Administração

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO ALMOXARIFADO

Realizado por meio de revisão de literatura, este artigo discorre sobre a gestão do almoxarifado. Para tanto, seu conteúdo analisa, inicialmente, o papel dos estoques para, em seguida, focalizar a administração do almoxarifado. Verificou-se que o almoxarifado configura-se um espaço adequado para armazenagem e proteção dos materiais da empresa, mas que por muito tempo foi o local onde se guardavam materiais de propriedade das empresas sem nenhum critério. Porém, atualmente, constitui-se um local muito valorizado porque as empresas entenderam que é onde ficam guardados os materiais que respondem por considerável parte do patrimônio da empresa e, por esse motivo, deve ser muito bem planejado e administrado para que os seus custos sejam os menores possíveis.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000110
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170810.006043

PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA - PPA: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR PÚBLICO

O objetivo desse artigo foi descrever o processo de implementação de um Programa de Preparação para Aposentadoria – PPA, suas principais características, identificar as barreiras e facilitadores para sua implementação e suas implicações para a empresa e funcionários. Para tal, utilizou-se uma pesquisa exploratória- descritiva, de natureza bibliográfica, fazendo uso de um método de estudo de caso único em uma instituição pública. Utilizou-se a análise de conteúdo para interpretar os resultados. A conclusão demonstra a atualidade do tema, a importância do Programa de Preparação para Aposentadoria como agente facilitador na conscientização dos empregados da necessidade de um planejamento de um projeto de vida voltado para uma aposentadoria ativa com ações que trabalhem diferentes aspectos que norteiam esse momento de transição como: saúde, lazer, finanças. O programa é uma oportunidade para obter informações sobre aposentadoria e também de fortalecimento das relações entre empregados e organização.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000108
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170626.005975

ANALISE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NO SETOR DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE MANUTENÇÃO DE UMA EMPRESA MINERADORA

O presente estudo procurou analisar a cadeia de suprimentos do setor de planejamento, controle e manutenção de usinas de uma empresa mineradora, considerando as atividades envolvidas no Processo de Aquisição e o relacionamento cliente-fornecedor. Tratou-se se de um Estudo de Caso através de uma pesquisa descritiva de caráter exploratório, apoiada em uma abordagem qualitativa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado junto aos colaboradores do setor de planejamento e controle de manutenção de usinas. Desta forma, abordou os conceitos de Cadeia de Suprimentos, visando mostrar a influência de sistemas de informação na cadeia, a importância de indicadores de desempenho para auxiliar na comparação e análise de estratégias planejadas e efetivadas, a evolução do processo de compras e aprovisionamento de materiais. Apresentou o conceito lean, o qual busca proporcionar ao processo de aquisição o mínimo dispêndio de tempo e esforço para conseguir maior competitividade e lucratividade, reduzindo custos logísticos. Os resultados da pesquisa levaram à descrição do processo de suprimento da empresa analisada, o qual possui pontos com oportunidade de melhoria. Desta forma, tornou-se evidente a necessidade de mudanças, a fim de tornar o processo de suprimento integrado e estrategicamente eficiente e eficaz.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000108
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170620.005966

PLANO DE NEGÓCIO: ESTUDO E ANÁLISE DA VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UMA EMPRESA SUSTENTÁVEL

Este artigo tem como objetivo apresentar os estudos e análises da viabilidade da criação de uma distribuidora de papéis reciclados, que terá seu foco na distribuição de papéis reciclados, papéis reciclados aromatizados, envelopes, sacolas recicladas, caixas para presentes recicladas, cartões que são produtos que possuem um diferencial inovador em relação ao papel convencional. A clientela-alvo desse tipo de empreendimento, geralmente é constituída por empresários do setor executivo, devido a estes consumirem grande quantidade de papéis em suas organizações, mas através do mix de produtos pretende-se atingir esse segmento de mercado pautando a consciência ambiental e ecológica, prezando pelo consumo consciente e o ecologicamente correto. O diferencial competitivo na implantação de uma empresa sustentável são os produtos vendidos em relação aos produtos da concorrência. Os produtos devem ser vendidos ao consumidor a preços acessíveis, garantindo a qualidade e sem oferecer impactos ao meio ambiente. O diferencial tecnológico é desenvolver produtos inovadores para atender as necessidades dos clientes, por isso evita-se neste aspecto, a clonagem e a banalização dos produtos concorrentes. As oportunidades que são esperadas é que empresas sustentáveis consigam ampliar o seu mercado-alvo, pois para possuir uma clientela variada, diversificada e com uma consciência ambiental ecológica através da promoção do meio ambiente. Empresas desse ramo têm por missão oferecer produtos com garantia, regularidade, ou seja, onde você estiver, o mais rápido possível.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000106
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170418.005885

