Engenharia Civil

DIAGNÓSTICO DA APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE EM CONSTRUTORAS DA REGIÃO SUDOESTE DA BAHIA

Como o mercado da construção civil nacional tem se tornado mais exigente nos últimos anos, a adoção de um sistema de gestão da qualidade (SGQ) eficaz, pode oferecer uma grande vantagem competitiva para as empresas, na medida que proporciona uma gestão agregada aos seus processos, otimizando seu planejamento operacional e administrativo. Dessa forma, este trabalho realizou um diagnóstico sobre o nível de implementação dessa sistemática, em 3 empresas de pequeno porte do sudoeste baiano, a partir de entrevistas, e entrega de um questionário aos seus engenheiros responsáveis. A fundamentação teórica dos diálogos se deu a partir de duas instituições normativas brasileiras, a NBR ISO 9001:2015, e o PBQPH.E a análise dos resultados aponta como principais obstáculos para sua consolidação, a falta de compreensão das definições e dos princípios do sistema, e das normas referentes, além da falta de mobilização de pessoal, custos relativos e incentivos externos. O artigo está organizado da seguinte forma: Introdução; panorama do mercado da construção civil nacional; definições e comentários sobre construtoras, sistemas de gestão da qualidade, ISO 9001, e PBQPH; metodologia aplicada; resultados e considerações finais. Por fim, espera-se que este artigo possa servir de base para a elaboração de novas revisões destas normas.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000111
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170823.006064
Área do Conhecimento: 

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE POLIGONAIS OBTIDAS PELO GOOGLE EARTH PRO, RECEPTOR GNSS DE PRECISÃO E RECEPTOR GNSS DE NAVEGAÇÃO

Os métodos de posicionamento baseados no Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) trouxeram maior praticidade e confiabilidade para os levantamentos geodésicos realizados em todo mundo. Diversas técnicas são utilizadas para a obtenção de coordenadas geodésicas, como o método absoluto, método relativo, método diferencial, posicionamento por ponto preciso e a partir de mapeamento aéreo por Drones, VANTS (veículos aéreos não tripulados) e softwares. O Google Earth Pro é um software que apresenta um modelo tridimensional do globo terrestre usando como lastro um elipsóide de revolução, com imagens obtidas por satélite e outras fontes formando um grande mosaico. Além disso, é possível extrair coordenadas em forma de Longitude, Latitude e Altitude de qualquer ponto do globo. Neste trabalho foram estudados três métodos para a determinação de área e perímetro de uma determinada propriedade, utilizando duas ferramentas distintas. Primeiro foi realizado um levantamento dos vértices com receptor GNSS de precisão, um levantamento com receptor GNSS de navegação e em seguida, foram obtidos os vértices a partir do referido software. Com as três poligonais de duas propriedades analisadas, foi possível comparar a precisão do Google Earth Pro em relação ao receptor GNSS de precisão e verificar se tal software é adequado para o uso do produtor rural como uma ferramenta de gestão e planejamento. Os equipamentos utilizados foram o receptor GNSS de precisão da marca Ashtech, modelo ASH111661, receptor GNSS de navegação Garmin eTrex© 10 e pelo software Google Earth Pro. Concluiu-se que os dois métodos de obtenção de informações podem ser utilizados pelo produtor rural como uma ferramenta de gestão e planejamento rural. Os resultados possuem uma discrepância pequena, quanto ao que tange a determinação das áreas e do perímetro, entretanto, o software não pode ser utilizado para fins mais técnicos como georreferenciamento de imóveis rurais devido a sua rápida defasagem de informações e sua precisão não ser tão acurada quanto aos equipamentos GNSS geodésicos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000111
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170823.006063
Área do Conhecimento: 

