicos, a pesquisa desenvolveu-se através de uma revisão bibliográfica e documental, assim como da análise descritiva de dados coletados em instituições publicas e privadas relacionadas ao setor, averiguando deste modo o uso da energia eólica e sua introdução na matriz energética Brasileira. No qual constatou-se que essa fonte de energia limpa está em grande ascendência e que esse panorama beneficia aspectos do desenvolvimento regional, social e ambiental, além de, diversificar o fornecimento de energia, gerando o desenvolvimento sustentável e a criação e oportunidades de emprego.

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000117
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017

Este artigo é uma análise realizada com base na disciplina de Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecida no curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Juara – MT. Relatando o contexto histórico pelo qual a EJA passou ao longo dos anos, sendo exposto uma pesquisa a campo realizada em uma instituição Estadual da cidade, deste modo, retratando a importância do/a educador/a no processo de ensino/aprendizagem dessas pessoas adultas/jovens que ocupam este espaço, além de, salientar alguns motivos pelo qual há evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), indivíduos que buscam a EJA para melhoria de vida profissional e pessoal, mas que encontram no meio do caminho dificuldades, que acabam acarretando o abandono do curso, ressaltando a importância do/a aluno/a se sentir incluso/a dentro da sala de aula, para que possa se sentir motivado/a, e finalizar os seus estudos. Sendo assim, saliento que este artigo possui como objetivo, pensarmos em uma Educação de Jovens e Adultos (EJA), que inclua este indivíduo, o respeitando em sua integralidade como ser humano, além de, respeitar suas vivências e experiências.

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000117
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017

O presente artigo vem compreender como aconteceu o desenvolver das creches como instituições de aprendizagem no país em os seus contextos históricos. Compreender esses espaços como lugares de desenvolvimento humano nos faz refletir sobre como a educação infantil avançou no país desde seus primeiros olhares para a criança pequena. Para a tessitura deste texto nos reportamos a historiados, autores e pesquisas que nos remetem a entender que a Educação Infantil e seus espaços ganharam lugar e significações na vida das crianças, passando de uma concepção assistencialista e vindo numa perspectiva de aprendizagem e desenvolvimento humano.

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000117
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017

     É crescente no atual contexto brasileiro o número de casos de devolução de crianças e de adolescentes adotandos à instituição de acolhimento. Esta devolução se dá tanto após a sentença de deferimento da adoção quanto durante o período do estágio de convivência. Após o deferimento, apesar de ser a adoção medida irrevogável, o Poder Judiciário acaba por acolher novamente estes adotandos devolvidos para evitar que fiquem no seio de uma família que não os quer. Já durante o estágio de convivência, ainda que seja possível o retorno da criança ou do adolescente à instituição de acolhimento, este deve se dar apenas nas hipóteses em que visa atender o melhor interesse da criança e do adolescente. Sob este prisma, vê-se a necessidade de que haja a responsabilização civil destes adotantes, que devem indenizar a criança e o adolescente devolvidos com alimentos em razão do ato ilícito, danos materiais em razão da perda de uma chance e danos morais, ante os abalos psicológicos e existenciais causados a estes indivíduos em peculiar condição de desenvolvimento.

Tipo de Trabalho: Monografia
Edição da Revista: 
000117
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017

Atualmente discute-se a contratação de serviços terceirizados em diversos ramos, como: Direito, Contabilidade e Administração. Por meio da lei 13.467/2017 juntamente com as principais vantagens e desvantagens encontra-se uma melhor analise para a contratação de serviços terceirizados. Terceirização é a transferência de atividades secundárias do tomador de serviços, exercidas por empresas distintas e especializadas. A gestão empresarial quando decide pesquisar, se uma terceirização é ou não viável para a empresa, encontram algumas vantagens e desvantagens. As vantagens baseiam-se na concentração da atividade-fim, na produtividade, na simplificação da estrutura administrativa, oferecendo a empresa uma melhor competitividade na economia e redução do desperdício aumentando o ritmo, o volume de produção e participação dos dirigentes. E nas desvantagens os serviços contratados podem não ter qualidade, onde causa problemas com a legislação, dificuldade na fiscalização perdendo a originalidade, ocasionando demissões e mudanças inesperadas na empresa. Objetivou-se demonstrar as vantagens e desvantagens na formulação de contratos de serviços terceirizados a partir da aplicação da nova Lei de Terceirização n.º 13.467/2017 para a gestão empresarial evitar prejuízos e obter benefícios na qualidade dos serviços contratados. Realizou-se pesquisa descritiva bibliográfica, cuja base de dados foi selecionada em livros e artigos publicados e disponíveis no Google Acadêmico. Conclui-se que a terceirização no decorrer dos anos trouxe muitas inovações e que quando utilizada de forma correta e controlada, torna-se uma ferramenta muito benéfica para toda a gestão empresarial, proporcionando uma ampla visão de entender e escolher qual a melhor opção para a empresa.