ÉTICA, GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: NOVAS ABORDAGENS E NOVOS PARADIGMAS GERENCIAIS. NESSE NOVO CONTEXTO, QUAL O PAPEL DO ADMINISTRADOR EM RELAÇÃO À ESSAS RESPONSABILIDADES?

Nas últimas décadas, mais especificamente a partir dos anos 1980, a pirâmide do consumo inverteu-se. Ou seja, o consumo empurrado caracterizado pela produtividade massificada foi, gradualmente, sendo revisto através de um novo modelo de consumo denominado puxado, onde buscou-se o questionamento sobre a validade e a viabilidade daquele modelo de desenvolvimento até então utilizado. Emergiu-se o termo conhecido como sustentabilidade, onde as organizações começaram a adotar uma abordagem sistêmica no tocante as questões ambientais, num movimento que se iniciou através de pressões sociais. Esta pesquisa explicativa de cunho documental buscou relacionar como as questões éticas, ambientais e a sustentabilidade se interligam e como os gestores e as organizações são impactados, além de suas responsabilidades. Verificou-se que, a adoção de modelos de gestão ambiental se faz da maior importância para que as organizações possam continuar competindo de forma sustentável. Mais ainda, a responsabilidade socioambiental adotada por gestores e por empresas é imprescindível para qualquer espécie de negócio, sendo primordial traçar estratégias de gestão que impulsionem uma conscientização ambiental sobre práticas empresariais que sejam comprometidas com a ética e com a sustentabilidade.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000106
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170418.005881

POLÍTICAS E AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O DILEMA DANO AMBIENTAL E COMPETITIVIDADE NA SUINOCULTURA

O presente artigo problematiza questões sobre a evolução da sociedade e a forma com que os recursos naturais estão sendo utilizados, tornando-se motivo de preocupação em diversos níveis e ambientes organizacionais. Entretanto, para o modelo econômico vigente, um dos grandes desafios é a manutenção da competitividade e ao mesmo tempo, a conscientização acerca da importância de gerir os recursos de forma sustentável. Diante deste cenário, os problemas ambientais refletem preocupações, em especial no setor do agronegócio da suinocultura, que possui resíduos poluente. Busca-se assim, por meio das políticas e ações a promoção de padrões sustentáveis de consumo e produção, no intuito de manter um equilíbrio ecológico e econômico. 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000106
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170418.005876
Autor(es): 

A ÉTICA NA RELAÇÃO COM SUPERIORES HIERÁRQUICOS

Uma revisão da literatura indicou que, dos estudos feitos sobre ética, poucos ou nenhum deles focou nas implicações que a ética pode ter na relação dos empregados com os seus superiores hierárquicos nas organizações. Com base na teoria de troca entre líder e liderado (Leader-member exchange em Inglês), no presente artigo objetivou-se conciencializar sobre tais implicações e garantir uma conduta ética em todas as circunstâncias da relação líder-liderado nas organizações. Considerações finais foram feitas para sugerir ações que podem ser levadas acabo nas escolas, universidades e organizações no sentido de minimizar as possíveis implicações indesejadas da ética na relação de empregados com seus superiores hierárquicos.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000106
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170418.005838
Autor(es): 

MARKETING DIGITAL: O PODER DE INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR UNIVERSITÁRIO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE-CE