PROPOSTA DE PROJETO ARQUITETÔNICO PARA RESIDÊNCIA EMERGENCIAL COM O USO DE CONTAINERS BASEADA EM PRINCÍPIOS SUSTENTÁVEIS

As catástrofes não avisam quando irão chegar, por mais que alguns fenômenos naturais possam ser diagnosticados e previstos, nunca se sabe o impacto e nem à proporção que estes terão. As tragédias provenientes de desastres naturais, além de colocar em evidência a arquitetura expõe de maneira crua e urgente, o problema de moradia dos afetados por elas. Em vista disto, o presente artigo tem como objetivo a proposta de um projeto arquitetônico de residência para uso temporário oriundo de containers, levando em consideração princípios sustentáveis. Os procedimentos metodológicos baseiam-se em referencial teórico de pesquisa bibliográfica acerca do tema, e desenvolvimento do projeto arquitetônico no programa Skechup. Como resultado as imagens em 3D representam graficamente a residência temporária, que pode ser utilizada em curto ou médio prazo, dependendo da proporção da catástrofe e o tempo de reconstrução do local. O fator emergencial impõe a necessidade de aplicar além dos limites e condicionantes habituais parâmetros e normas fundamentais ao projeto, exigindo planejamento e levando em consideração rapidez e agilidade na montagem, estrutura, conforto térmico e viabilidade, além de ser uma solução rápida e eficiente. Atualmente a quantidade de containers descartados e inutilizados diariamente afetam o meio ambiente, para tanto, a necessidade de reutili­zar materiais sustentáveis com menor custo efetivo na construção civil, e com menos impacto ambiental vem demonstrando a importância de soluções alternativas na resolução de problemas para a população afetada.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000109
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170803.006035
Área do Conhecimento: 

AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DA NR-18 NA CONSTRUÇÃO CIVIL

A construção civil é uma indústria que possui alto potencial para acidentes de trabalho, sendo o segundo setor que mais mata trabalhadores no Brasil segundo a Previdência Social. A ocorrência de acidentes de trabalho resulta em perdas ao governo, à empresa e principalmente ao trabalhador e, por este motivo, se faz necessário à discussão e a aplicação de normas de segurança a fim de se reduzir tal estatística e prevenir os acidentes de trabalho. O objetivo deste trabalho é identificar o custo para se adequar uma obra hospitalar aos itens definidos pela NR-18, tendo como referência também as penalidades que ela está sujeita, ao deixar de cumprir tais itens, demonstrando os prós e contras que incidem a empresa e aos trabalhadores. Foi aplicada uma lista de verificação elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) que identifica o cumprimento da NR-18, em seguida, análise dos dados utilizando as tabelas da NR-28, identificando as penalidades cabíveis. Os resultados apontaram que de 127 itens válidos avaliados, 112 estavam em conformidade e 15 não estavam, respectivamente 88,1% e 11,8%; o descumprimento de tais itens se deve à falta de rigor no cumprimento das tratativas da norma, sendo minúcias que passaram desapercebido que custariam R$ 36.350,00 de prejuízo. Concluiu-se que através dos dados levantados, o custo de se implementar a NR-18 corresponde a 0,04% do custo total da obra e a 0,1% do custo das penalidades cabíveis. Levando-se em conta o valor que é necessário para se investir em treinamentos e equipamentos de segurança, a implantação da NR-18 mostrou-se mais interessante financeiramente para a empresa e agrega valor ao serviço dos trabalhadores, melhorando as condições em obra, aumentando a produtividade e segurança dos mesmos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000111
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170913.005991
Área do Conhecimento: 

IMPACTOS CAUSADOS PELOS RESÍDUOS PROCEDENTES DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO: UMA ANÁLISE CONCEITUAL DOS PROCEDIMENTOS PARA MINIMIZÁ-LOS.

A indústria da construção civil é reconhecida como uma atividade responsável pelo desenvolvimento socioeconômico, mas por outro lado, responde por uma significativa parcela dos impactos negativos ao meio ambiente, seja pela exploração e modificação dos recursos naturais ou pela geração de resíduos. No canteiro de obras ocorrem grandes perdas de materiais, com excessiva geração de resíduos e esse fator agrava ainda mais quando não há descarte final adequado. Portanto, o presente trabalho propôs fazer um diagnóstico das condições atuais acerca desta problemática para apontar os procedimentos adotados para minimizar tais impactos. Para tanto, ao fazer um apanhado em algumas referências bibliográficas, verificou-se que é primordial que se utilize de ferramentas de gerenciamento dos resíduos, para tratá-los diretamente no canteiro de obras, favorecendo a não geração, redução, reutilização e reciclagem.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000108
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170607.005936
Área do Conhecimento: 

MONITORAÇÃO DE EDIFÍCIOS ALTOS PARA AÇÕES DINÂMICAS DO VENTO.