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000117
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017

O presente trabalho trata da Responsabilidade Civil das Concessionárias de Serviço Público frente aos não usuários do serviço, e tem como objetivo analisar a posição dos Tribunais Superiores sobre o terceiro não usuário do serviço público. É de grande importância a Responsabilidade Civil das Concessionárias de Serviço Público, haja vista que estas diariamente cometem erros, causando danos aos particulares, de cunho material e moral. 

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000117
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017

O presente artigo tem como objetivo geral analisar e quantificar os custos da qualidade, especificamente os custos de prevenção, nas operações de uma indústria. Inicialmente, será apresentado o referencial teórico acerca do tema, ressaltando o seu conceito, importância, categorias, relações e o seu uso. Em seguida, serão apresentados os benefícios e vantagens de investir no custo de prevenção. Para evidenciar os fundamentos estudados e observar na prática os benefícios de investir no custo de prevenção da qualidade, será apresentado um estudo de caso de uma indústria alimentícia. Por meio desse estudo, será simples compreender os conceitos anteriormente apresentados e também como investir nos custos de prevenção pode facilitar e aperfeiçoar o processo de produção e qualidade. A aplicação deste investimento evita gastos dispendiosos e ajuda a prevenir perdas significativas, que geram uma imagem negativa a empresa. 

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000117
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017

O presente artigo aborda as pequenas e médias empresas no Brasil, e seu crescimento no setor logístico, o desenvolvimento econômico envolve diretamente toda a cadeia produtiva sendo, este, responsável por uma parcela considerável em todo o processo. O objetivo desse artigo é apresentar a importância dessas empresas abordando perspectivas na prestação de serviço logísticos e sua contribuição.

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000117
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017

 

Título: A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA EQUIPE DO NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF)

Introdução: A Atenção Básica em Saúde (ABS) é um conjunto de ações de saúde que envolve diagnósticos, tratamentos, promoção, prevenção, e reabilitação nos âmbitos individuais ou coletivos. O processo de trabalho nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) pressupõe a integração de seus profissionais com a equipe de saúde da família. Com a criação do NASF e a alta inserção de fisioterapeutas neste serviço, faz-se necessário conhecer melhor o trabalho da categoria neste cenário visando a melhoria da qualidade, eficácia e eficiência da ABS. Objetivos: Verificar a importância da atuação do fisioterapeuta dentro da equipe do NASF. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura nas seguintes bases de dados eletrônicas: Lilacs, Medline e Scielo. Foram utilizadas as palavras-chave: NASF e Fisioterapia ligadas pelo operador booleano AND. Foi feito levantamento bibliográfico dos últimos 4 anos (2013 - 2017) nos idiomas português e espanhol. Foram excluídos artigos incompletos e que não tinham relação direta com a área da fisioterapia dentro da equipe NASF. Após avaliação dos artigos restaram três artigos para análise. Resultados: O fisioterapeuta, quando inserido no Núcleo NASF tem uma demanda muito grande nas áreas de Neurologia, Ortopedia e Geriatria. Porém, este profissional tem que enfrentar os problemas que são comuns dentro da ABS como: a falta de infra-estrutura, escassez de recursos ou tecnologias, levando em consideração a sua autonomia profissional. Resta ao fisioterapeuta desenvolver de maneira criativa, distintas formas de intervenções na comunidade, visando a demanda do usuário. Conclusão: Diante disso é possível concluir que o fisioterapeuta quando inserido na equipe NASF, atua não só cumprindo a sua função na atenção primária através de palestras investindo na promoção e prevenção de doenças, mas também atua na busca de melhorias da qualidade do atendimento ao usuário do SUS.