O progresso tecnológico tem proporcionado para as empresas diversas ferramentas para manter relacionamento direto com seus clientes, criando assim, vínculos e diálogos com seus consumidores, através da utilização de estratégias adequadas do marketing. As redes sociais proporcionaram para as empresas uma nova forma de divulgar suas marcas e serviços prestados de forma rápida e precisa se tornando um meio de comunicação, principalmente com o público jovem, que são os mais adeptos a essas tecnologias, os mesmos avaliam e analisam as empresas antes de tomar uma decisão de compra. Diante dessa realidade, o presente artigo teve como objetivo analisar o grau de influência das redes sociais no processo de decisão de compra do consumidor universitário. Para entender como as redes sociais estão influenciando, realizou-se uma explanação acerca do assunto proposto, e, posteriormente, foi utilizado para coleta de dados, questionário aplicado com estudantes do curso de Administração em um Centro Universitário, coletando informações sobre o assunto abordado. Por fim, conclui-se que as redes sociais têm poder de influenciar na decisão de compra dos consumidores por meio da divulgação de seus produtos no meio digital, utilizada também para obter informações e manter comunicação, sendo o Facebook a mídia mais influenciadora no processo decisório de compra, através da ferramenta do marketing digital que se faz como diferencial competitivo das demais.

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000104
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170212.005818

CULTURA E CLIMA NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

RESUMO

Esta pesquisa qualifica-se como bibliográfica, as observações definiram como escopo, analisar a influência da cultura na formação do clima organizacional; a escolha justifica-se pela curiosidade de estudar os custos como fator influenciador no processo decisório. Deseja-se analisar com este trabalho a relação entre Cultura e clima. Com o resultado obtido, pretende-se levantar informações relevantes quanto à formação de todo processo da formação da cultura e clima organizacional no contexto empresarial. A relevância deste estudo sistematiza-se em duas vertentes: estabelecer uma fonte de informações relevantes voltadas para o beneficiamento de toda a sociedade, com particularidade, a acadêmica, com assuntos pertinentes à administração de recursos humanos. Procedeu ainda um levantamento bibliográfico sobre a questão em estudo; nesse aspecto, as averiguações desenvolveram-se em uma perspectiva descritiva. Obteve como resultado de pesquisa a relação da influencia da cultura na formação do clima organizacional onde foram evidenciados os tipos de culturas e qual sua importância. Em presença deste contexto, sugere como imprescindível tanto para a organização como para o gerente que trabalhem extremamente em cima de buscar conhecer a importância do capital intelectual como instrumento auxiliar para a administração na tomada de decisão para melhor desenvolvimento do negócio, podendo aproveitar-se dos conhecimentos teóricos e práticos das análises de custos no aperfeiçoamento contínuo da cúpula gestora frente às novas perspectivas empresariais.

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000103
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170119.005757

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL COMO UMA ALTERNATIVA PARA MAIOR CRESCIMENTO E ESTABILIDADE

RESUMO

Este estudo tem o objetivo de considerar aspectos relevantes no planejamento financeiro pessoal. Analisar a concepção que estudantes de graduação do curso de férias e estudante de pós-graduação do curso de ciências contábeis de uma universidade estadual situada na cidade de Barreiras-BA possuem a respeito de planejamento financeiro pessoal, tendo como objetivos trazer conceitos de planejamento e controle financeiro, para que possam ser usados no dia a dia e comprovem a importância dessa prática. Apresentar uma estratégia de controle de gastos e delimitar as vantagens que os acadêmicos terão em utilizar o planejamento financeiro, pois o princípio de uma boa organização está na vida privada. Pessoas que não conseguem administrar sua própria vida conseguirão sucesso administrando organizações? A pesquisa foi feita através de um questionário aplicado a 57 estudantes de graduação e pós-graduação do curso de ciências contábeis de uma universidade estadual situada na cidade de Barreiras-BA. O propósito desta pesquisa é analisar a concepção que se possui a respeito de planejamento financeiro pessoal. Com base na pesquisa citado acima, foi aplicado um questionário com 17 perguntas, onde os pesquisados responderam a respeito do conhecimento e utilização do planejamento financeiro pessoal. Fez-se a análise dos dados através de tabulação em planilha do Excel e em sequencia a sua interpretação. A partir do estudo concretizado pode-se analisar que a eventualidade do mesmo foi refutada, pois de acordo com os resultados da pesquisa, a maioria dos entrevistados, por diversar razões as vezes acabam gastando alem dos recursos que possuem, apesar de terem o controle dos gastos, as vezes ultrapassam o orçamento mensal.

 

 

Tipo de Trabalho: 
Artigo
Status: 
Publicado
Edição da Revista: 
000103
Volume da Revista: 
01
Ano: 
2017
Nº Certificado: 
20170119.005754

Páginas

Subscrever Administração