Com o aumento na construção de edifícios altos e tendo esses prédios esbeltez cada vez maior, há a necessidade de acompanhar o comportamento estrutural para garantir que as condições de projeto estão sendo atendidas. Para efeitos dinâmicos do vento não há nas normas vigentes procedimentos para monitoramento dos deslocamentos. Na literatura há uma forte escassez de trabalhos referentes a este tema. A maioria das publicações se referem a monitoramento em barragens, pontes, viadutos, passarelas e peças pré-moldadas. Vários equipamentos e métodos são usados na medição de deslocamentos, entre eles: Extensômetros, acelerômetros, GPS, etc. O objetivo geral deste trabalho é elaborar um referencial bibliográfico de monitoração de edifícios altos para ações dinâmicas do vento. Frente ao estudo de teses, dissertações, artigos, normas e livros foi verificado que o sistema GPS é bastante promissor e apresenta uma confiabilidade frente aos demais sistemas, acrescendo de suas vantagens de velocidade de processamento dos dados  e facilidade em instalação. Entretanto é necessária a criação de métodos para reduzir e medir os erros. Diante do sistema mais indicado, foi feita uma análise sobre a deslocabilidade dos prédios devido à ação do vento para edifícios entre 10 e 50 pavimentos. Com isto foi mostrado que os prédios, dimensionados de acordo com as normas vigentes, apresentam deslocamentos da ordem de décimos de milímetros para os ventos diários.  Com os dados requeridos foram expostos neste trabalho equipamentos disponíveis no mercado nacional. Concluindo-se que não possuem precisão suficiente para tal monitoramento do vento médio. Portanto há a necessidade de métodos mais eficientes e instrumentos mais precisos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000105
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170329.005875
Área do Conhecimento: 

ESTUDO DOS IMPACTOS CAUSADOS PELA IMPLANTAÇÃO DA PEQUENA CENTRAL HIDRELÉTRICA DOIS SALTOS

No Brasil a produção de eletricidade é, em maioria, proveniente da hidroeletricidade, com cerca de 65% da potência instalada, sendo a maioria gerada pelas Usinas Hidrelétricas de Energia (UHEs), porém esse fato conflita com a busca mundial por novas fontes que minimizem os impactos ambientais e sejam sustentáveis. Assim é que as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) aparecem com um cenário favorável para se desenvolver, já que são empreendimentos que têm rápido retorno energético, são construções de pequeno porte e de baixo impacto ambiental quando comparado com as Usinas Hidrelétricas de Energia.  Observando assim a importância desse tipo de empreendimento no Brasil, o trabalho apresentado abaixo é um estudo de caso sobre a implantação da PCH Dois Saltos no município de Prudentópolis. Inicialmente, é apresentado uma contextualização sobre PCHs, em seguida são descritas as duas PCHs já existentes no mesmo curso do rio em que será implantada a PCH Dois Saltos. Após isso, será caracterizado o novo empreendimento, focando no detalhamento das estruturas e equipamentos de geração e apresentando os impactos ambientais com alto grau de significância que ocorrerão. Por último, será demonstrado de que forma a implantação do novo empreendimento irá afetar as outras duas PCHs existentes. 