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000117
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017

De acordo com o atual cenário econômico brasileiro e a contínua queda de renda e emprego, se faz oportuna a adoção de postura comedida e consciente por parte da população, com a necessidade de organização, planejamento e controle financeiro. Analisar o comportamento da economia doméstica, com enfoque na realidade socioeconômica do município de Fernandópolis-SP e apresentar soluções, por meio da contabilidade, para equilibrar o orçamento. Com relação à metodologia, durante os meses de junho e julho de 2017, realizou-se a Pesquisa Descritiva de Campo Comparativa e Quantitativa, por meio de ferramenta do Google, cujo questionário aplicado com perguntas relacionadas à rotina financeira doméstica, obteve-se o retorno de 15 pesquisados. Após análise das respostas recebidas, foram apresentados números e porcentagens, ao que se pôde constatar desconhecimento sobre educação financeira, cujos índices de despesas se mostram extremamente variáveis, além da ausência de investimentos. De acordo com essa análise, foram apresentados exemplos para qualidade da economia doméstica e expostas ferramentas eficazes da contabilidade e sua aplicação em finanças pessoais, como planejamento, orçamento, organização e controle, bem como as formas de utilização, além de dicas para conviver com os limites da renda atual, evitar exageros, procurar investimentos e estalabecer metas, com estratégias eficientes para o consumo consciente. Conclui-se que esse trabalho que as ferramentas da contabilidade poderão auxiliar na importância do autodomínio e da responsabilidade, partes na atuação da economia doméstica área de auxílio no desenvolvimento social, bem como no equilíbrio do orçamento doméstico.

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000117
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017

Acreditando na importância da mata ciliar para a sobrevivência e qualidade das águas dos rios e córregos, e então, na sobrevivência da humanidade, é urgente que se faça um trabalho de educação, no sentido de sensibilizar a comunidade em geral para ações de recuperação de áreas antropizadas. Este texto só é resultado do que a pesquisa realizada dentro de projetos sobre meio ambiente dentro de  uma escola Pública no Município de Novo Horizonte do Norte-MT e nos evidencia. Nossos objetivos estavam voltados em compreender como os educadores estavam abordando a Educação Ambiental nos anos iniciais, tendo como objeto de foco a Mata Ciliar. A investigação nos evidenciou que os professores da área de (Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas e Sociais), trabalham a Educação Ambiental em sala de aula e os professores da área de linguagens, códigos e suas Tecnologias quase não trabalham essa temática em sala de aula. Nosso interesse em pesquisar sobre esse tema se deu pelo fato de estarmos preocupados com tanta destruição, o homem já destruiu tanto a natureza e agora está destruindo as margens dos rios e córregos, e isso nos deixa muito preocupada.

 

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000117
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017

O tema desta dissertação é a relação entre escola e a construção de identidade étnica de uma comunidade rural [o sítio Domingos Ferreira] pertencente ao município de Tavares, no interior da Paraíba, Brasil. Buscou-se averiguar como a escola de ensino infantil e fundamental “José Nascimento”, situada no sítio Domingos Ferreira - município de Tavares/Estado da Paraíba - vem se colocando frente ao processo de reconhecimento da comunidade em questão,enquanto uma comunidade remanescente de quilombolas. A pesquisa foi norteada pelas seguintes questões: Se a escola tem participado deste processo de reconhecimento? Que formas esta participação tem assumido? Quais os desafios que a escola tem encontrado na implementação de sua participação? Quais os resultados efetivos desta participação, ou, em outras palavras, qual a efetividade das ações implementadas? Como se percebe, a temática se insere na discussão sobre identidade cultural e multiculturalismo na escola, as quais vêm ganhando expressividade não apenas no âmbito educativo, mas no cenário público geral como consequência da emergência de novos sujeitos sociais, cujas demandas têm sido expressas a partir de um processo que antropólogos e outros cientistas sociais vêm denominando de reconversões identitárias ou etnogênese. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, amparada no método etnográfico.

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000117
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017

A crise e instabilidade no cenário econômico dos Estados Unidos nos anos 90 proporcionada por fraudes e escândalos contábeis em grandes organizações, trouxe preocupações para as autoridades norte americanas, pois os investidores passaram a não confiar na transparência das empresas. Para tentar a mudança deste cenário as autoridades aprovaram uma nova Lei, chamada Lei Sarbanes Oxley, que objetiva o controle dos processos contábeis com maior transparência. O intuito deste artigo é mostrar como um controle interno pode ser eficaz no que diz respeito a prevenção de fraudes. Foi realizada uma pesquisa aprofundada sobre a situação em que se encontram as empresas no Brasil que implantaram a Lei Sox e suas etapas de desempenho durante a implantação, além disso foi analisada as empresas que não implantaram a lei e como isso afetou o mercado financeiro. A pesquisa foi baseada através de bibliografias e pesquisas junto as empresas relacionadas ao assunto. O objetivo da pesquisa foi identificar a atual situação analisando os aspectos positivos e negativos após o processo.

Tipo de Trabalho: Artigo
Edição da Revista: 
000117
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017

Páginas