Tipo de Trabalho: 
Monografia
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000107
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170417.005799
Autor(es): 
Área do Conhecimento: 

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO MERCADO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O presente estudo será realizado sobre técnicas e materiais utilizados na construção civil com grande possibilidade de se tornar um dos norteadores da inovação neste setor. Atualmente encontramos vários fatores que influenciam o mercado da construção civil, tais como, mão de obra escassa, perda de materiais, sujeiras, e ruídos oriundos de obras, viabilidade econômica desfavorável, entre outros. Diante isso, surgiram novas técnicas e materiais, os quais serão abordados neste artigo, dando ênfase à: Caixa de Água Miniusina, Telhas Shingle, Coletor a Vácuo e Eletricidade sem fio. Este estudo será realizado através de pesquisa bibliográfica e documental, a qual apresentará descrições, vantagens e desvantagens de cada material e/ou técnica, elementos presentes nas técnicas, custo do respectivo material e/ou técnica, impacto econômico comparado a técnicas e produtos afins e por fim, exemplo de aplicações.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000101
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170113.005666
Autor(es): 
Área do Conhecimento: 

COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES: DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO EM UMA CERÂMICA NO MUNICÍPIO DE PRUDENTÓPOLIS

Objetiva-se através deste trabalho, a análise do processo de implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em uma cerâmica no município de Prudentópolis, no estado do Paraná. A CIPA surgiu em 1921 frente às necessidades advindas do grande número de acidentes, de condições precárias nos ambientes de trabalho e da importância de propor sugestões para correção de possíveis riscos à saúde do trabalhador. Como aporte metodológico, utilizou-se a pesquisa bibliográfica para coleta de informações e realizada na internet, livros, artigos, manuais, monografias, leis e Normas Regulamentadoras (NR’s). Além disso, no que concernem as fontes de informação, a pesquisa classifica-se como de campo, feita por meio do contato direto com o estabelecimento em estudo através de visitas, diálogos e observações realizadas no ambiente de trabalho. Em relação à natureza dos dados a pesquisa define-se como qualitativa. No que se refere às atividades de extração e produção de produtos e artefatos cerâmicos, o número de ocorrências de acidentes de trabalho em todo o estado do Paraná no ano de 2011 foi de cerca de 165 (cento e sessenta e cinco) casos, havendo redução não muito significativa nos anos seguintes. A fiscalização da aplicação de leis que asseguram qualidade e segurança no ambiente de trabalho apresentaram reduções a partir de 2010 (dois mil e dez), entretanto as autuações aumentaram a partir do mesmo período. Os resultados mostram detalhadamente como se dá o processo de implantação da CIPA em uma cerâmica, discorrendo sobre o número de membros, como se dá o processo eleitoral perpassando desde o número de membros titulares e suplentes, a realização do processo eleitoral, como se dá o treinamento, até a realização das reuniões ordinárias pelos membros. Através deste trabalho foi possível constatar a importância da implantação da CIPA nas empresas, pois são inúmeros os benefícios advindos desta prática, como a melhoria do ambiente de trabalho e consequentemente da saúde do trabalhador e diminuição dos riscos de acidentes de trabalho. Para o empregador trará maior rentabilidade e lucros, pois não haverá afastamento de trabalhadores e se evitarão as multas advindas de fiscalizações.

Tipo de Trabalho: 
Monografia
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000098
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2016
Nº Certificado: 
20170103.005572
Autor(es): 
Área do Conhecimento: 

DIAGNÓSTICO PRELIMINAR SOBRE O USO DE RESÍDUO DE CERÂMICA VERMELHA EM OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO

 Atualmente, no Espírito Santo, existem dezenas de olarias localizadas de norte a sul do estado, que geram diariamente uma quantidade significativa de rejeitos a serem descartados. Uma das principais alternativas de descarte desses rejeitos, resume-se principalmente à aplicação dos mesmos, pelas prefeituras locais em trechos críticos e também pelas próprias indústrias do setor, na conservação das vias de acesso às jazidas de matéria prima. O enfoque deste estudo foi realizado com base em bibliografias e observações de campo e visa demonstrar a viabilidade de utilização do resíduo de cerâmica vermelha em obras de pavimentação. De acordo com as informações obtidas, percebe-se que o resíduo em questão, hoje sem uma destinação adequada, apresenta-se como uma possível opção de material alternativo a ser empregado na construção de bases e sub-bases de vias de transporte.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000071
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2015
Nº Certificado: 
20150824.004926
Subscrever Engenharia Civil